Menu Close

Chiquinho: depois de uma época de sucesso, a verdadeira aposta

Uma prova de que o talento, por muito que demore, acaba quase sempre por chegar às equipas de topo. Aos 23 anos, e depois de ter sido um dos grandes destaques da Liga NOS ao serviço do surpreendente Moreirense, Chiquinho está de regresso ao campeão nacional, Sport Lisboa e Benfica.

Repescado por Luís Filipe Vieira e Bruno Lage, depois de ter sido adquirido pelas águias à Académica e, posteriormente, vendido ao Moreirense, Chiquinho chega com outro estatuto à época 2019-2020. Um jogador criativo, habilidoso e com grande capacidade para liderar os processo ofensivos das equipas por onde passou, tem como principais características a qualidade de passe e visão de jogo, que o permitem colocar os seus colegas em situações vantajosas de finalização, algo evidenciado pela sua ligação direta a 17 golos na época passada (10 golos, 7 assistências).

Médio ofensivo de raiz, é a sua polivalência que o pode tornar num membro importante da hierarquia de Bruno Lage. Pode ser considerado um jogador um pouco à imagem de Pizzi, que pode começar de uma ala e atuar em zonas mais interiores, libertando os laterais e ligando-se com os médios centro no bloco contrário. No entanto, é em zonas centrais que o jogador natural de Santo Tirso pode surpreender mais. Com a saída de João Félix, Chiquinho pode muito bem ser o sucessor do jovem português de 20 anos, na posição de segundo avançado/terceiro médio.

Com um perfil que agrada a Bruno Lage para aquela posição, a sua ligação aos dois médios centro e a capacidade para aparecer em zonas de finalização jogam muito a seu favor. Para adicionar, tem duas características que tornaram também Félix num jogador ideal para o modelo de Bruno Lage: criatividade e mobilidade que permitem desorientar a linha defensiva contrária, criando espaço e situações favoráveis para a referência do ataque. É o seu perfil e a sua qualidade que podem fazer de Chiquinho uma peça importante para o ataque à renovação do título, ele que poderá lutar com Rafa, Taarabt, Caio Lucas ou Jota para essa posição atrás do ponta-de-lança.

A ProScout já tinha indicado Chiquinho como um dos melhores jogadores da Liga NOS 2018/2019 no report da temporada passada. Podem ver o vídeo dos melhores momentos na Académica que levou o SL Benfica a avançar para a sua contratação.