Menu Close

Adán chegou ao futebol português aos 33 anos depois de uma carreira em que foi o suplente das duas principais equipas de Madrid. Pelo meio, o espanhol destacou-se ao serviço do Betis, clube em granjeou ser titular entre 2013 e 2018. Depois de boas épocas a nível individual, Diego Simeone viu no guarda-redes um bom substituto para Jan Oblak.

Adán promete ser uma dor de cabeça positiva para Rúben Amorim. Muito experiente, o antigo jogador do Atlético pode ter uma dupla função neste renovado Sporting. Lutar com Max pela titularidade, e ainda ser uma espécie de modelo para o jovem português, pela sua experiência em treino e pela qualidade dos companheiros de equipa que teve ao longo dos anos (Oblak, Iker Casillas, Dudek ou Diego López).

Jogo de pés

Desde logo salta à vista o pouco à vontade que o espanhol tem com a bola nos pés, sendo que só joga através de passes curtos em situação de pressão ofensiva quase nula, ou se os adversários ainda se encontrarem a muitos metros de distância. Se os avançados encurtam o espaço, Adán parece asfixiado e sente-se quase na obrigação de bater a bola com o seu pé esquerdo. Por vezes a incapacidade em jogar com o pé não dominante e o tempo demorado na captação da bola leva a que se fechem linhas de passe e que os avançados aproximem do guarda-redes em demasia.

Entre os postes

Entre os postes, Adán é muito seguro. Tem uma grande experiência e alia a sua envergadura (tem 1,90m) a uma boa ocupação do espaço, da qual faz uso também em cruzamentos e bolas altas. Não é um guarda-redes de quem se espere um controlo de profundidade exímio, até pela sua falta de velocidade e jogo de pés, mas protege a baliza de forma muito segura. Numa marca vincada de Simeone, o guarda-redes tenta lançar contra-ataques o mais rápido possível quando consegue agarrar a bola no momento da defesa. Este momento pode ser útil ao Sporting de Rúben Amorim, cuja verticalidade é também um traço identitário.

Um guarda-redes à antiga, com a experiência de poucos e que pode ser uma mais valia para o clube verde e branco.