Facundo Barboza

Facundo Barboza

Argentina e talento andam de mãos dadas e todos os anos por lá aparecem novos talentos e Facundo Barboza é um desses muitos talentos, um médio centro de 21 anos que joga no Argentinos Juniors, que também é o seu clube de formação. Facundo foi um jogador muito influente na campanha do clube de La Paternal na época 16/17 que deu a sua promoção ao principal escalão do futebol argentino onde contribuiu também com 3 golos. Agora, no principal escalão argentino, Facundo Barboza tem procurado voltar a ser uma importante figura da equipa contando apenas com 6 jogos e 1 assistência.

Facundo Barboza é um médio centro de grande personalidade, destro e que actua mais como médio centro pela esquerda nos esquemas de 1-4-4-2 e 1-4-2-3-1, mas também actua no sistema de 1-4-3-3 onde tenta jogar mais subido dentro do bloco adversário.
Este centro campista argentino é um jogador que se sente confortável com bola, tem uma boa técnica e visão de jogo. Rápido e explosivo, gosta de receber a bola e aumentar logo a velocidade do jogo transportando-a para a frente criando desequilíbrios na defesa adversária. Também é um jogador com uma boa capacidade de passe curto e longo, conta ainda com um bom primeiro toque capaz de receber e dar a bola jogável quando pressionado.
Defensivamente o jogador mostra uma grande agressividade na procura da bola, também uma boa capacidade coordenativa e técnica de desarme, tornando-o um jogador muito difícil de bater no 1v1, também capaz de ir buscar bolas no limite como ter de ir ao chão ou mesmo pelo ar apesar de não ser um jogador alto (1.71m). Mostra também um bom posicionamento, sempre muito atento ao jogo cobrindo muitas linhas de passe e interceptando muitas bolas.
Facundo Barboza é um jogador muito interessante, mas poderá melhorar o seu remate pois é um jogador que aparece várias vezes em zonas de finalização e aí apresenta grandes dificuldades, é um jogador com muito pouco golo, tendo apenas 3 na equipa principal.

Facundo Barboza como já referido revela uma grande personalidade em campo, é muito combativo e sempre muito activo no jogo, é um jogador cujas características o irão ajudar a dar um salto, seja para o futebol europeu ou para um emblema maior do futebol Sul Americano. Se melhorar o aspecto do remate tornando-se um jogador mais forte na finalização tornar-se-á um jogador bem mais atractivo.

Sobre o Autor

Miguel Palma

Nascido em Lisboa a 24 de Outubro de 1992, técnico de Informática de ofício e um apaixonado por futebol. Paixão essa que levou a um aprofundamento e um estudo sobre futebol. Grande espírito nostálgico que levou a uma viagem pela história deste desporto, um adepto do futebol romântico. A missão, agora, é conhecer e dar a conhecer talentos emergentes.

Artigos relacionados