Menu Close

Valentin Rosier: o que pode acrescentar ao Sporting?

Valentin Rosier lateral direito, francês de 22 anos é o novo reforço do Sporting de Marcel Keizer. Com um total de 56 jogos nas últimas duas temporadas ao serviço do Dijon na Ligue 1, efectuou dois jogos na qualificação para o europeu Sub 21, acabando por não ser um dos seleccionados para o europeu que terminou há poucos dias.  

Fisicamente é um jogador muito forte, não devido à sua altura e peso, mas fruto da agressividade que procura em cada lance. Boa capacidade na protecção de bola. Velocidade e capacidade de aceleração são pontos de destaque. Na transição defensiva é um jogador dentro daquilo que o treinador holandês procura: agressividade na reacção à perda de bola. É um dos pontos assinaláveis de Rosier.

Boa capacidade técnica de recepção e passe. Sente-se confortável em receber com o pé menos dominante (esquerdo). Fez vários jogos a lateral esquerdo de forma muito competente. Confortável (não exímio) em jogar com o pé menos dominante, o que lhe abre o leque de opções no jogo.

Como poderá encaixar nas ideias de Mister Keizer?

Rosier é um lateral ofensivo, que procura atacar a profundidade de forma constante. A forma como reage sem bola, seja em transição ofensiva, seja em transição defensiva é assinalável. Concentração e mudanças de atitude fazem deste jogador um potencial perigo para um adversário frágil no momento em que perde a bola.

A sua agressividade faz dele um jogador difícil de ultrapassar, disputando os lances de forma corajosa. É também forte na marcação ao seu adversário directo, sendo um ponto muito positivo, indo ao encontro daquilo que o treinador do Sporting procura quando a equipa não tem a bola.

Ofensivamente dispõe ainda de qualidade na progressão de bola, procurando progredir no terreno sempre que tem espaço. Porém, não se limita a verticalizar o jogo: procura, e mais uma vez dentro daquilo que Keizer também deseja, associar os colegas quando tem a bola, movimentando-se para oferecer linha de passe. 

Além disso, é de destacar a forma como procura manter a bola jogável, mantendo a equipa em posse de bola. Apresenta uma maturidade interessante na fase de construção, com uma série de boas decisões em segurança. Mais uma vez, um ponto identificado em comum com a ideia de jogo do treinador do Sporting CP.

Em suma, podemos esperar de Valentin Rosier um jogador que aponta para a titularidade, dada à concorrência no plantel. É lateral direito, tendo efectuado vários jogos como lateral esquerdo. Além disso, tem um entendimento de jogar como ala, dentro de um sistema de três defesas, sistema esse utilizado diversas vezes por Keizer na época transacta.

Uma contratação dentro de um perfil pretendido, naquilo que é o modelo de jogo do treinador Holandês, que agora tem uma válida opção na posição natural do jogador francês. Com 22 anos, apresenta características que poderão potencializar-se ao longo das próximas épocas.