Menu Close

Liga BPI: 3 golos em 5 minutos ditam vitória do Valadares

Está de volta a Liga BPI após a pausa para seleções. Este fim-de-semana opôs a equipa do Albergaria ao Valadares, duas das semifinalistas da última edição da Taça de Portugal. Esperava-se um jogo bem disputado com as duas equipas à procura da vitória.

As duas formações apresentaram-se num 4x3x3, com o onze do Albergaria a ser constituído por Diana Oliveira, Carolina Luís, Patrick, Sara Gabriela, Rita Coutinho, Joana Baptista, Patrícia Oliveira, Júlia Mateus, Rita Cheganças, Noémia Baptista e Patrícia Sá. Por outro lado, o Valadares apresentou-se com o seguinte onze Cláudia Rocha, Maria Dias, Ingryd Avancini, Belinha, Ana Filipa, Leandra Pereira, Carlota Cristo, Verena, Rosani, Andreia Freitas e Sara Pereira.

Desde cedo o Valadares tentou assumir o controlo do jogo conseguindo entrar melhor que a equipa da casa e procurando desde cedo chegar ao golo que lhes pudesse dar vantagem. Procuravam um jogo mais interior na fase inicial e organizado sem pressas de chegar à baliza, procurando sempre encontrar os espaços livres nos corredores para atacar (figura 1).

Figura 1 – Heatmap Valadares (atacam para o lado direito)

Em termos de organização defensiva apresentaram um bloco alto onde a principal ideia passava por não deixar o Albergaria sair a jogar curto (figura 2). Neste aspeto mostraram que não tinham receios e que a ideia passava por conquistar bola numa fase já avançado do terreno aproveitando erros da equipa adversária.

Figura 2 – Pressão Valadares

A equipa da casa, embora não tenha entrado tão bem no jogo foi crescendo com o passar dos minutos. Defensivamente apresentaram-se com um bloco médio com 3 linhas de pressão bem definidas (figura 3) pelos três diferentes setores do campo.

Figura 3 – Organização defensiva Albergaria

A nível ofensivo procurava muitas vezes explorar o espaço nas costas da defesa adversária como atacar pelos corredores laterais, deixando mais livre o corredor central (figura 4). Com o passar dos minutos e acalmando aquela entrada forte do Valadares, o Albergaria assumiu o controlo do jogo criando várias oportunidades para finalizar.

Figura 4 – Heatmap Albergaria (atacam para o lado direito)

Com o jogo a ser bem disputado e perto dos 40 minutos uma recuperação, fruto da pressão alta que estavam a fazer, no meio-campo por parte da equipa visitante faz com que as mesmas cheguem ao golo e se coloquem em vantagem no marcador. Após este golo a equipa de Albergaria acusou o golo e 3 minutos depois numa transição acabou por sofrer o segundo golo. Sem conseguirem dar resposta aos dois golos sofridos a equipa visitada já só esperava pelo intervalo.

O Valadares com estes dois golos marcados repentinamente aproveitou o momento e continuaram a jogar ofensivamente e em mais um erro defensivo chegaram ao terceiro golo em 5 minutos. Quando a equipa da casa estava no seu melhor momento e a conseguir criar situações de golo sofre 3 golos em 5 minutos. Estes minutos decidiram um jogo que teria tudo para ser equilibrado e bem disputado até ao final. Na segunda parte o Albergaria tentou responder, mas não mais conseguiu do que reduzir a vantagem em um golo. No final foi um jogo bem disputado em 38 minutos e decidido em 5 e onde o Valadares acabou por conquistar os 3 pontos.

Na próxima jornada o Albergaria vai jogar ao Ouriense enquanto o Valadares recebe o Estoril Praia.