Exequiel Palacios

Exequiel Palacios

Foi noticiado nos últimos dias o forte interesse do Real Madrid em Exequiel Palacios, que, segundo vários órgãos de Comunicação Social, já terá agarrado o jovem argentino para a época 2019/20. Mas quem é afinal este médio-centro de 20 anos que saltou agora para a ribalta?

Nasceu em Famaillá a 05/10/1998 e fez toda a sua formação no River Plate, onde se estreou na equipa principal com apenas 17 anos em 2015 num jogo frente ao Newell’s Old Boys e logo em casa, no mítico Estádio Monumental. Em termos de seleções, é internacional desde os sub-17 e já se estreou na Seleção A argentina, onde conta, até agora, com 2 internacionalizações.

A sua capacidade de passe é a característica que mais o destaca. Com uma grande visão de jogo, é raro ver Palacios a fazer uma mau passe. É bastante intenso nas suas ações e nunca dá uma bola como perdida, nunca virando a cara a luta. O seu pé direito é também sinónimo de uma grande capacidade de remate de meia-distância.

Defensivamente, é muito forte no momento da pressão e demonstra também inteligência no posicionamento que deve ocupar no momento defensivo. O seu ponto mais fraco é o excesso de agressividade que por vezes coloca em certos lances, levando-o a ver alguns cartões completamente desnecessários. Se conseguir melhorar esse aspeto do seu jogo, tem tudo para singrar no futebol do Velho Continente.

Analisando o seu posicionamento base podemos ver Palacios em quase todo o campo. Um jogador intenso, com grande capacidade para cobrir o terreno de jogo e muito dinâmico. Os números compravam as características que indicámos sobre o médio argentino. Nos últimos 20 jogos tem uma média de 55 passes por jogo com uma taxa de sucesso de 81%. Nota também para os 2.1 passes chave que faz em cada partida. A nível de remates, arrisca 1.6 em média por jogo. A sua qualidade técnica permite-lhe ter uma eficácia de 70% nos dribles com uma média de 2.5 por partida. No plano defensivo, tem em média 6 desarmes mas apenas 50% de sucesso.

Foi noticiado o interesse de vários clubes como, por exemplo, o Barcelona ou o Inter, mas parece que Palacios irá levar o seu futebol até Madrid. Um jovem que podem seguir com atenção este sábado, dia 10 de Novembro, na final da Libertadores frente ao eterno rival, Boca Juniors.

 

Sobre o Autor

Miguel Coelho

Nascido a meio da década de 90, desde cedo despertou nele a curiosidade e atenção pelo futebol. É actualmente estudante universitário e foi praticante da modalidade durante alguns anos nas camadas jovens, sendo nos dias de hoje um mero espectador e apaixonado pelo desporto-rei.

Artigos relacionados