Menu Close

Alicia Correia: pensar o jogo a partir da lateral

Uma construtora de jogo que atua como lateral, muito por culpa de ter iniciado a carreira como médio. Alicia Correia é um dos nomes que salta à vista quando se fala do futuro do futebol feminino português. A lateral esquerdo de 17 anos está vinculada contratualmente ao Sporting CP, é presença assídua nas seleções jovens de Portugal e um lugar futuro na seleção A estará no horizonte.

MOMENTO DEFENSIVO

Na hora de defender, Alicia Correia é uma jogadora em quem se pode confiar a proteção da ala esquerda da defesa. A jovem apresenta-se inteligente ao nível tático e com uma boa capacidade de ler o jogo. Assim, consegue posicionar-se de forma adequada e isso confere-lhe uma forte vantagem para abordar os lances, sobretudo na antecipação.

É uma jogadora que fecha muito bem o espaço entre si mesma e a defesa central. Desta forma, convida a equipa adversária a colocar a bola no espaço exterior – e menos perigoso – para depois recuperar terreno com a sua velocidade. É ainda uma jogadora com bom timing de desarme, também pelo facto de ser competente a fazer a contenção perante as adversárias em situações de 1 vs 1 e de evitar abordar o lance de primeira. Por outro lado, o jogo aéreo surge como o principal aspeto onde precisa de melhorar.

MOMENTO OFENSIVO

Ofensivamente, a qualidade técnica de Alicia Correia vem ao de cima. O facto de ter começado a carreira no centro do terreno nota-se quando olhamos para a internacional jovem portuguesa e a vemos, qual construtora de jogo, sempre de cabeça levantada, à procura da melhor solução para sair a jogar e a dar prioridade à saída apoiada. Alicia fá-lo com tremenda tranquilidade e confiança e não cede à tentação de esticar o jogo em situações onde outras atletas o fariam.

É uma jogadora com visão de jogo, que procura muito o passe interior. Nesse aspeto, é uma jogadora muito competente, cujo pé esquerdo é capaz de colocar sempre a bola “redondinha”. Precisa, no entanto, de melhorar o uso do pé mais fraco, o direito.

Para além de qualidade técnica e da visão, Alicia Correia é também capaz de oferecer profundidade pela esquerda. A atleta sportinguista consegue envolver-se no momento ofensivo quer pelo exterior, quer pelo interior. Porém, pode crescer ainda ao nível do cruzamento em jogo corrido. De bola parada, a história é outra e Alicia apresenta-se como uma atleta com capacidade de causar o caos na defesa adversária.