Menu Close
[:pt]

Jogo a contar para a 15ª jornada da Série A, no passado dia 4 de Dezembro, no belíssimo Stadio Olimpico. A AS Roma venceu por 2-0, com golos de Strootman (64 min.) e Nainggolan (77 min.).
 
Tanto a Lazio como a Roma apresentaram-se com um sistema tático baseado no 1-4-3-3 mas com diferentes dinâmicas nos diferentes momentos de organização colectiva e que iremos apresentar de seguida.

Abreviaturas:

OO: Organização Ofensiva
OD: Organização Defensiva
FC: Fase de Construção
ZA: Zona Atacante
ZM: Zona Média
ZD: Zona Defensiva
LA: Linha Atacante
LM: Linha Média
LD: Linha Defensiva

 

OO: 1ªFC-Roma vs OD: ZA-Lazio

A Roma procura a saída curta pela primeira linha de 3 defesas e com a aproximação da segunda linha de 4 médios, no entanto, a Lazio procura impedir esta mesma saída curta promovendo a igualdade numérica na zona atacante e obrigando a saída longa.

1
 
Saída longa pelo GR procurando Dzeko, com aproximação dos 3 médios romanos para ganhar a 2ª bola e Perotti a explorar as costas da LM no corredor esquerdo para um eventual desvio de Dzeko. A Lazio ajusta o posicionamento à zona da bola, nomeadamente F. Anderson e Basta no corredor direito, controlando Fazio, Emerson e Perotti. Já a LD baixa para controlar a profundidade mas perde vantagem numérica no corredor central caso vença o duelo aéreo.

2

3
 
OO: 2ªFC-Roma vs OD: ZM-Lazio

Nainggolan e Strootman por dentro a explorar as costas da LM da Lazio, B. Peres e Emerson a dar largura e profundidade, os 3 defesas nas coberturas ofensivas (Rudiger apenas em apoio no corredor direito). Lazio com algumas distâncias intra-setoriais e inter-setoriais, ou seja, dentro da LM (Baldé-Milinkovic) com os extremos a procurar fechar por dentro e a controlar os corredores laterais, bem como, entre LM e LD (Biglia-DCs).

4

5
 
Ligação da 2ªFC com a 3ªFC da Roma vs OD na ZM-Lazio: passe de Fazio para Nainggolan que toca para Emerson e este irá entregar no meio para Strootman que aparece entre a LD-LM da Lazio. Distância entre unidades na LD e entre sectores LD-LM. Perotti a explorar espaço DL-DC. Igualdade numérica 4×4.

5

6
 
OO: 3ªFCriação-Roma vs OD: ZD-Lazio:

Perroti junto à linha arrastando Basta e criando espaço intra-setorial DL-DC na LD da Lazio, Nainggolan e Strootman a explorar espaço inter-setorial LD-LM da Lazio. Fazio a fazer o passe para o corredor lateral fechado e em que ficam em igualdade numérica (4×4) podendo explorar o corredor central e o espaço entre a LD-LM onde surge Strootman. Ainda assim, através de uma combinação entre Emerson e Perotti e com Nainggolan a aproveitar o espaço entre Basta e Wallace conseguem chegar à linha final e cruzar ganhando canto. Exploração de espaços dentro da LD, nomeadamente DL-DC.

7
 
Emerson com bola, tentativa de desmarcação circular de Perotti que arrasta Basta criando espaço entre ele e Wallace, permitindo a entrada de Nainggolan a passe de Fazio e de seguida cruzar para Dzeko finalizar de cabeça mas com o guarda-redes a defender. Mesmo comportamento/princípio. Biglia a revelar algumas dificuldades para acompanhar a desmarcação de Nainggolan.

8
 
Linha defensiva mal definida com espaço entre DL-DC e Wallace a não estar em linha com os colegas de setor. Emerson poderia temporizar permitindo a desmarcação de Nainggolan ou Strootman de modo a aproveitar esse espaço.

9
 
OO: 1ªFC-Lazio vs OD: ZA-Roma

Nesta fase a Roma obrigou quase sempre a Lazio a jogar longo e a impedir a construção curta, colocando 4 jogadores na zona atacante. Já a Lazio procurou jogar longo para a zona de Milinkovic e Keita próximos do corredor esquerdo e ganhar a 2ª bola.

10
 
OO: 2ªFC-Lazio vs OD: ZM-Roma

A Lazio, através dos seus centrais, a procurar o jogo interior e vertical pelo corredor central, procurando os médio interiores Parolo e Milinkovic. Wallace passa a Parolo e este procura entregar a Basta, procurando desta forma a passagem para o meio campo ofensivo. A Roma procura a igualdade numérica no centro de jogo (4×4) e condiciona a pressão para os corredores laterias. Nainggolan próximo de Biglia, Perotti de Basta e Fazio de Parolo.

11
 
A alternativa à desmarcação de apoio do médio interior é a o apoio do extremo, com o médio interior numa desmarcação em progressão, de modo a explorar o espaço DL-DC (Radu e Keita, com Milinkovic a procurar o espaço entre Rudiger e Manolas mas a ser acompanhado por Strootman). Dzeko passivo mas a condicionar o corredor para a pressão e Nainggolan a vigiar Biglia pronto para o pressionar. A LM da Roma com as unidades algo distantes, permitindo algum espaço intra-setorial.

12

13
 
Passe de Wallace para F. Anderson, ou seja, novamente defesa central para extremo e médio interior a procurar espaço entre DL-DC adversários, com Parolo a explorar um possível acompanhamento de Emerson a F. Anderson que não sucedeu. Roma novamente com grandes distâncias intra-setorial.

14
 
No seguimento, podemos verificar uma LD da Roma constituída por 4 elementos e com muita distância entre os elementos da LM, bem como um mau aproveitamento desse espaço por parte da Lazio: Immobile desmarca-se em apoio a F. Anderson e este tenta explorar as costas da LD com a desmarcação de Milinkovic entre Rudiger e Manolas mas com os dois defesas a conseguirem controlar tanto o movimento em apoio como de rotura.

15
 
OO: 3ªFCriação-Lazio vs OD: ZD-Roma:

LD com 4 unidades a permitir espaço intra-sectorial (dentro da LM e também da LD) e inter-sectorial da Roma (entre LD-LM) explorado por Milinkovic a passe de Lulic.

16
 
No seguimento Milinkovic passa a Keita e Parolo passa nas costas, no entanto ficam rapidamente rodeados por 4 adversários e em inferioridade numérica. Immobile, inteligente, a procurar o espaço entre Rudiger e Manolas mas a ser muito difícil a entrada do passe naquela zona. Já F. Anderson a fazer uma má leitura do lance e a não aparecer nas costas de Rudiger para a eventualidade de conseguirem o cruzamento e até mesmo para estar mais próximo da zona da bola caso ocorre-se a transição defensiva.

17
 
Novamente espaço entre DL-DC (Rudiger-Manolas) na defensiva da Roma, com Milinkovic preparado para explorar esse espaço mas Biglia não lhe coloca a bola. Igualmente Immobile a procurar o espaço entre LD-LM mas a bola também a não entrar. Desta vez a Roma a compactar bem a linha média e relativamente bem os sectores defensivo e médio.

18
 
Roma com superioridade numérica no corredor lateral (1×2) mas na área em igualdade (4×4), no entanto, F. Anderson acaba por não cruzar e acaba por perder a bola. A Lazio a colocar os dois médios interiores (Milinkovic e Parolo) em zona de finalização, sendo que neste caso, Milinkovic poderia ganhar facilmente superioridade numérica ao 2º poste, caso a bola fosse colocada lá.

19[:en]

Match day 15 Serie A, 4th December in Stadio Olimpico. AS Roma won 2-0, with goals of Strootman (64 min.)and Nainggolan (77min.).

Both teams with the same tactical system 1-4-3-3 but with different dynamics during the different moments of team organization that you can read below.

Abbreviations:

OO: Offensive Organization

DO: Defensive Organization

CP: Construction Phase

AZ: Attacking Zone

MZ: Midfield Zone

DZ: Defensive Zone

AL: Attacking Line

ML: Medium Line

DL: DefensiveLine

OO: 1stCP-Roma vs DO: AZ-Lazio

1

AS Roma try to play short through the 3 defenders and the second line of 4 midfielders is close, however, Lazio tries to block this with the same number of players (3×3 and 4×4) and Roma needs to use the long pass.

GK needs to use the long pass trying to find Dzeko, the 3 midfielders are close because the second ball and Perotti moves between ML-DL. F. Anderson and Basta try to control the zone of the ball because Fazio, Emerson and Perotti. The DL goes back trying to control the space between GK and defenders but they still with less players on the center.

2

3

OO: 2ndCP-Roma vs DO: MZ-Lazio

Nainggolan and Strootman moving inside and between DL-ML of Lazio, B. Peres and Emerson on the lines and high, the 3 defenders covering the midfielders (Rudiger just in support on the right). Lazio allows some distances between DL-ML (Lulic-Baldé and CB-Biglia) and between midfielders (Baldé-Milinkovic).

4

5

Conection 2nd CP to 3rd CP of Roma vs DO on MZ of Lazio: Fazio pass to Nainggolan and this one to Emerson, after that he pass to Strootman between DL-ML of Lazio. Lazio allows distances between defenders and between defenders and midfielders. Perotti tries to explore the space between full back-central back. Four against four.

5

6

OO: 3rd Creation Phase-Roma vs DO: DZ-Lazio:

Perotti on the line and Basta is close to him creating space between right back-central back, Nainggolan and Strootman trying to explore the space between DL-ML. Fazio did the pass to Emerson where is difficult to play (4×4) instead to try explore the center where is Strootman with space. However a combination between Emerson and Perotti, Nainggolan moves between the space Basta-Wallace and he crosses. Spaces inside the defensive line (FB-CB) and between DL-ML.

7

Perotti is moving again on the line and Basta goes with him. Space between Basta and Wallace with Nainggolan receiving the pass of Fazio and then trying to assist Dzeko. The same behaviour. Biglia has some problems with this moves.

8

The defensive line is poor and Wallace has a bad positioning. Emerson drives and pass inside instead to wait and pass to Nainggolan or Strootman.

9

OO: 1stCP-Lazio vs DO: AZ-Roma

In this situation Roma press high and Lazio needs to play long. Roma with 4 players on attacking zone against 5 of Lazio. The long pass goes in direction to K. Baldé and Milinkovic on left side.

10

OO: 2ndCP-Lazio vs DO: MZ-Roma

The CBs Wallace and Radu try to play inside with a vertical pass on the center to Parolo and Milinkovic. Parolo moves in support and tries to pass to Basta moving into the offensive midfield. Roma with the same number of players on the ball zone (4×4), pressing on the line with Nainggolan, Perotti, Dzeko and Fazio.

11

Another way is the move in support of the attacking winger with the offensive midfielder moving to the space between full back-central back (Radu pass to K. Baldé and Milinkovic moving to the space between Rudiger and Manolas but Strootman goes with him). Dzeko is not aggressive but do the pressure for the lines and Nainggolan is close to Biglia and ready to press him. The ML of Roma with spaces between the midfielders.

12

13

Wallace pass to F. Anderson (again CB-W) and Parolo is moving for the space between FB-CB but Emerson stay on the zone and do not allow it. AS Roma again with distances between midfielders.
14

In the follow up we can verify Roma with a DL of 4 players, distances between DL-ML and between midfielders. Lazio cannot take advantage on this space: Immobile moves in support  and F. Anderson tries to pass behind of the DL because Milinkovic is moving between Rudiger and Manolas but they control the two moves very well.
15

OO: 3rd Creation Phase-Lazio vs OD: ZD-Roma:

AS Roma has a DL with 4 players but allows space between the defenders, between the midfielders and between DL-ML where is moving Milinkovic.

16

In the follow up Milinkovic pass to K. Baldé and Parolo does the overlap but quickly 4 defenders are around them (3×4). Immobile tries to explore the space between Rudiger and Manolas but it is difficult to assist. Why F. Anderson is there? He should move to the second post and try to finish or in case the team lose the ball he can pressure high.

17

Again space between FB-CB (Rudiger-Manolas) and Milinkovic is ready to explore the space but Biglia do not pass. Also Immobile is moving between DL-ML but Biglia do not pass. In this situation Roma has the midfielders close to each other.

18

Roma has more players on the line (1×2) but into the box the same number (4×4), however, F. Anderson did not cross and lose the ball. Parolo and Milinkovic are into the box to finish where the last one can take advantage on the second post (2 defenders x 3 attackers).

19[:]