Menu Close

Luís Neto: Preencher o lote de centrais com qualidade

O experiente internacional português de 31 anos regressou ao seu país para representar o Sporting Clube de Portugal. O defesa central formado no Varzim conta com passagens pelo Varzim, Nacional da Madeira, Siena ,Zenit e ainda um passagem pelo Fenerbahçe por empréstimo do emblema russo. Neto vem com 118 partidas na Liga Russa, com 1 golo e 1 assistência.

Luís Neto sendo destro actua com maior conforto como central pela direita, no entanto ao serviço do Zenit alternou várias vezes de lado mostrando-se capaz de jogar também pela esquerda, sempre numa linha de 4 defesas. Neto tem como uma das suas melhores características o passe, estando sempre confortável com a bola, participando sempre na construção ofensiva da equipa, mas também mostrando qualidade nas transições ofensivas, não se acanhando com a bola e é aqui também um jogador com quem se pode contar nesta fase (conta com 92% de acerto no passe). Também mostra qualidade no passe longo, muitas conseguindo variar o centro de jogo e encontrar colegas soltos na dianteira. É também um central que não arrisca muito no drible, mas quando arrisca nesta capitulo surge um dos seus defeitos no jogo, perdendo em média 2 bolas por jogo o que na sua zona de acção pode trazer muitos problemas à sua equipa.

No capitulo defensivo Neto mostra-se também muito forte e agressivo (o que também pode trazer alguns dissabores), é um jogador que consegue muitos desarmes devido à sua agilidade e técnica de desarme, conta com uma média de 67% de desarmes bem sucedidos e ainda 70% de sucesso nas divididas mostrando uma boa agressividade, recuperando também em média 9 bolas por jogo. A forma como Neto por vezes aborda os lances, ou seja, por vezes saindo da sua zona para atacar o portador da bola cria espaço nas suas costas que pode ser explorado pelo adversário.

Nas bolas paradas é um jogador a ter em conta, principalmente no capitulo defensivo onde consegue ganhar 67% das bolas pelo ar, já no capitulo das bolas paradas ofensivas não é um jogador que tem tido muito aproveitamento.

Em suma, Luís Neto é uma boa escolha para o plantel do Sporting, servindo de boa sombra para Coates e Mathieu podendo entrar tanto como central pela direita como pela esquerda. Encaixa no modelo de Keizer estando confortável com bola como o técnico holandês gosta nos seus centrais.