Menu Close

Renzo Saravia: o lateral que o FC Porto precisa

Formado nas escolas do Belgrano, Renzo Saravia mudou-se para o Racing Club em 2016 onde assumiu a lateral direita. Três anos depois, foi campeão e um dos destaques da Liga Argentina com a equipa de Avellaneda e é, agora, reforço do FC Porto. 

Saravia caracteriza-se por ser forte não só no aspecto ofensivo mas também nas ações defensivas. É um lateral que recupera imensas bolas e tem uma facilidade extraordinária no desarme, tornando-o bastante forte no um para um defensivo. Aliás, recorde-se que na sua estreia pela seleção argentina (soma três internacionalizações), diante do Brasil, o seu adversário direto foi Neymar e o jogador do PSG raras vezes conseguiu driblar ou sequer ultrapassar o agora defesa portista. O ponto mais débil do argentino poderá encontrar-se no jogo aéreo, dada a sua baixa estatura (tem apenas 1,76m). 

No momento ofensivo, Saravia aposta na progressão com bola e na velocidade, dois dos seus maiores pontos fortes. Aliado a isto, soma ainda uma boa capacidade de passe e de drible, não se inibindo de usar também aquele que é, teoricamente, o seu pé “mais fraco”, o esquerdo.  

Apesar de na temporada passada não ter materializado o seu rendimento em golos ou assistências, Renzo Saravia é uma mais valia também no que concerne aos cruzamentos, optando por colocar a bola tensa na grande área mal tenha oportunidade para isso. 

Com 25 anos, o lateral direito argentino tem tudo para pegar de estaca na equipa do FC Porto e, comprovando-se aquilo que vem feito no campeonato do seu país bem como na seleção, não será de estranhar que dê um salto para um clube de outra dimensão após algumas épocas de maturação e adaptação ao contexto europeu.