Menu Close

[:pt]Bruno Viana[:]

[:pt]Depois de ser treinado por Paulo Bento no Cruzeiro (clube que o formou), Bruno Viana seguiu caminho para o Olympiacos para se juntar ao treinador português. Após uma época em terras helénicas, o central brasileiro chegou ao SC Braga por empréstimo (esta semana foi acionada a cláusula de compra, por valores a rondar os 3M€, cifra recorde do clube minhoto) e após um pequeno período de adaptação, entrou no 11 titular do Braga e tornou-se uma peça imprescindível para Abel Ferreira, sendo o segundo defesa central (atrás de Raúl Silva) com mais minutos jogados esta época: 2520, distribuídos por 28 jogos, entre Liga, Taças e Liga Europa, onde contribuiu com 4 golos e 2 assistências, estabelecendo-se como um dos melhores centrais a atuar em Portugal.

Físicamente reúne as condições necessárias para ser um central de topo. Alto, rápido (ideal para equipas que privilegiam uma linha defensiva mais subida), ágil, possante e com uma capacidade de impulsão fenomenal. Assim, é um jogador extremamente dominante no jogo aéreo, quer defensivamente, quer ofensivamente, onde é sempre uma ameaça constante em lances de bola parada.

Bruno joga preferencialmente do lado direito e é um defesa central agressivo, muito forte no 1v1 defensivo (tem uma média 0.07 dribbles consentidos/90 min, uma das mais baixas da Europa) e sempre disponível para fazer dobras ao seu parceiro, quando o contexto do jogo assim o exige.

Do ponto de vista técnico, Bruno Viana demonstra ter recursos bastante razoáveis, não sendo raras as vezes em que arranja boas soluções logo na 1ªfase de construção do SC Braga, quer através de passes rasteiros a romper a linha atacante do adversário, quer através de passes mais diretos em busca dos avançados.

Desta forma, é um jogador que a quem se lhe augura um futuro a jogar a níveis mais altos, para para lá chegar precisa de melhorar o seu sentido de posicionamento e de comando da linha defensiva, para atingir outros voos.

https://vimeo.com/260993378[:]