Menu Close

Análise a Afonso Figueiredo 🇵🇹 + Vídeo de Acções Típicas

Nome: Afonso Mendes Ribeiro de Figueiredo
Posição: Lateral Esquerdo
Idade: 26 anos (06/01/1993)
Nacionalidade: Portuguesa 🇵🇹
Clube anterior: Rio Ave (1ª Divisão Portuguesa 🇵🇹)

Dos cerca de 20 jogadores contratados, Afonso Figueiredo é um dos mais consensuais e reputados. Tanto que já assumiu a braçadeira de capitão. É um jogador que procura reafirmar-se no futebol português após tê-lo feito no Boavista entre 2013 a 2016. Essas boas prestações levaram-no a assinar pelo Rennes de França onde foi pouco utilizado e emprestado ao Levski Sofia da Bulgária. Na época passada regressou ao Rio Ave onde fez 15 jogos o sendo habitual suplente de Fábio Coentrão.

Vem claramente elevar a qualidade da equipa e até se perspectiva que seja um upgrade a Nelson Lenho e Vítor Costa que foram os laterais esquerdos da época passada (tendo Nelson Lenho saído em Janeiro) pois trata-se de um jogador muito competente em todos os momentos do jogo.

Apesar de não ser um jogador muito forte fisicamente (1,70m / 63kg) é um jogador que disputa bem os duelos e tenta compensar essa falta de capacidade de choque com agressividade e jogando na antecipação. Também tem uma mentalidade competitiva e reage bem à perda da bola. No entanto, o jogo aéreo é um problema difícil de contornar e também precisa de controlar os momentos em que tenta o desarme de carrinho pois por vezes é ultrapassado e fica imediatamente fora do lance.

Ofensivamente é um jogador que oferece soluções interessantes à equipa. Apesar de não ser um jogador que crie muitos desequilíbrios no 1×1, é forte na progressão com bola e nas combinações com colegas no último terço do terreno. Tem boa capacidade de cruzamento mas também procura várias vezes movimentações para o corredor central.

Afonso Figueiredo perfila-se como titular na lateral esquerda e uma das peças mais importantes no novo xadrez que Augusto Inácio está a montar em Vila das Aves.

NOTA: O vídeo não é referente aos melhores momentos do jogador mas sim às suas acções mais comuns para dar a conhecer melhor a real valia do mesmo.