Menu Close

Campeonato de Portugal: Report Série A + B

Guarda-Redes titular do Trofense. Sofreu 24 golos em 32 partidas, naquele que foi um dos melhores registos individuais da série A do Campeonato de Portugal, tendo conseguido manter a baliza inviolável em 13 jogos.

Aos 27 anos, acumula já um conjunto de épocas neste escalão com mais de 25 jogos por temporada (2 épocas no Gondomar e esta no Trofense), um capital de experiência que o Trofense fez uso nesta temporada. É um Guarda Redes bastante forte nos duelos individuais (92% de sucesso), muito devido à sua elasticidade e rapidez a sair dos postes, não se amedrontando no frente a frente com o avançado adversário. Demonstra leitura do jogo, tendo uma boa presença na grande área e apresenta índices bons na segurança em situações de bolas paradas do adversário.

A cumprir a segunda temporada em Portugal e a primeira ao serviço do Futebol Clube de Vizela o defesa direito de 25 anos, esteve presente em 21 jogos da equipa de Vizela, sendo um dos esteios da caminhada até ao PlayOff contabilizando 1 golo e 3 assistências.

O defesa brasileiro destaca-se pela sua velocidade e pela profundidade que dá ao corredor direito da equipa de Vizela, que alia ainda a sua capacidade física e técnica acima da média para a divisão (6 dribles por jogo com 62% de sucesso). Aproveita terrenos bastante avançados para desequilibrar nos momentos mais ofensivos aparecendo bastante em zonas de cruzamento (6 por jogo) e demonstra ser um jogador bastante inteligente no que toca à transição defensiva da equipa, tentando ao máximo nunca deixar o seu corredor descomposto.

A cumprir a segunda época no Futebol Clube de Vizela, o defesa brasileiro destaca-se pela sua capacidade física, aliada à sua velocidade e inteligência dentro das 4 linhas, sendo um dos destaques na sua posição no Campeonato Portugal. Esta época, o central e capitão da equipa de Vizela conta com 27 participações tendo também apontado 4 golos.

Trata-se de um jogador bastante inteligente, capaz de interpretar diferentes momentos de jogo assumindo-se como líder da defesa. Contando já com várias épocas no Campeonato de Portugal demonstra ser um defesa moderno sendo forte no jogo aéreo, competente e rápido nas decisões a tomar, demonstrando um timing muito bom no desarme (71% de duelos ganhos por partida). Não demonstra também problemas em ser o 1º jogador a construir ofensivamente, sendo bastante seguro no passe (87% de acerto).

Sanusi cumpre a sua 3ª época em Mirandela, afirmando-se como um dos valores seguros do Campeonato de Portugal (32 jogos disputados). O jovem defesa nigeriano é conhecido pela sua polivalência, parecendo pronto para dar o salto para o escalão máximo do futebol nacional.

Jogou como central e lateral esquerdo, adaptando-se com sucesso a ambas as funções. Jogador atlético, dotado de características físicas muito interessantes, sentindo-se confortável com a bola no pé (taxas de sucesso de 79% nos passes e 81% em drible). Quando atua a central, é ele quem, geralmente, inicia a manobra ofensiva. Como lateral, dá muita largura e profundidade pelo corredor esquerdo. Tem demonstrado capacidade para finalizar com sucesso nas bolas paradas ofensivas com 3 golos marcados, aos quais juntou 5 assistências para golo.

Lateral esquerdo (ou direito) hispano-brasileiro de 20 anos do Sport Clube Mirandela. O jogador formado no Rayo Vallecano foi titularíssimo completando 30 jogos a titular (em 34 possíveis) cumprindo sempre os 90min, exceto numa ocasião.

Tem velocidade e aceleração de nível interessante, combinando essas características com técnica acima da média. Possui um bom drible conseguindo (64% de sucesso) ultrapassar jogadores com relativa facilidade. Atuando como defesa esquerdo, tenta envolver-se no ataque e, em situação de posse. Como defesa direito, procura mais zonas mais interiores (o seu pé mais forte é o esquerdo), executando triangulações com os seus colegas de equipa. Demonstra capacidade para criar perigo na cobrança de bolas paradas ofensivas e nos cruzamentos, totalizando 8 assistências para golo. Revelou também acerto ofensivo com 3 golos marcados nesta época.

Júnior, médio Português de 24 anos, emprestado pelo FC Famalicão à equipa de Fafe foi um dos jogadores mais utilizados da sua equipa com 30 jogos e 2 golos apontados.

Foi um das peças importantes no meio campo da equipa onde se destaca pelo seu carisma e personalidade competitiva dentro de campo. É um jogador evoluído tacticamente, característica que o destaca no meio campo mais defensivo da equipa, onde apesar de não ser muito corpulento, consegue cobrir o relvado tanto em largura (fazendo dobras aos laterais) como em comprimento (segurando bem a bola e procurando espaços para transportar jogo). Com uma boa capacidade de decisão (80% de acerto no total de acções realizadas) garante desde logo à equipa confiança com o excelente timing que demonstra a executar uma ação.

Médio centro português de 23 anos. Figura central da época do Fafe no Campeonato de Portugal, onde na sua 2ª época no clube, o jovem açoriano cumpriu 31 jogos, apontando 6 golos.

Jogando no centro do terreno, é um elemento crucial na construção de jogo do Fafe. Tem capacidade para organizar o jogo e apesar de ainda ser um jogador jovem demonstra um bom entendimento dos espaços, procurando ter a bola no pé. Demonstra qualidade técnica assinalável, visto rematar bem em zonas frontais à baliza e ter uma boa qualidade de passe (83% de acerto), sendo também um bom executante de bolas paradas. Aparece com qualidade tanto em zonas interiores, como em zonas exteriores, que culminou numa boa parceria com o lateral esquerdo.

Ofosu, avançado/extremo Ganês de 25 anos, cumpriu a primeira época no São Martinho (4ªtemporada em Portugal), vivendo a sua temporada mais produtiva da Carreira. Pela equipa de São Martinho, em 31 jogos Ofosu apontou 12 golos aos quais juntou 13 assistências, sendo assim um dos jogadores mais influentes da sua equipa.

É um extremo que pode fazer as duas faixas, tratando-se de um jogador dotado tecnicamente, tendo capacidade para jogar em velocidade, executando rápido com bola no pé. Demonstra boa capacidade de leitura do espaço, aparecendo regularmente em zonas de finalização, não tendo também problemas em usar o drible para ultrapassar oponentes (7 dribles tantados por jogo). É um jogador de remate fácil, podendo também cobrar bolas paradas com qualidade.

Zé Valente, médio de 24 anos, cumpre a segunda temporada ao serviço do Futebol Clube de Vizela, uma época em cheio para o médio, terminando a fase regular do Campeonato de Portugal com 15 golos e 9 assistências em 31 jogos pela equipa de Vizela.

Trata-se de um jogador jovem mas Inteligente em diversas fases e em diversos momentos de jogo, demonstrando capacidade de se adaptar seja a extremo ou a médio. Demonstra eficiência em praticamente todas as acções em campo (77% de sucesso), sendo forte no 1vs1, decisivo no passe e empenhado no momento de recuperação da bola. De frisar ainda as bolas paradas, sendo um jogador exímio na marcação das mesmas. Vive o melhor momento da carreira, sendo o goleador da equipa e um dos melhores do campeonato.

Jovem ponta de lança guineense de 22 anos. Na série A do Campeonato de Portugal e após 3 temporadas no campeonato sempre em crescendo, marcou 13 golos em 31 partidas ao serviço do Maria da Fonte aos quais juntou ainda 4 golos em 3 jogos pela equipa minhota na Taça de Portugal.

Apesar da tenra idade, João Marna tem na sua capacidade física uma das suas principais qualidades. Tendo 1.81m de força, tem a capacidade de ganhar muitos lances através do seu poderio físico, função procurada pela sua equipa nas poucas vezes que ataca a cada partida, demonstrando ser um avançado capaz no jogo aéreo. Apesar de estar apenas na 3ªtemporada como sénior, não precisa de muitas oportunidades para marcar, demonstrando ser uma avançado com níveis de eficácia bastante interessante.

Ponta de Lança de 28 anos do Fafe, que se sagrou o melhor marcador da Série A do Campeonato de Portugal, apontando 18 golos em 31 jogos (0,58 golos/jogo e 132 min/golo).

Sendo um jogador com 28 anos e já passagens pelos Campeonatos profissionais, está num momento de maturação bastante interessante, sendo actualmente um avançado muito completo. Sabe vir buscar jogo e procurar a bola no espaço, tem qualidade técnica e combina muito bem com os companheiros. O “Pistoleiro” é um avançado que corre muitos quilómetros a cada partida, dando-se muito ao jogo. Tecnicamente é um jogador interessante e moderno, tendo capacidade para recorrer a recursos técnicos mais vistosos quando necessário. Apesar da estatura (1.80m) trata-se de um avançado prolífico no jogo aéreo.

Guarda-redes de apenas 20 anos, que na 1ªtemporada como sénior foi uma das revelações do Campeonato de Portugal. Assumiu a titularidade apenas à 13ªjornada mas a partir daí teve uma ascensão meteórica, sofrendo apenas 8 golos de bola corrida (12 golos sofridos no total) nos 21 jogos que participou, ajudando a sua equipa a fazer uma 2ªvolta de grande nível e a terminar num tranquilo 4ºlugar.

Apesar de juventude, o jogador apresenta características bastante interessantes para a idade, demonstrado ter uma capacidade de leitura das jogadas acima da média, adaptando o seu comportamento na baliza e a abordagem ao lance, ao tipo de jogada que se está a desenvolver à sua frente. Demonstra ser um guarda redes com reflexos bastante apurados, não se retraindo nos 1vs1 e demonstrando ter uma elasticidade bastante relevante.

Lateral senegalês de 24 anos que após 5 temporadas em Portugal vai cimentando o seu lugar como um dos valores seguros do Campeonato de Portugal, participando em 28 jogos pela equipa do Lusitano FCV.

Assane Baldé é um lateral que apesar da estatura baixa (1.70cm e 668kg) se destaca pelas características físicas que apresenta. Com uma aceleração bastante acima da média, é um defesa que não gosta de dar muito espaço ao oponente, pressionando em cima aquando da receção de bola. Apesar da altura, demonstra uma impulsão e um tempo de salto muito bons, ganhando uns impressionantes 73% dos duelos aéreos que disputa por jogo (5). Apesar de não ser um lateral de propensão extremamente ofensiva, consegue perceber o rumo do jogo e as alturas em que se deve incorporar ofensivamente e usar o seu drible para transportar jogo para o ataque.

Defesa Central de 28 anos, que após 8 temporadas na Liga de Honra, fez a sua 1ªtemporada no Campeonato de Portugal, sendo totalista de minutos nos jogos em que esteve disponível para utilização (31 jogos) e ocupando o papel de líder do Gondomar SC dentro do campo.

Fazendo valer a sua experiencia, Zé Pedro fez um Campeonato de uma regularidade impressionante, apresentando um nível altíssimo nas disputas aéreas (65% de sucesso) e apesar de não ser um jogador particularmente rápido, usou a sua capacidade de leitura e de desarme para não permitir grandes aventuras aos seus adversários diretos, concluindo a temporada com uma média de 66% de duelos ganhos, aos quais juntou 9 recuperações de bola por partida. Ofensivamente teve a temporada mais produtiva da carreira, apontando 6 golos e sendo um dos principais batedores de livres diretos (2 golos apontados) e grandes penalidade (3 penaltis convertidos com sucesso) da equipa.

Chegou esta temporada ao Sporting de Espinho, proveniente do Gafanha e foi um dos pilares do vencedor da Série B. O seu contributo defensivo ajudou a equipa de Espinho, a terminar a fase regular do CP, como a equipa menos batida da sua série. Gil Dias, totalizou 37 jogos entre Campeonato e Taça esta temporada, tendo falhado apenas uma partida, estando aqui estampada a importância do central, que também apontou 2 golos.

O central de 25 anos é um jogador que se destaca pela sua capacidade no jogo aéreo(71% de sucesso), tendo uma capacidade de impulsão acima da média. Tem um bom sentido posicional e também oferece qualidade na construção de jogo desde a defesa, especialmente através de passes curtos para os seus médios receberem entrelinhas. Apesar de não ser muito ágil, tem um bom timing de desarme (11 recuperações de bola por partida). Actua essencialmente como central pela direita, estando mais confortável assim para usar o seu pé dominante.

Aos 28 anos e já com algumas épocas de CP, Gonçalo Cardoso estará certamente a viver uma das melhores temporadas da carreira. Foi figura habitual nas escolhas de Rui Quinta e contribuiu para a vitória do Sporting de Espinho na Série B, estando presente em 27 dos 34 jogos.

O lateral esquerdo destaca-se pela sua experiência, fruto de seis épocas consecutivas no CP e antecedido de alguns jogos na 2ª Liga, ao serviço do Vitória de Guimarães B. Apesar de não ser muito vistoso, Gonçalo Cardoso destaca-se pela sua regularidade. Defensivamente é um elemento que se posiciona bem e mostra-se sempre concentrado durante os 90 minutos. Ofensivamente oferece algum apoio ao seu extremo, tentando servir posteriormente os homens golo do Espinho. A competitividade é outro dos seus pontos fortes, nunca dando um lance por perdido.

O médio defensivo foi um dos jogadores mais utilizados, pelo Lusitânia de Lourosa. Guilherme Morais conta inclusive com uma passagem pela formação do Sport Lisboa e Benfica, mas é nas últimas quatro épocas, no CP, onde se vem destacando e somando minutos como sénior. Esta temporada foi um dos pilares da formação de Santa Maria da Feira, tendo somado 2509 minutos e 2 golos, no total de 29 jogos.

O jovem médio destaca-se pela sua capacidade na 1ª fase de construção, tendo uma qualidade de passe acima da média (80% de passes bem sucedidos por partida). A posição que mais o favorece é especialmente a de “6”, isto porque defensivamente também é um jogador interessante, posicionando-se com qualidade e impedindo várias vezes a transição ofensiva do adversário. Esta temporada, também já alinhou a central e destaca-se obviamente pela facilidade no passe, oferecendo mais qualidade com bola à equipa nesta zona.

Alex Silva, foi um dos pilares do Amarante, estando presente em 35 dos 37 jogos e apontando 3 golos pela formação Alvi-Negra. O médio centro/ofensivo tem nas últimas épocas jogado ao nível do CP e sempre como titular com regularidade nas equipas que representou.

Aos 25 anos, esta poderia ser a idade ideal para Alex Silva dar o salto e o médio tem-se esforçado para isso. É um jogador que ofensivamente tem mais facilidade em jogar com espaço, apresentando um bom controlo de bola em progressão (71% de dribles bem sucedidos por jogo) e tendo na meia distância outra das suas armas. Defensivamente é um jogador muito voluntarioso, cobrindo bem a bola com o corpo e impedindo roubos de bola do adversário. A posição de médio centro parece ser a que mais o favorece e onde mostra mais qualidade, em detrimento de jogar como médio ofensivo.

Na sua segunda época ao serviço do Sporting Clube de Espinho, Leo Cordeiro foi ainda mais preponderante do que na de estreia e foi um dos titulares absolutos, da formação que venceu a Série B do CP. O jovem brasileiro de 23 anos, totalizou 31 jogos e apontou 3 golos na fase regular, estando agora certamente concentrado em continuar a sua boa época, de modo a ajudar o Sporting Espinho nos playoffs de acesso à 2ª Liga.

O médio centro/ofensivo brasileiro, é um jogador tecnicamente evoluído e o médio mais cerebral da formação do Espinho. Segura muito bem a bola, mesmo em situações de difícil receção e protege-a bem com a ajuda do corpo. Tem uma boa capacidade de decisão completando com sucesso 82% das suas em acções em campo, garantindo desde logo à equipa situações perigosas no ataque, quer pela facilidade de executar e pelo bom timing. Demonstra também facilidade em jogar com os dois pés.

Jovem jogador de 22 anos que realizou a formação no Feirense e que teve este ano a sua temporada de afirmação no Campeonato de Portugal, realizando 34 jogos e apontando 8 golos. Vieirinha faz da polivalência uma das suas grande qualidades, podendo atuar sobre qualquer uma das faixas (preferência para a direita) ou mais no centro do terreno (Médio Ofensivo / Segundo Avançado).

Atuando como um dos principais construtores de jogo ofensivo do Gondomar SC, o atleta natural de Santa Maria da Feira é um verdadeiro perigo nos duelos individuais, sendo fortíssimo na finta curta, concluindo com sucesso 50% dos dribles que tenta por jogo. É um jogador que demonstra conhecimento tático acima da média na divisão, aparecendo várias vezes em zonas interiores, aproveitando o espaço entre o lateral e o central para aparecer em zonas de finalização com qualidade.

Avançado Senegalês de 24 anos que se consagrou como o artilheiro da Série B do Campeonato de Portugal, apontando 15 golos, cumprindo a 3ªtemporada consecutiva no Campeonato de Portugal apontando mais de 10 golos (11/13/15 golos respectivamente).

Sendo um jogador de elevada estatura (1.87m), que podia indicar que se trata de um jogador de área e com dificuldade em se integrar no resto do jogo ofensivo, Abdoulaye Daffé demonstrou durante a temporada que consegue aliar a um jogo de cabeça bastante competente (12 duelos aéreos por jogo), uma capacidade assinalável de jogar de costas para a baliza e longe da grande área, completando 69% dos seus passes por jogo e funcionando muitas das vezes como um pivot ofensivo, segurando jogo e entregando a bola jogável pelos colegas de equipa, conseguindo assim juntar mais 6 assistências aos 15 golos apontados.

O jovem sul africano pode alinhar nas várias posições da frente de ataque, destacando-se pela sua mobilidade e irreverência. Aparentemente está emprestado pelo Bidvest Wits à AD Sanjoanense, sendo já um internacional regular pelas camadas jovens sul-africanas (esta temporada participou na CAF U20). Pela AD Sanjoanense, esteve presente em 24 jogos esta época, contabilizando 5 golos e evidenciou-se, por ser um dos principais influenciadores da manobra ofensiva da equipa.

Kobamelo Kodisang pode fazer várias posições na frente de ataque e é um jogador extremamente móvel. Alinhando pela linha, faz uso da sua velocidade e qualidade técnica para tentar ultrapassar o seu opositor e servir os avançados. Jogando como médio ofensivo/segundo avançado, deambula bastante à procura da bola, mas tenta receber mais entrelinhas, para encarar individualmente e soltar o último passe. Aos 19 anos, o jovem sul africano mostrou o suficiente para se manter em Portugal e é um dos valores jovens com mais potencial do CP.


Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços no Campeonato de Portugal não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.