Menu Close

[:pt]Domenico Berardi[:]

[:pt]

Domenico Berardi, apelidado pela imprensa italiana como o predestinado, “predestinato”, é um extremo direito que atua na Unione Sportiva Sassuolo Calcio desde 2010 (sub 20). Tendo iniciado a sua carreia futebolística nas camadas jovens no modesto Consenza.

Aos 20 anos, estreou-se na série A  onde foi 26 vezes titular, concretizando  16 golos e 6 assistências, o  que marcou a sua época e que fez com que a Juventus  adquirisse  o seu passe por 5 milhões de euros. Tendo sido posteriormente, cedido por empréstimo ao Sassuolo nas 2 épocas seguintes, o que lhe permitiu jogar de forma regular.

Em 2015 o Sassuolo comprou o passe de Berardi  por 10 milhões de euros, duplicando assim o valor do jogador. Após a sua excelente época de estreia, e tendo todos os olhos postos nele, Berardi não desiludiu, pelo contrário, realizou 32 jogos, nos quais marcou por 15 vezes e fez 10 assistências, mais 4 que na época anterior. Foi ainda chamado, esta época a representar a seleção italiana de sub 21 no Campeonato da Europa. No qual, embora a Itália não tenha passado da fase de grupos. Berardi foi considerado por muitos, a referência da selecção.

O seu papel no Sassuolo foi e é importantíssimo, ajudando o clube a chegar à Liga Europa na época de 2016/2017. Berardi deixou também a sua marca, na sua estreia na Liga Europa, onde fez 5 golos em 4 jogos (todos na pré eliminatória).

Sendo colocado, desta forma, no radar do mundo do futebol, começou a receber muito mais atenção em campo por parte dos seus adversários, que o resultou numa diminuição da sua eficácia em termos de número de golos marcados.

Domenico Berardi é um extremo que joga preferencialmente pela direita, procurando muitas vezes o jogo interior. Pode ainda jogar como segundo avançado e extremo esquerdo. O que faz dele um avançado bastante móvel.

O italiano é dono de um pé esquerdo repleto de técnica, é o responsável por todas as bolas paradas no último terço do terreno do adversário. Caracteriza-se pelo seu drible e no 1 para 1 é fortíssimo. Muito forte na transição e na condução de bola, com rasgos de velocidade que desequilibram qualquer defesa. Excelente visão de jogo e uma qualidade de passe acima da média, principalmente a efectuar passes longos, cruzamentos e passes desmarcação muitas vezes decisivos.

O seu maior handicap é a disciplina. Tendo, em 120 jogos, entre série A, copa italiana e liga europa, um total de 39 cartões amarelos e 3 vermelhos. O que para um avançado, é algo exagerado. Ao nível do jogo tem ainda de melhorar o tempo de passe, e a capacidade de jogo em equipa, sendo que ainda se “agarra” muito à bola, não respeitando a desmarcação, nem as linhas de passe dos seus colegas.

Com apenas 22 anos,  Berardi já é considerado a pérola do Sassuolo e uma promessa confirmada do futebol italiano. Segundo o director do Sassuolo, Berardi já foi abordado por alguns clubes de grande dimensão, tal como Inter de Milão, Atlético de Madrid e Chelsea, no entanto, a Juventus mantém o direito de opção.

 

berardi

[:]