Menu Close

Rui Filipe Caetano Moura, conhecido no mundo do futebol por Carraça. De 27 anos, nasceu na Maia, e tem agora a oportunidade de jogar num dos chamados grandes do futebol português. No Boavista desde 2009/10 quando chegou como Junior de 1°Ano. Conta ainda com passagens, por emprestimo, no Tondela e Santa Clara, nas epocas de 2014/15 e 2015/16 respectivamente. A adaptação a Lateral aconteceu na época 2017/18.

Momento Defensivo

No Boavista destacou-se nas 3 ultímas épocas a jogar como Lateral-Direito, muito forte fisicamente apesar da baixa estatura (177cm e 72kg). Destaca-se pela agressividade na recuperação da bola, intenso e pela sua força fisica com boa capacidade de ir ao choque com os adversários.

Pode vir a revelar dificuldades a fechar cruzamentos devido à sua estatura. Outra àrea em que terà de melhorar o seu jogo é quando a bola se encontra em zonas interiores ou no flanco oposto em que por vezes deixa demasiado espaço entre si e o Central do seu lado.

Momento Ofensivo

Apesar de jogar como lateral-direito, a principal caracteristica que tem e que deve ser utilizada por Sergio Conceição é a capacidade de procurar a profundidade com a qualidade de passe que possui. Deste modo, a possivel ligação entre Carraça e Marega será muito interresante de ser analisada.

Contra equipas que possivelmente baixem no terreno, e tirem ao Porto a possibilidade de jogar nas suas costas, Carraça é um lateral que gosta de subir pelo seu corredor e manter-se bem aberto no lado direito, o que volta a favorecer o tipo do jogo do Porto em que normalmente os médios direitos gostam de entrar e jogar mais por zonas interiores, deixando o corredor direito entregue ao Lateral.

Apesar destes atributos, pode melhorar alguns aspectos do seu jogo, fundamentalmente numa equipa onde vai ter mais posse de bola e vai estar em zonas ofensivas durante mais tempo e em areas onde pode procurar o cruzamento, este é um aspeto do seu jogo que deve ser trabalhado. Na época passada teve uma média de 5.3 cruzamentos p/90’, mas conseguiu apenas 3 assistências ao longo da época.

Um Bom Reforço

Carraça é um jogador que chega ao Porto numa estratégia de comprar jogadores que conhecem o Campeonato Português, o que facilita a sua adaptação.

Neste caso, é uma contratação que se encaixa na filosofia de Sérgio Conceição, um lateral que gosta de subir pelo flanco que ocupa bem a sua faixa e acima de tudo gosta de jogar verticalmente e procurar com um passe as costas da defesa adversária.