Menu Fechar

Benjamin Henrichs

Benjamin Henrichs é mais um dos inúmeros talentos germânicos a despontar nos últimos anos. Nascido na cidade de Bocholt, representa as cores do Bayer Leverkusen desde 2004 (na altura com 7 anos). É internacional alemão desde os sub-15 e já teve, inclusive, a oportunidade de se estrear pela seleção A germânica em novembro passado. A sua formação foi feita sobretudo a meio-campo, onde era capaz de ocupar qualquer uma das três faixas do terreno de jogo, no entanto, foi nesta última época que acabou por se fixar no lado direito da defesa.

Trata-se de um jogador que se destaca muito pela sua versatilidade e polivalência, visto que pode jogar a lateral-direito, lateral-esquerdo e ainda na zona central do meio-campo. É um jogador que apresenta uma boa projeção ofensiva e não tem medo de subir pelo seu corredor de maneira a ajudar a sua equipa no ataque. Apresenta uma boa taxa de oportunidades criadas e cria perigo quer através do passe, quer através da condução de bola onde também faz uso de sua velocidade. No entanto, também impressiona – talvez até mais – a defender, visto que apresenta uma excelente capacidade de interceção e é muito aguerrido a defender, sabendo sempre o ‘timing’ certo para meter o pé à bola e roubá-la do adversário. Dados que a estatística comprova: Henrichs acabou a Bundesliga com uma média de 3.4 tackles/jogo e 3.4 interceções/jogo. Números que deixam água na boca, tendo em conta que realizou 29 jogos e tem apenas 20 anos.

A maior fraqueza que lhe é apontada tem a ver com o facto de que parece, por vezes, ser um jogador que perde um pouco a concentração, fruto também da sua tenra idade. É também um jogador que, em alguns momentos, em zonas recuadas e sobre pressão apresenta ainda alguns aspetos que poderiam ser melhorados.  No entanto, não tenho dúvidas nenhumas em afirmar que estamos perante um dos mais promissores defesas da atualidade e que daqui a uns anos iremos vê-lo como um dos melhores laterais do mundo.

benjamin