Menu Close

Juan Ignacio “Colo” Ramírez de 23 anos é o avançado de referência no Liverpool Fútbol Club já a alguns anos, tanto que é um dos capitães da equipa. Tendo alinhado nos vários escalões de formação dos Negriazules e sendo o maior artilheiro das canteras da equipe, está desde 2016 no time profissional, onde já soma 125 partidas, anotando 52 golos e dando 11 assistências em seu percurso até então. O jogador, que já teve seu nome vinculado ao FC Porto, também conta com passagens pelas seleções U-18, 20 e 23 do Uruguai, participando inclusive do Pré-Olímpico disputado na Colômbia neste ano, onde fez 2 golos. Ano passado viveu sua melhor fase, quando foi artilheiro do campeonato uruguaio e marcou 25 vezes em 38 jogos no total. 

MOMENTO DEFENSIVO 

Sendo um avançado que apresenta boas capacidades físicas, apesar da baixa estatura (1,80 m e 76 kg) pode auxiliar em situações com o objetivo de pressionar em terrenos mais adiantados, seja saltando diretamente sobre os centrais adversários, seja impossibilitando a criação de linhas de passe pelo corredores centrais. Porém, muitas vezes é possível vê-lo sendo resguardado dessas ocasiões, até parecendo denotar uma certa apatia com a organização defensiva, de modo a ser explorado por meio de contra-ataques.

MOMENTO OFENSIVO 

Habitualmente sendo o avançado único no 4-3-3 do Liverpool, Ramírez destaca-se pela capacidade de identificar espaços livres em zonas de remate. Sua leitura de jogo e de movimentos dos zagueiros acaba por possibilitar que esteja sempre um passo à frente dos marcadores, em especial já próximo da meta rival. Tendo essas aptidões no posicionamento, consegue promover muitas chances para sua equipa através de deslocamentos sem bola para atrair a atenção dos centrais e liberar espaços para serem atacados pelos colegas. Como já foi dito, não é um jogador que costuma garantir vantagens por conta da potência física, porém essa inteligência em interpretar setores disponíveis acaba por diminuir e até mesmo anular as diferenças dadas por conta do tamanho do jogador. 

“¿Sabe una cosa? Cuando Ruben Paz estuvo en el club (como asistente de Mario Saralegui) me dijo que es un goleador nato, que es el mejor jugador, con un gran sentido de la orientación y que va a hacer muchísimos goles. Lleva 130 entre todas las divisiones formativas de Liverpool” José Luis Palma, presidente do Liverpool, em entrevista de 2017 ao Referí

Ademais, é um avançado que se relaciona principalmente com os metros finais de campo por conta de sua qualidade nas finalizações, mas, por momentos, pode trabalhar em associações curtas, sustentando a posse para auxiliar na progressão e estabelecimento do conjunto em campo ofensivo. Não é um atacante propriamente polido nestes gestos em alturas mais recuadas, portanto é comum vê-lo neste jogo de costas ou a romper espaços em áreas próximas a zonas de remate, onde pode tabelar de forma curta e já posicionar-se para um futuro lance de perigo. 

PRONTO PARA NOVOS DESAFIOS 

“El Colo”, como ficou conhecido por conta de ser ruivo, é um talento já afirmado em solo uruguaio e pronto para exigências mais altas. Apesar da idade já um tanto elevada para ser tratado como uma promessa pelos gigantes europeus, é um jogador capaz de entregar um futebol de qualidade aliado ao espírito lutador, agressivo e intenso que se caracteriza o futebol charrúa. Até lá, continuará garantindo golos em solo uruguaio e aspirando novos desafios.