Menu Close

Francisco Evanilson de Lima Barbosa, ou simplesmente Evanilson, é o mais novo jogador do FC Porto. Nascido em Fortaleza, o jovem de 20 anos é uma das grandes promessas recentes do Fluminense, clube que já revelou nomes como Marcelo (Real Madrid), Fabinho (Liverpool) e Thiago Silva (Chelsea). Tendo começado no Fortaleza EC e passado ainda pelo Estação-CE, o jovem chegou ao Flu com 13 anos e rapidamente tornou-se uma das grandes promessas de Xerém (como é conhecida a base do time carioca). Após um período de empréstimo ao ŠTK Šamorín (ex-filial do Fluminense na Eslováquia), Evanilson explodiu para o futebol em 2019, quando foi um dos principais artilheiros das categorias de base do Brasil, com 28 gols em 34 partidas. Pela equipa profissional do Fluminense rapidamente assumiu protagonismo pela sua qualidade e confiança, anotando 11 gols em 28 jogos no total. 

MOMENTO DEFENSIVO 

Basicamente atuando como homem mais adiantado, tem condições físicas para auxiliar em primeiras fases de pressão, conseguindo ter boa leitura tática para impedir a criação de linhas de passe em etapas de iniciação rival. Apesar disso, muitas vezes é comum vê-lo um pouco mais recuado em trabalho defensivo, principalmente pelo contexto recente do modelo de jogo do Fluminense de Odair Hellmann, de modo a aproveitar espaços cedidos pelos rivais em contragolpes. 

Com 1,81 e 80 kg, também é possível observá-lo com importância na defesa de bolas paradas, principalmente cantos, por sua impulsão e capacidades físicas acima da média. 

MOMENTO OFENSIVO 

Sendo um avançado muito completo, Evanilson deixa detalhes em várias ocasiões durante os 90 minutos. Capaz de recuar para alturas de meio-campo, de modo a oferecer apoios curtos, mostra um bom primeiro contato com a bola e competência para proteger a posse mesmo pressionado por marcadores adversários. Muito forte e resistente fisicamente, consegue agregar tanto nesses pivôs curtos, quanto em giros para progredir com posse, driblar oponentes e encarar a meta adversária de frente. Ao mesmo tempo, destaca-se ao romper os espaços nas costas da última linha de defesa, exibindo critério para explorar a profundidade e aparecer em condições de chute. 

Tendo uma ótima relação com bola, seja com a perna direita, seja com a esquerda, o ponta de lança brasileiro surge como um artilheiro nato. Técnica sublime nos gestos próximos ao gol para colocar-se em melhor posicionamento em situações de remate. Mais uma vez, vale mencionar como consegue levar e articular vantagens táticas por meio de seu físico privilegiado, desequilibrando dentro da área com movimentos para dominar e livrar-se de marcadores para finalizar. 

UM 9 PARA O FUTURO 

Sua potência e velocidade deverão ser ainda mais lapidadas em seu retorno à Europa, mas Evanilson dá sinais de ser um avançado totalmente capacitado para as exigências atuais da posição. Sua criatividade aliada ao vigor para dominar centrais está para grandes saltos e para servir como uma referência ofensiva no Porto. Resta esperar para quando finalmente atuar em território português, usufruir mais uma vez de seu futebol dinâmico e enérgico. 

DADOS ESTATÍSTICOS NO BRASILEIRÃO 2020: 

  • Jogos:
  • Gols: 2 (ambos dentro da área) e 1 pênalti sofrido
  • Finalizações por jogo: 1 
  • Sucesso no passe: 86%
  • Dribles por jogo / sucesso: 1,5 / 69%
  • Duelos no chão / sucesso: 6,2 / 54%