Menu Close

Aos olhos do mister: Sporting CP vs SL Benfica

Como foi possível observar no clássico da passada sexta-feira, o Sporting, principalmente no decorrer da primeira parte, teve muitas dificuldades para conseguir sair da pressão efetuada pela equipa encarnada. A 1.ª linha de pressão do Benfica e a 2.ª estavam a fazer um excelente trabalho na pressão ao portador da bola, o que complicou bastante a saída em construção apoiada e interior.
De forma a tentar solucionar este problema e precaver o acontecimento de uma situação idêntica num jogo futuro, nesta nova rubrica a ProScout irá apresentar um exemplo de exercício de treino que poderá ser utilizado para demonstrar aos jogadores quais os mecanismos de saída de bola limpa que existem nestas situações.

Portanto o Sporting, na nossa opinião, tinha duas hipóteses para resolver este problema: ou utilizava dois médios para repetirem o passe e chamarem a pressão e de seguida jogar nas costas de Weigl e Gabriel, ou então chamava essa mesma pressão e procurava diagonais fora-dentro ou vice-versa para atingir espaços descobertos. A base seria construir em 3+2 e 3 jogadores soltos nas costas da dupla encarnada para garantir superioridade atrás e criar o engodo aos médios encarnados para saltarem com a bola entrar nas suas costas.

Exercício 1:

Descrição:
Equipa em construção, sempre posicionada em 3+2+3, para garantir a superioridade contra os PL encarnados e dar possibilidade de saída em largura através dos centrais; dois MC para chamar a pressão de Weigl e Gabriel e abrir as suas costas para a bola entrar nos restantes 3 jogadores. Estes 3 têm duas variantes: dois deles pedem nas zonas amarelas, enquanto que o jogador que sobra procura sempre a profundidade para permitir abrir mais espaço entre a linha defensiva e a linha média ou também poder receber a bola em diagonal e aproveitar aqui a capacidade de ter um central como Mathieu.

Objetivo é passar com a bola controlada pelas linhas finais do campo.

Pontuação:
– Passou só nos quadrados cinzentos – 1pt
– Através de uma diagonal – 2pt
– Passou num dos quadrados cinzentos e num dos amarelos – 3pt

Observações:
– Variante 1 setas pretas
– Variante 2 setas azuis


Exercício 2:

Manter a base do exercício anterior, mas colocar balizas e acrescentar alternativa no corredor lateral em que só jogam 1×1 dentro do mesmo.

Objetivo é fazer golo nas balizas, através da pontuação estabelecida.