Menu Close

[:pt]Forsberg vs. Itália[:]

[:pt]

Emil Forsberg nascido a 23 de Outubro de 1991, é um médio esquerdo de 26 anos natural de Sundsvall, Suécia onde também fez a sua formação ao serviço do modesto GIF Sundsvall. Em 2013 Forsberg despertou o interesse do maior clube do seu país, o histórico Malmö FF para onde se mudou e tornou-se, até 2015, a grande figura do plantel.

Precisamente em Janeiro de 2015, Forsberg finalmente mudou-se para um dos grandes países do futebol, a Alemanha, para assinar pelo RB Leipzig, na altura ainda na 2.Bundesliga e onde terminaria em 5º lugar. Desde que o RB Leipzig chegou à Bundesliga que Forsberg tem dado um salto qualitativo no seu jogo e hoje é um dos jogadores mais cobiçados na Europa e altamente cotado no mercado. Para já, Forsberg ajuda o Leipzig com 4 golos e 2 assistências em todas as provas.

A 17 de Janeiro de 2014 estreou-se na selecção principal da Suécia e desde aí que conta com 31 presenças e 6 golos apontados. Nas últimas partidas pela Suécia no Play-Off de acesso ao Mundial da Rússia diante da poderosa Itália, Forsberg exibiu-se a grande nível e analisamos neste artigo o seu comportamento nesta eliminatória.

Este jogador sueco actua a médio esquerdo tanto na selecção como no RB Leipzig dentro do sistema de 4x4x2/4x2x2x2.

Durante a 1ª fase de construção Forsberg posicionou-se mais no lado esquerdo do meio campo mas muito próximo dos avançados, isto se a jogada se desenrolar pelo seu lado. Se a construção for efectuada orientada para o lado oposto, Forsberg desloca-se mais para o corredor central.

Numa fase adiantada da construção, Forsberg colocou-se no centro do terreno actuando nas costas dos atacantes.

Quando a equipa opta por um estilo de jogo mais directo, nomeadamente através do seu guarda-redes, Forsberg posicionou-se praticamente em linha com os colegas mais avançados, bem como o médio direito formando uma linha de 4 avançados efectuando logo pressão sobre a defesa adversária. Podia melhorar o jogo aéreo para realmente conseguir criar ainda mais perigo neste tipo de situações apesar de ser Berg quem mais procura estas bolas para lançar um dos colegas na frente.

Forsberg foi um jogador muito importante na manobra ofensiva, tanto em construção como em transição devido à sua elevada capacidade técnica, inteligência e também capacidade atlética. A sua rápida e eficaz tomada de decisão é notória.

Também é ele um bom executante de bolas paradas.

Em organização defensiva, Forsberg colocou-se próximo dos avançados quando a Itália saía a jogar do seu lado formando uma linha de 3. A Suécia defende em 4x2x2x2 desdobrando-se em 4x3x3 com um dos médios abertos a fazer uma linha de 3 com os avançados.

A Suécia é uma equipa que dificultou muito a saída da Itália com uma forte pressão alta onde Forsberg participava executando pressão sobre o central do lado direito mas sempre mais atento à ligação entre central e médio ala direito da Itália, controlando sempre o espaço entre os dois jogadores, alternando o seu posicionamento entre formar uma linha de 3 na primeira pressão e recuar para a linha de meio campo.

Forsberg revela uma enorme capacidade de posicionamento em função da posição da bola e movimento colectivo tanto do adversário como da sua equipa.

Não é um jogador muito agressivo no processo defensivo apesar de ser um jogador também interessante fisicamente e quando o adversário se aproxima da área, Forsberg recua no terreno para uma posição mais central onde em caso de recuperação dá imediatamente uma linha de passe e tenta comandar a sua equipa numa rápida transição.

Emil Forsberg é um dos jogadores mais procurados actualmente e afigura-se para breve uma mudança para um grande clube Europeu à vista dos contantes rumores e noticias que o apontam como potencial reforço de clubes como Manchester United e Arsenal. A nível da selecção é já visto como o grande sucessor de Ibrahimovic como estrela maior da equipa nacional sueca.

https://youtu.be/WSe_hhu4hZ0

[:]