Menu Close

Alphonso Davies tem sido um dos melhores jogadores do Bayern Munique esta temporada e uma das principais peças para o sucesso interno e europeu do clube. Destacou-se no Vancouver Whitecaps da MLS como um extremo rápido e com qualidade técnica. Mudou-se para a Alemanha no mercado de inverno da temporada passada, mas é em 19/20 que está a explodir.

A mudança de posição de extremo para lateral esquerdo tem dado frutos e Davies tem feito boas exibições atrás de boas exibições. Oferece muita largura ao corredor e permite que sejam criadas dinâmicas com o médio interior esquerdo, por norma Thiago, e com o extremo, seja Gnabry ou Coutinho. Um desses avançados consegue procurar zonas interiores para ser mais influente nessa área e Davies é o responsável pela lateral.

É muito rápido e muito forte na progressão com bola, visto que também usa o corpo para ultrapassar os adversários. Tem qualidade no passe e é um lateral que define bem em zonas mais ofensivas. Sabe jogar por fora e por dentro, fazendo uso da sua experiência como extremo, conseguindo também aparecer em zonas de último passe ou de finalização. Tem uma excelente perceção dos espaços, sabendo bem quando os atacar com bola através do drible, ou sem bola através de uma combinação com os colegas de equipa. A maneira como define a sua corrida é ótima: sabe quando acelerar no momento certo e quando temporizar a corrida para depois mudar de velocidade.

É muito forte nas transições. É um dos jogadores que mais rápido chega a zonas mais avançadas do terreno para potenciar o contra-ataque do Bayern, mas também faz uma transição defensiva boa, não desequilibrando a equipa. É inteligente na forma de jogar e sabe sempre que zona do campo deve ocupar de forma a ser o mais influente no momento do jogo em que a equipa esteja. Tem-se adaptado cada vez mais às funções defensivas e melhorado nesse aspeto. Comete poucos erros e tem uma boa capacidade de desarme e interceção. Como já foi extremo, conhece alguns “truques” que os avançados têm e isso dá-lhe uma vantagem no momento defensivo, principalmente no 1v1.