6 equipas a seguir em 2018/2019

6 equipas a seguir em 2018/2019

Chelsea

São várias as equipas que podíamos destacar em Inglaterra. Com especial atenção para os clubes “portugueses” do Everton e Wolves, os projectos do West Ham e Fulham, o novo Arsenal de Unai Emery mas o principal destaque tem de ir para o Chelsea de Sarri e toda a expectativa que esta a gerar para esta nova época.

Vamos assistir a uma mistura explosiva entre um treinador apaixonado e obcecado com o processo ofensivo e uma equipa que se sente confortável a jogar em transições ofensivas. A grande questão que se coloca é se Sarri será capaz de impor as suas ideias mesmo àqueles jogadores e dirigentes mais cépticos que viram o Chelsea a jogar em transições nas épocas anteriores.  Abramovich proibiu Sarri de fumar e de usar fato de treino durante os jogos oficiais mas mesmo com todas as limitações existentes e com as dúvidas acerca do futuro de Courtois, Willian e Hazard vamos assistir a um Chelsea mais deslumbrante e dominador em campo.

A aventura de Sarri começa já este fim de semana contra o Manchester City para a Supertaça inglesa mas ao longo da época teremos oportunidade de acompanhar este projecto e a ProScout vai estar presente!

Apresentamos um vídeo do processo ofensivo do Chelsea contra o Arsenal num jogo desta pré temporada. Já se nota o dedo do técnico italiano. Busca constante da bola, várias linhas de passe, controlo do jogo, verticalidade. Tudo explosivo e pronto para atacar a Premier League.

A nível individual destacamos o reforço Jorginho. Num vídeo que fizemos de mais de 10 minutos mostramos a sua estreia frente ao Perth Glory. Felizmente só jogou uma parte se não o vídeo seria bem maior mas em 45 minutos tocou na bola 101 vezes e completou 98 passes com sucesso. Uma média impressionante de um passe a cada 27.55 segundos. Com a entrada de Jorginho na equipa, Kanté pode assumir um papel mais ofensivo. Os dois juntos prometem formar uma das melhores duplas de médios desta época.

 


 
 

Roma 

 

As atenções este ano da Serie A vão estar focadas na Juventus e Ronaldo mas há mais campeonato para além do heptacampeão. Atalanta, Sassuolo e Udinese do espanhol Julio Velázquez que passou pelo Belenenses são alguns dos clubes a seguir. Lazio e Inter também são sempre equipas a ter em conta. A primeira pela excelente época que fez e a segunda pelas contratações que já oficializou.

Apesar disso a nossa aposta para esta época é a Roma. Depois das meias finais da Liga dos Campeões a temporada passada, agora é altura para ver como é que Eusebio Di Francesco vai gerir as expectativas. Para já a dupla Eusebio e Monchi têm apresentado resultados muito positivos e esta época podem ser ainda melhores depois das contratações de Pastore, Kluivert, Santon, Schick (após empréstimo), Olsen, Coric, Bianda, Cristante, Zaniolo e Marcano. O clube romano falhou a contratação de Malcom mas ainda está no mercado para colmatar essa posição e podemos assistir a dias movimentados em Roma até ao fecho das transferências.

Um projecto de futuro mas que pode ter resultados de imediato com Kluivert a ser uma das figuras de cartaz desta Roma 2018/2019 que promete dificultar a vida à Juventus e aos restantes candidatos.


 
 

RB Leipzig

 

O Schalke 04 é uma equipa a acompanhar esta época depois do 2º lugar na temporada passada e face às contratações que anunciaram. Por outro lado também existe a curiosidade para saber como será a última época do jovem Nagelsmann no Hoffenheim, o renovado Dortmund com Lucien Favre, o Leverkusen de Heiko Herrlich, o Frankfurt dos portugueses Gonçalo Paciência e Francisco Geraldes ou o Estugarda que tem estado a muito activo no mercado. Contudo o destaque vai para outra equipa.

Keita e Bernardo deixaram o clube mas o RB Leipzig foi ao mercado garantir o seu futuro e contratou dois laterais de grande potencial, Mukiele e Saracchi e um avançado que vai dar que falar, Matheus Cunha que chegou do FC Sion. Três jovens com menos de 20 anos que têm condições para darem o salto competitivo já esta época e mostrarem que são opções de imediato.

Para o banco de suplentes os dirigentes alemães convenceram Ralf Rangnick a voltar ao trabalho de campo e com isto retomar ao lugar que deixou em 2016 quando subiu o clube à Bundesliga. Será uma época de transição até à chegada de Julian Nagelsmann em 2019/2020.

O Leipzig mostrou bons pormenores na Liga Europa e carimbou a passagem à 3ª eliminatória com os novos jogadores em destaque e o português Bruma.

Os golos dos alemães na 1ª mão da 2ª eliminatória frente ao Hacken.

Alguns dos melhores momentos do avançado brasileiro Matheus Cunha. Um jovem de 19 anos que pode despontar esta época na Bundesliga.

 


 
 

Bétis

 

Valencia, Villarreal e Sevilha são sempre equipas a ter em conta principalmente depois das movimentações que têm feito no mercado de transferências mas a aposta da ProScout incide sobre o novo clube de William Carvalho.

O Bétis foi uma das equipas revelações da época passada a nível europeu. O conjunto orientado pelo técnico espanhol Quique Setién apresentou um futebol romântico e apaixonou os adeptos por estes relvados fora. Aliado ao futebol atractivo conseguiu excelentes resultados como foi o caso do 6º lugar na Liga e consequentemente o apuramento para a Liga Europa. A juntar a isso esta época os espanhóis vão contar com a ajuda de William Carvalho que deixa o Sporting CP depois de 11 épocas de leão ao peito, assim como Sidnei, Barragán, Canales, Inui, Pau López e Robles.

A exigência vai ser cada vez maior mas o plantel ganha forma e as ideias do futebol ofensivo e rendilhado também com a Andaluzia a despertar para as emoções europeias e com o Bétis novamente na alta roda do futebol europeu. A rivalidade com o Sevilha volta a acender depois da vitória por 5-3 em casa dos rivais e o empate a 2 no Benito Villamarín.

Apresentamos um vídeo com alguns dos passes chave de William Carvalho na temporada transata ao serviço do Sporting CP para o campeonato.


 
 

Lyon

 

Em França o trio ofensivo Neymar, Mbappé e Cavani domina a liga e o PSG parece não ter rival à altura. O AS Monaco de Leonardo Jardim perdeu algumas referências como Lemar, Fabino, Kongolo e João Moutinho mas foi ao mercado e apostou em jovens de futuro como Golovin, Geubbels, Aholou, Panzo e muitos mais. O médio Pelé também é reforço para esta época e pode ser uma das revelações da Liga. O Marselha também é uma equipa a ter em conta depois de terem sido finalistas vencidos da Liga Europa. Ainda temos o Nantes do português Miguel Cardoso que certamente iremos seguir ao longo da temporada.

Apesar das boas referências do Monaco e do processo de renovação, olhámos mais a Norte e optámos pelo Lyon para ser o nosso destaque de 2018/2019. O conjunto orientado por Bruno Génésio terminou em 3º lugar a 2 pontos do Monaco e esta época podem fazer melhor.

O Lyon garantiu a contratação de Tanguy Ndombele que alinhou pelo clube o ano passado a título de empréstimo do SC Amiens. 8M€ no médio centro de 21 anos com uma excelente qualidade de passe, capacidade física e dinâmica mas os maiores reforços podem estar dentro de portas caso se confirme a permanência de Fekir, Depay, Traoré e Mariano. Quatro jogadores de cariz ofensivo que podem resolver jogos e campeonatos.

Deixamos um vídeo sobre alguns dos melhores momentos de Ndombele na época passada.

 

Vitória SC

 

As expectativas são elevadas para perceber se o SC Braga consegue manter o nivel da epoca passada mas e em Guimarães que paixão pelo futebol renasce.

Mora na cidade do Berço uma nova mentalidade e ideia de jogo que veio para ficar. Luís Castro chegou a Guimarães para conquistar e pretende fazê-lo a sua maneira.

Um futebol ofensivo com processos bem definidos e que atrai pessoas ao estádio. Foi assim no Porto B, no Rio Ave e no GD Chaves. O objectivo dos responsáveis do Vitoria SC passa exactamente por ai. Devolver a paixão pelo jogo aos seus fieis adeptos. Hoje o Vitória SC esta mais próximo dos lugares cimeiros e da afirmação Europeia.

É certo que ainda estamos na pré-época mas as indicações nos testes já realizados mostram um Vitória ambicioso e com vontade de chegar mais longe. As contratações ajudaram o clube minhoto a dar o passo em frente. Davidson, Guedes, Pêpê, Ola John, João Carlos Teixeira, André André, Rafa Soares, Osorio, Florent, Frederico Venâncio, Dodô e Tyler Boyd são alguns dos nomes que vamos ouvir falar esta temporada.

O Vitória SC divulgou na sua página do Facebook alguns dos momentos da vitória por 4-0 frente ao Rio Ave num jogo amigável. Os sinais e as ideias de Luís Castro já parecem estar bem presentes no dia a dia dos vimarenses.

 

São vários os reforços que podemos destacar mas apontamos a Dodô como uma das possíveis revelações da Liga NOS 2018/2019. O jovem lateral direito chegou por empréstimo do Shakhtar de Paulo Fonseca e tem condições para se afirmar em Portugal.

 

 

Sobre o Autor

Francisco Gomes da Silva

Nasceu pouco tempo antes do Verão Quente de 1993 e hoje com 25 anos é licenciado em Economia e apaixonado por Futebol. Um campo, uma bola e 22 jogadores, uma paixão que despertou bem cedo na sua vida. Jogou até aos 19 anos, seguindo-se passagens como treinador-adjunto no Grupo Desportivo Alcochetense, colaborador da Revista Futebolista e outros sites. É observador no Departamento de Prospeção do Benfica desde 2012.

Artigos relacionados