Menu Close

Josh Sargent: Outra esperança Norte-Americana

No futebol alemão começa a despontar uma nova esperança para os Estados Unidos da América, essa esperança é Josh Sargent, jovem de 19 anos natural do Missouri. Josh é um avançado centro que foi recrutado pelo Werder Bremen em 2018 ao St. Louis Scott Gallagher Missouri, começando então a sua primeira etapa no Werder Bremen II onde em 12 partidas fez 7 golos e 2 assistências. A sua estreia pela equipa principal da formação alemã foi na 14ª jornada da Bundeliga a 7 de Dezembro de 2018 diante do Fortuna Düsseldorf, fazendo até 1 golo, uma grande estreia para este jovem. A nível internacional, Josh já se estreou pela selecção principal dos Estados Unidos ainda com 18 anos, desde então conta com 7 presenças e 2 golos. É também o marcador mais jovem dos Estados Unidos no Mundial de Sub20, feito obtido diante do Equador em 2017 com apenas 17 anos de idade.

Josh Sargent é maioritariamente um avançado centro, podendo actuar como homem solitário no ataque como um ‘falso 9’, ou num sistema de 2 atacantes, pode também actuar numa das faixas do ataque.

Este jovem avançado pelo seu estilo de jogo e características faz lembrar um pouco o jovem português João Félix, com uma excelente capacidade de finalização aliada à sua capacidade na construção de jogo, ataque ao espaço entre linhas e a forma como opera nessas zonas tentando o passe de morte ou até driblar para chegar ao golo, ainda conseguir receber a bola de costas para a baliza, ter uma boa orientação corporal e posicionamento ao conseguir captar bolas mais longas, conseguir virar com ela ou até entregar a bola no primeiro toque. O seu melhor surge claro de frente para o jogo, tem, como referido, uma boa capacidade de drible e é uma grande arma também nas transições ofensivas dando uso à sua velocidade, capacidade e rapidez de execução.

No capitulo defensivo devido às suas características físicas não é um tipo de atacante que efectue uma pressão constante sobre o portador da bola, preferindo manter-se num bloco médio/médio alto a cobrir linhas de passe, mas em situações de 1v1 defensivas consegue muitas vezes o desarme, com 59% de sucesso.

Pode melhorar no seu jogo aéreo pois apesar dos seus 1.85m de altura consegue pouca presença pelo ar e tem pouco sucesso nos duelos aéreos. Algo que poderia ser-lhe útil até em situações de bolas paradas.

Sargent tem um futuro muito promissor pela frente e é uma das maiores esperanças tanto do seu país como do Werder Bremen. Num curto espaço de tanto poderá agarrar um lugar na equipa principal do Werder Bremen e tornar-se até num dos melhores jogadores da formação germânica.