Menu Close

LIGA NOS: Reforços de Inverno, Parte III

Futebol Clube Porto – Extremo & Avançado

Hector Villalba | Extremo | 24 anos | Atlanta United FC

O paraguaio joga actualmente na MLS e é uma das figuras do Atlanta United. O extremo-direito é um jogador extremamente rápido e ágil, sendo inclusive útil para fazer uma posição de segundo avançado/avançado, num jogo em que o Porto aposte preferencialmente nas transições rápidas. Destaca-se também pela sua capacidade em assistir, tendo qualidade ao nível dos cruzamentos. A sua versatilidade é importante em qualquer equipa e com esta contratação, Sérgio Conceição ganharia logo um jogador para actuar na ala e na frente de ataque quando necessário.

Caio Lucas | Extremo | 24 anos | Al Ain FC

O brasileiro já viu o seu nome ser associado ao Futebol Clube do Porto, embora como reforço para a próxima época, uma vez que termina contrato e é livre de assinar em Janeiro por outro emblema. Caio Lucas é uma das figuras do Al Ain e esta temporada leva já 14 golos em 26 jogos (na temporada passada marcou 13 em 36 jogos). O extremo é um jogador extremamente móvel e que tem na velocidade uma das suas principais armas, é imprevisível no último terço, tendo qualidade técnica para assumir situações individuais. A sua aceleração e agilidade também são acima da média, permitindo que o mesmo tente adiantar a bola em situações de 1×1 para bater o opositor. Dado o facto de ser um jogador tecnicista é bastante fustigado por faltas, arrancando algumas em posições promissoras para a equipas. Esta característica é especialmente interessante pelo facto de os dragões serem uma equipa que tira muito proveito de lances de bola parada (livres neste caso). O facto de estar para terminar contrato torna-o um alvo apetecível para os Dragões, que inclusive podem tentar resgatá-lo em Janeiro dando uma pequena compensação ao Al Ain.

Carlos Vinicius | Avançado | 23 anos | Rio Ave FC (emp. Nápoles)

A lesão de Vincent Aboubakar deixou a frente de ataque do Porto debilitada e é expectável que em Janeiro os dragões tentem reforçar este sector. Carlos Vinicius é um jogador extremamente possante e desgasta bastante as defesas contrárias. Tem facilidade em jogar de costas para a baliza, segurando a bola e esperando por apoios. Na grande área é um jogador extremamente letal e tem uma média de 1 golo a cada 85 minutos na Liga Portuguesa (isto na altura depois muda-se). Destaca-se também pela capacidade no jogo aéreo e não é propriamente lento, tendo também alguns movimentos interessantes sem bola. No cômpito geral é um avançado extremamente completo e o único senão, será chegar a acordo com o Nápoles para o resgatar em Janeiro.

Stephen Odey | Avançado | 20 anos | FC Zurich

Actua no Zurich e é um dos valores emergentes da Liga Suiça, tendo também já traquejo de Liga Europa, apesar da tenra idade. Este jovem nigeriano encaixa que nem uma luva naquilo que Sérgio Conceição quer dos seus homens de ataque. É um jogador extremamente móvel e ágil, tendo uma capacidade de progressão com bola muito interessante. Para além do mais é extremamente veloz e seria uma das armas do técnico portista, no ataque à profundidade das defesas contrárias. Deverá ser um alvo acessível para os azuis e brancos e será certamente um negócio que no futuro, irá proporcionar um bom encaixe financeiro aos dragões.

Sport Lisboa e Benfica – Lateral Direito

Fabricio Bustos | Lateral Direito | 22 anos | CA Independiente

O argentino está no ponto para dar o salto para a Europa e porque não uma vinda para a Luz, lugar onde já vários argentinos de qualidade começaram a sua aventura no futebol europeu? O lateral direito do Independiente viria certamente resolver o problema da ala direita encarnada e iria sem sombra de dúvidas conquistar as bancadas do Estádio da Luz. Para além de toda a sua qualidade técnica e envolvência no jogo ofensivo, o pequeno argentino é daqueles que vai a todas e nunca desiste de um lance. Seria extremamente útil nas transições defensivas e ofensivas dada a sua mentalidade competitiva, bem como pela sua velocidade. O entrave seria talvez o preço que o Benfica teria de pagar ao Independiente, visto que Fabricio Bustos já tem alguma cotação.

Robert Gumny | Lateral Direito | 20 anos | Lechia Poznan

O lateral direito é um dos jogadores polacos mais promissores para o futuro e mostra inclusive qualidade para ser um jogador de referência na sua posição no futuro. Actua no Lech Poznan e foi habitual titular na época de 2017/2018, tendo uma lesão este ano roubado o seu estatuto de peça habitual no onze do Lech. Robert Gumny é um lateral particularmente ofensivo e que encaixa na política de compras encarnada, jovens com qualidade e margem de progressão, que no futuro darão retorno financeiro. É um jogador extremamente rápido e ágil, sendo bastante interventivo no último terço. Procura incursões ofensivas de forma regular, fazendo o chamado overlap para efectuar depois cruzamentos para os finalizadores da equipa. Demonstra ser também um jogador bastante dinâmico à imagem de Fabricio Bustos e é forte no desarme. Encaixaria que nem uma luva na equipa encarnada e iria certamente evoluir muito ao dar o salto competitivo, tornando-se num curto espaço de tempo um lateral direito de referência para grandes clubes europeus.

Sporting Clube de Portugal – Lateral Esquerdo & Médio Defensivo

Daley Sinkgraven | Lateral Esquerdo | 23 anos | AFC Ajax

O lateral holandês é certamente um conhecido de Marcel Keizer, que conviveu com ele no Ajax. Desde 2017/2018 que as oportunidades de Sinkgraven no Ajax são quase nulas e uma mudança de ares será certamente do seu agrado. Inicialmente começou como médio centro, até o terem convertido num lateral esquerdo. Tem qualidade no capítulo do passe e das decisões que toma com bola, acima da média para os jogadores desta posição. Poderá ser assim uma “fonte” de assistências para os avançados leoninos e quem sabe fruto destas qualidades, Keizer não pode tentar inclusive que Sinkgraven jogue por dentro (um pouco à imagem do que Guardiola pede aos seus laterais).

Miguel Trauco | Lateral Esquerdo | 26 anos | Flamengo

O lateral peruano não está a ter vida fácil no Flamengo e participou em apenas 10 do 67 jogos da equipa em 2018. Miguel Trauco tem um perfil ofensivo, muita qualidade em condução e no último terço facilmente faz a diferença, fruto da sua velocidade e qualidade técnica. Encaixaria obviamente nos planos de Keizer, porque já se percebeu que o treinador holandês vem com uma ideia arrojada e ofensiva para o seu Sporting, onde inclusive os laterais necessitam de ter qualidade para desequilibrar em zonas adiantadas. Também demonstra alguma entrega colectiva e sendo um jogador extremamente rápido, poderá tornar-se alguém bastante útil em situações de transição defensiva.

Stephen Eustáquio | Médio Defensivo | 22 anos | GD Chaves

O Desportivo de Chaves tem um jogador de qualidade incrível em Stephen Eustáquio e começam já a ser vários os clubes que tentam a sua contratação junto dos flavienses. O Sporting já está no seu encalce há algum tempo e é seguro afirmar que necessitam de alguém que pense o jogo da equipa, porque já não há William Carvalho. Stephen Eustáquio destaca-se pela leitura do jogo, tendo a perfeita noção dos espaços que o rodeiam e fruto destas particularidades, é extremamente importante na 1ª fase de construção. Mostra também qualidade/rapidez a executar, características essenciais para quem joga na sua posição. Seria um reforço que entraria seguramente de caras no onze dos leões, porque a qualidade está toda lá. Veremos é se o Sporting ainda vai a tempo de o resgatar.

Carel Eiting | Médio Defensivo | 20 anos | AFC Ajax

Mais um conhecido de Marcel Keizer que tem qualidade para entrar nas cogitações do Sporting, embora não seja fácil roubar Carel Eiting ao Ajax. O jovem médio holandês segue a linha de Stephen Eustáquio. Joga e faz jogar, executando de forma tão simples que pode tornar-se um jogador “banal” para o comum adepto. Uma visão de jogo acima da média é um dos seus pontos fortes, num jogador que se destaca por não ser precipitado. Leva o seu tempo com a bola e quando executa, dificilmente toma más opções. Erik Ten Hag sabe da qualidade de Eiting e inclusive já o colocou a jogar algumas vezes na formação sénior. Será um negócio complicado de se concretizar, mas Marcel Keizer poderá ter um papel fundamental ao tentar cativar o jogador para o projecto leonino, assegurando-lhe quiçá um papel importante no onze.

Sporting Clube de Braga – Lateral Esquerdo

Neto Borges | Lateral Esquerdo | 22 anos | Hammarby

O lateral esquerdo brasileiro actua no Hammarby e já foi inclusive apontado ao Braga. É um lateral extremamente ofensivo e com qualidade técnica para desequilibrar em zonas avançadas, bem como em movimentos sem bola a penetrar na grande área adversária, para depois efectuar um cruzamento atrasado para os companheiros.  Oferece também qualidade à equipa nas saídas curtas, tem facilidade no 1×1 e uma capacidade muito interessante de progressão com bola. Destacar também a sua facilidade de remate e a capacidade de cruzamento. O seu 1,83 fazem também com que seja uma ajuda no jogo aéreo e não terá problemas em enfrentar jogadores mais físicos, visto que ele próprio também é possante.

Miroslav Bogosavac | Lateral Esquerdo | 22 anos | FK Cukaricki

É o lateral esquerdo titular do Cukaricki, equipa que ocupa o 4º posto da Liga Sérvia. Apenas falhou um jogo do campeonato devido à acumulação de cartões amarelos, sendo por isso notória a sua preponderância na formação sérvia. Destaca-se pela sua velocidade e pelo timing nos desarmes, sendo um lateral forte em situações de 1×1 defensivas. Procura essencialmente não complicar, apesar de ter qualidade técnica e ser um jogador relativamente ágil. Em zonas ofensivas tem a particularidade de aparecer também por dentro, tentando soltar o último passe para os movimentos de ruptura dos avançados. Precisa de melhorar a qualidade no cruzamento, que é uma das suas principais lacunas no jogo ofensivo. Este aspecto em particular pode não ser do agrado de Abel Ferreira, que seguramente quererá alguém que sirva Paulinho e Dyego Sousa da melhor forma.

Jonathan Augustinsson | Lateral Esquerdo | 22 anos | Djugardens IF

Os olheiros na Pedreira parecem estar atentos à Liga Sueca, devido aos rumores sobre Borges Neto e porque não deitar o olho também ao lateral do Djugardens? Jonathan Augustinsson foi dono e senhor da ala esquerda da formação sueca, tendo participado em 26 dos 30 jogos da Liga Sueca. O sueco é na sua generalidade um jogador equilibrado, não sendo tão vistoso ofensivamente como as duas soluções já mencionadas. Não tem tanta qualidade técnica para desequilibrar no último terço e prefere por isso processos simples, como tabelas ou movimentos de ruptura nas costas do extremo. Cabe ao Braga ver o perfil que pretende e avaliar até que ponto algumas das limitações técnicas de Augustinsson possam ser trabalhadas.

Vitória Sport Clube – Guarda Redes & Médio Centro

Júlio César Jacobi | Guarda Redes | 32 anos | Fluminense

Evidenciou-se ao serviço do Belenenses em Portugal e chamou a atenção do Benfica, equipa que decidiu avançar para a sua contratação em 2009/2010. Nos encarnados nunca se conseguiu impor e está agora no Fluminense, onde é o actual guarda-redes titular. Júlio César é um nome certamente conhecido para alguns dos adeptos do futebol português. O brasileiro destaca-se pelo seu bom posicionamento entre os postes, bem como a sua capacidade de reacção e agilidade. Consegue controlar a profundidade e ainda tem a seu favor o jogo de pés, bem como a facilidade em lançar com as mãos, tendo a preocupação em tentar servir rápido os companheiros caso veja possibilidades para a equipa criar desequilíbrios. O alcance aéreo também é outro dos seus pontos fortes, tendo facilidade em situações de livres ou cantos. O negócio pode ser complicado devido ao facto de ser o actual titular do Fluminense, mas a procura insistente do Vitória de Guimarães num guarda-redes, pode fazer com que a equipa vitoriana decida abrir os cordões à bolsa.

Fabiano Freitas | Guarda Redes | 30 anos | FC Porto

Formado no Rio Branco, chegou à Olhanense em 2011/2012 e precisou apenas de uma época em Portugal, para dar o salto para um grande. No Futebol Clube do Porto a 1ª época não correu de feição, mas nas duas seguintes já foi aposta mais regular. Seguiram-se dois empréstimos ao Fenerbache e agora é a terceira opção para a baliza dos dragões. Fabiano Freitas é um guarda-redes que demonstra algum à vontade com bola, bem como qualidade no capítulo do passe, características que são do agrado de Luís Castro. Alia ao jogo de pés também qualidade entre os postes, é um guarda-redes ágil e com boa capacidade de reacção. Dada a sua altura também é importante no jogo aéreo, conseguindo “limpar” bolas provenientes de cantos ou livres. O facto de estar atrás de Iker Casillas e Vaná faz com que não entre nas contas de Sérgio Conceição e quem sabe até não pode o Vitória de Guimarães tentar um negócio idêntico ao que fez com André André, para adquirir o guardião brasileiro.

Ekdal Rakip | Médio Centro | 23 anos | SL Benfica

O médio sueco mostrou qualidade no Malmo e o Benfica decidiu avançar para a sua contratação, dado que este não renovou contrato. Acontece que nunca jogou pela equipa da Luz e parece não contar para Rui Vitória. Erdal Rakip é um jogador tecnicamente evoluído e que não se inibe de ter a bola, destacando-se pela sua capacidade de receção. Outra das suas “armas” é a visão de jogo, tem uma boa perceção dos espaços que o rodeiam e fruto da sua qualidade no passe, consegue colocar a bola jogável para os companheiros em posições prometedoras. O Vitória de Guimarães já contratou Ola John no início da época aos encarnados e Erdal Rakip poderia seguir os passos do holandês. São dois jogadores talentosos, mas que de momento não entram nas contas do treinador do Benfica.

Bernardo Martins | Médio Centro | 21 anos | Leixões SC

Está a ser uma das revelações da 2ª Liga Portuguesa e inclusive já saíram notícias acerca do interesse do Benfica na sua contratação. Bernardo Martins afirmou-se no Leixões esta temporada e mostra qualidades para chegar ao escalão máximo do futebol português. É um jogador que procura ter a bola para criar e que explora essencialmente o corredor central. Tem uma excelente qualidade de passe e uma visão de jogo acima da média, sendo capaz de envolver os colegas no jogo. Numa equipa como o Vitória de Guimarães, onde a relação com a bola é extremamente importante para Luís de Castro, Bernardo Martins seria certamente uma adição de valor ao plantel vitoriano. Luís Castro já “roubou” Stephen Eustáquio à 2ª Liga (na altura ao serviço do Desportivo de Chaves) e porque não tentar agora Bernardo Martins?

Os Belenenses, SAD – Lateral Direito & Avançado

João Pedro | Lateral Direito | 22 anos | FC Porto

Chegou esta temporada ao FC Porto para colmatar a venda de Ricardo Pereira, mas não convenceu Sérgio Conceição, muito por culpa das suas debilidades defensivas. Um empréstimo a uma equipa da 1ª Liga seria uma boa forma de fazer crescer o jovem lateral e o Belenenses que privilegia laterais ofensivos, fruto de usar um sistema de 3 centrais por vezes, seria uma boa opção. João Pedro é um lateral rápido e bastante ágil, destacando-se também pela qualidade de drible. Defensivamente ainda tem bastantes debilidades e pode ser este ponto que inviabilize sequer a possibilidade do Belenenses equacionar o seu empréstimo.

Victor Garcia | Lateral Direito | 24 anos | Vitória SC

Chegou a Portugal proveniente do Real Esppor para actuar no Futebol Clube do Porto, mas apenas se conseguiu afirmar na equipa B dos azuis e brancos. Na época passada transferiu-se a título definitivo para o Vitória de Guimarães mas o seu reencontro com Luís Castro não está a ser feliz. O lateral ainda não somou qualquer minuto competitivo na equipa da cidade de Berço e não parece entrar nas contas do treinador. Victor Garcia é um lateral ofensivo e com qualidade para fazer todo, aparecendo várias vezes no último terço para fazer o overlap e cruzar. O venezuelano é extremamente rápido e ágil, tendo também qualidade técnica para desequilibrar individualmente. Certamente Victor Garcia vê com bons olhos uma mudança de ares, de modo a somar os seus primeiros minutos na época 2018/2019.

Abdoulaye Daffé | Avançado | 23 anos | Gondomar SC

O avançado senegalês é actualmente o melhor marcador da Série B do Campeonato de Portugal com 8 golos em 14 jogos, tendo apontado um terço dos golos do Gondomar. Abdoulaye Daffé é essencialmente um avançado de área, faltando ao Belenenses alguém deste perfil no seu plantel, pese embora a ideia de jogo de Jorge Silas não priorize muito este tipo de jogadores. O avançado é essencialmente um finalizador, não sendo muito dotado tecnicamente. É forte no jogo de cabeça, tem facilidade em jogar de costas para a baliza e tem um posicionamento dentro da grande área. É sempre importante ter soluções diferentes para lançar durante determinados tipos de jogo e Abdoulaye Daffé poderia ser o homem de área que falta à equipa da cruz de cristo.

Nathan Junior | Avançado | 29 anos | Livre

Representou o Tondela em 2015/2016 e esteve presente em todos os jogos da equipa beirã (36), tendo sido o principal municiador de golos nesse ano, com 13 golos. Transferiu-se depois da boa época em Portugal para o Al Fateh e actualmente é um jogador livre, depois do seu contrato com o Tokushima Vortis ter terminado. Nathan Júnior é já um jogador extremamente experiente e com qualidade para ser uma adição capaz de render no imediato. O avançado é um jogador móvel, que também procura as alas e não se limita a ficar parado no centro de ataque. Tem capacidade para jogar de costas para a baliza, procurando tabelas simples para receber no espaço. Destaca-se também pela capacidade de drible curto em zonas com muitos jogadores e tem alguma velocidade para conduzir. É um jogador forte fisicamente, que tem boa distribuição de jogo e um bom posicionamento dentro de área. Nathan Júnior seria um reforço de enorme qualidade para o Belenenses e o facto de se encontrar livre facilitaria o negócio.

Artigo escrito por Jorge Ferreira