Menu Close

[:pt]Euro 2017: Dia 1[:]

[:pt]

Começou hoje o Europeu Feminino 2017 na Holanda. Primeira vez que um Europeu tem 16 equipas na fase final, contando com algumas estreantes como Portugal, Escócia, Suíça, Áustria e Bélgica. Até ao momento apenas 3 seleções conquistaram o Europeu, Suécia, Noruega e Alemanha que já conquistou por 8 vezes o troféu e é a detentora do mesmo.

As grandes favoritas a ganhar esta competição são, Alemanha, França, Inglaterra e Suécia, não só pela qualidade, mas também pela experiência que já possuem.

 

HOLANDA VS NORUEGA

Era de esperar um bom jogo entre a equipa da casa e a Noruega que já conta com bastante experiência tanto em Europeus como em competições mundiais. A Holanda entrou em 4x3x3 e a seleção nórdica alinhou em 4x3x1x2.

Desde o início a intensidade foi bastante elevada, com situações de finalização para ambas as equipas com as duas guarda-redes a se destacarem e a manterem o resultado num nulo.

Com o passar do tempo a Holanda foi assumindo e controlando o jogo, atacando maioritariamente pelos corredores laterais onde Van de Saden, marcadora do golo, e Lieke Martens fizeram muitos estragos à defesa norueguesa, tentando muitas vezes o drible. Sempre que a equipa da casa perdia a bola tentava recuperá-la imediatamente, fazendo uma pressão bastante forte e alta. Alternando entre ataques rápidos e ataques criados desde trás, nunca deram muitas chances à Noruega.

Noruega que a nível ofensivo esteve, principalmente na segunda parte, praticamente sem conseguir criar muitas ocasiões muito por culpa da pressão alta da Holanda, que fazia com que a principal referência norueguesa, Aba Hegerberg, quase não tocasse na bola.

Foi sem dúvida uma boa partida de futebol onde ganhou a melhor equipa, a Holanda acabou por ser uma boa surpresa e a jogar em casa vamos esperar para ver o que mais poderão fazer.

ned nor1 ned nor2

 

DINAMARCA VS BÉlGICA

Jogo de estreia da Bélgica numa fase final de um Europeu e isso fez-se notar nos primeiros 10 minutos onde acabaram por sofrer um golo muito cedo, consequência da boa entrada da Dinamarca na partida. Com a passagem do tempo e o golo marcado a Dinamarca foi deixando de pressionar tanto e a Bélgica libertou-se, passando a ter bola e a construir algumas jogadas de ataque. A seleção nórdica optou por um sistema táctico 3x2x3x2 e a Bélgica jogou em 4x4x2.

Durante todo o jogo a Dinamarca podia ter feito o segundo golo se não fosse a falta de inspiração das suas atacantes. Ao contrário do que se poderia pensar foi um jogo bastante equilibrado e na reta final da partida a Bélgica poderia mesmo ter chegado ao empate, limitando-se a Dinamarca apenas a defender na sua área. Ambas as equipas poderiam ter marcado mais golos, mas no final a Dinamarca levou a melhor num jogo onde o empate não seria de todo um resultado injusto para nenhuma das equipas

Há que enaltecer a exibição da seleção belga, pois para uma estreia num Europeu fez uma boa exibição e não fosse a ansiedade no início da partida o resultado poderia ter sido diferente. Veremos o que poderão fazer nos próximos dois jogos. Quanto à Dinamarca vai ter de trabalhar mais, tanto ofensivamente como defensivamente para derrotar as outras duas seleções do grupo A.

den bel1 den bel2[:]