Ayrton Lucas

Ayrton Lucas

Ayrton Lucas, um lateral esquerdo que desde tenra idade tem impressionado no Brasil, tendo sido recrutado pelo seu clube actual, o Fluminense, aos 17 anos de idade ao modesto Madureira Esporte Clube. Antes de Ayrton se afirmar na equipa principal do ‘Flu’ ainda passou 5 meses de empréstimo ao serviço do Londrina em 2017 tendo impressionado os responsáveis tricolores. Este jovem lateral de 21 anos em 2018 conta com 1 assistência, número pouco impressionante até pelas suas características ofensivas.

Na equipa do Fluminense, Ayrton joga maioritariamente como lateral esquerdo num esquema de 4-2-3-1, no entanto já o vimos actuar como ala esquerdo num esquema de 3-4-3.
Na 1ª fase de construção posiciona-se subido, quase na linha de meio campo, dando à sua equipa largura e profundidade e no desenrolar da manobra ofensiva da equipa, Ayrton é um jogador que explora muito a sua velocidade, agilidade e o drible para criar muitas dificuldades ao adversário no último terço. É um jogador que se oferece constantemente como uma opção de passe no corredor, utiliza as suas características físicas, como a velocidade e agilidade para se tornar um jogador muito activo nesta fase.
Na defesa é um jogador que de destaca pela sua forte capacidade de desarme e a recuperar o seu posicionamento em transições defensivas, sendo muito difícil ser ultrapassado, possui características físicas que o ajudam neste momento, como a sua velocidade, agilidade e reacção.

Outras boas características deste jovem lateral são o seu potente remate e boa capacidade de cruzamento. No que toca a aspectos a melhorar, apontamos a forma como por vezes pressiona o portador da bola permitindo em algumas ocasiões ser ultrapassado em situações de 2×1 devendo então ter uma melhor leitura neste tipo de lances e saber quando deve adoptar uma postura de maior contenção. Outro aspecto negativo no seu jogo é quando consegue sair a jogar numa jogada individual por vezes falha o timing para libertar a bola e apesar de ser um jogador rápido a recuperar o seu posicionamento defensivo, esta é uma situação que pode deixar a sua equipa descompensada.

Ayrton Lucas é um lateral que devido a algumas das suas características físicas garante algum equilíbrio entra o ataque e a defesa e se conseguir melhorar alguns dos aspectos mencionados poderá tornar-se um lateral de enorme qualidade. Para já, Ayrton tem ganho interesse vindo da Europa, até no campeonato português.

 

Sobre o Autor

Miguel Palma

Nascido em Lisboa a 24 de Outubro de 1992, técnico de Informática de ofício e um apaixonado por futebol. Paixão essa que levou a um aprofundamento e um estudo sobre futebol. Grande espírito nostálgico que levou a uma viagem pela história deste desporto, um adepto do futebol romântico. A missão, agora, é conhecer e dar a conhecer talentos emergentes.

Artigos relacionados