Menu Close
[:pt]Nascido a oeste da capital Accra no Gana, em Buduburam (um campo de refugiados da Guerra Civil instalada na Libéria), Alphonso Davies atualmente com 17 anos é um dos jovens jogadores mais promissores da sua geração.

Aos 5 anos mudou-se com a sua familia para o Canadá e começou a jogar pelos Edmonton Strikers, e mais tarde transferiu-se para o Vancouver Whitecaps FC. Teve a sua estreia como profissional aos 15 anos, contra o Ottawa Fury, entrando aos 72’. Na sua primeira época como sénior em 2016 teve um registo de 15 jogos e 1 golo, em 2017 fez 33 jogos e 3 golos e na presente temporada leva já 21 jogos, 8 assistências e finalizou com sucesso 5 vezes.

Em 2017, naturalizou-se Canadiano e fez a sua estreia pela seleção principal num amigável contra Curação. Conta com 6 internacionalizações e 3 golos. Alphonso joga a extremo esquerdo/direito, podendo também jogar como segundo avançado, sendo o pé esquerdo o seu preferencial.

Destaca-se pela sua velocidade, drible fácil e robustez física. É um jogador bastante evoluido para a idade que tem, sendo muito forte no 1 vs 1 e no transporte de bola para o ataque, encarando os defesas contrários sem medo e impondo o seu poderio físico. De assinalar ainda a antecipação. Fruto da sua velocidade de reação, em bolas divididas consegue na maior parte das vezes chegar primeiro que o adversário. É um jogador que tem uma média de 5.4 dribles bem sucedidos em 90 minutos. Defensivamente é um jogador trabalhador que utiliza a sua melhor arma (velocidade) para recuperar a bola, mas por vezes é ingénuo e comete faltas desnecessárias. Resumidamente, tem as características que um extremo deve ter, sendo que cria muitas situações de finalização. Poderá melhorar nos seus movimentos interiores e aparecer mais vezes na cara do guarda-redes.

Nos aspetos negativos, temos que salientar o que mais salta à vista. As tomadas de decisões. Muitas vezes não solta a bola ou remata no momento perfeito, perdendo assim ocasiões que poderiam resultar em perigo. Um dos pontos que o pode prejudicar é o facto do Vancouver Whitecaps ser uma equipa que joga em contra-ataque e que normalmente tem menos posse de bola que o adversário.

Assinou recentemente pelo Bayern Munique por 10 M€, pelo que prova que os clubes europeus não estão desatentos ao mercado americano. Não será fácil agarrar um lugar no colosso alemão, tendo Robben, Ribery, Coman, Muller e Gnabry para o seu lugar mas ainda só tem 17 anos e certamente que terá oportunidades para mostrar o seu potencial num futuro próximo.

https://youtu.be/6ZZm29K0jvw[:]