Menu Fechar

A pressão do Chelsea no espaço entre linhas em 1x5x4x1

Não é novidade nenhuma para ninguém que o Chelsea de Antonio Conte tem estado em destaque na Premier League desde que o treinador italiano passou para um sistema de 1x3x4x3, que em organização defensiva passa para 1x5x4x1.

No futebol actual, cada vez ouvimos falar mais nos espaços entre linhas e em equipas que os aproveitam para criar desequilíbrios, já que é, na teoria, o espaço mais difícil de defender e de anular, caso a bola lá seja recebida.

Inúmeras vezes as equipas têm dificuldades em defendê-lo quando a bola lá entra, porque há muitas questões que se levantam, como por exemplo: de quem é a responsabilidade naquele espaço, se um elemento da linha defensiva deve sair para tentar pressionar, se há coberturas para fechar depois caso alguém saia, que compensações e ajustes devem ser feitos, entre outras coisas. É certo que quando o esférico entra naquele dito espaço, as equipas que estão em organização defensiva têm normalmente logo dificuldades nos momentos seguintes.

Com os seus 5 elementos na linha defensiva quando está a defender, Antonio Conte tem colocado praticamente sempre um jogador a sair da sua defesa para pressionar o oponente. Adversário que recebe naquele espaço não pode enquadrar, tem de ser logo pressionado e obrigado a jogar para trás ou para um corredor lateral ou ficar sem bola. O que acontece é que, como têm 5 elementos atrás, depois os ajustes são sempre facilmente feitos. Uma linha defensiva de 5 passa para 4, continuando a controlar o corredor central e a largura, enquanto o jogador que recebeu continua a ter pressão. Por momentos e dependendo do contexto, a equipa adopta um sistema táctico diferente, não tendo grandes problemas em o fazer.

Com esta forma de defender, não tem sido fácil alguém penetrar na defensiva londrina, já que são muito eficazes. Controlam bem os espaços e fecham-se muito bem, conseguindo impedir que os adversários arranjem formas para perfurar até à baliza de Courtois.

É certo que está a crescer o número de equipas que jogam em sistemas como o 1x3x4x3 ou o 1x3x5x2, e acredito que nos próximos tempos isso aconteça ainda em maior número.
 

https://vimeo.com/197756289