Menu Close
[:pt]Iremos de seguida apresentar a forma como Norton de Matos e sua equipa técnica procuraram abordar esta competição, na qual a Índia foi o país organizador e onde pela primeira vez uma selecção indiana marcou presença numa fase final desta categoria.

Antes de avançar com a análise, importa referir o contexto e a dificílima tarefa que Norton de Matos teve pela frente. Primeiro que tudo importa referir que esta selecção foi apurada automaticamente pelo facto de ser o país organizador, como tal não disputou a fase de apuramento para a competição. Por outro lado, a competição nos escalões de formação na Índia é praticamente inexistente, ou seja, jogadores que não estão habituados a competir e em que as academias para formação de jogadores também é muito reduzida. Assim, ter de seleccionar jogadores e trabalhar uma equipa para enfrentar as melhores selecções do mundo na categoria, num período de 7 meses é no mínimo um enorme desafio.

Terminada a fase de grupos, onde estava incluída juntamente com EUA, Colômbia e Gana, esta equipa não conseguiu nenhuma vitória mas dificultou muito a vida aos seus oponentes. Importa também realçar que determinadas situações nos vários jogos poderiam ter ditado claramente melhores resultados. Ainda assim, foi possível verificar o nível de organização que esta equipa técnica conseguiu desenvolver na equipa (como iremos demonstrar de seguida) e que outras selecções não apresentam. Foi também visível alguma falta de qualidade individual e que em caso contrário poderiam alcançar melhores resultados.

Devido a todas as limitações referidas anteriormente, o plano estratégico passou por organizar uma equipa com base numa boa organização defensiva em bloco médio-baixo e posteriormente explorar os ataques rápidos e contra-ataques. O sistema táctico utilizado foi o 1-4-4-1-1, com um método de jogo defensivo estruturado numa defesa à zona e com um método de jogo ofensivo baseado no ataque rápido. Confira a análise no seguinte vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=z9-aBSQmvZ8&feature=youtu.be

Organização Ofensiva:

Predominantemente com uma saída longa e a explorar o ataque rápido, uma vez que existiam algumas limitações para que esta pudesse ser mais elaborada. Contudo, foi possível verificar algumas tentativas numa construção mais elaborada, com um dos médios a baixar e a permitir a saída a 3 e o outro médio a surgir em apoio.

Transição Defensiva:

Organização Defensiva:

Transição Ofensiva:

Video análise:

https://www.youtube.com/watch?v=THsr4eWgFIQ

Terminamos com um pequeno vídeo com alguns dos melhores momentos frente à Colômbia, em que esteve muito perto de conseguir os primeiros pontos numa fase final e em que marcou  pela primeira vez 1 golo nesta competição.[:]



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts