Menu Fermer

A formação na sua real definição

Ao longo do tempo relatamos várias notícias, artigos, conteúdos de tudo aquilo que o futebol formação tem de menos bom: treinadores, equipas, horários, árbitros, pais, mães. Mas esquecemo-nos diariamente de relatar o que realmente dá significado àquilo que importa: os atletas.

Já parámos todos para pensar e consciencializar o quanto importante é sermos treinadores daquelas crianças? O quanto é gratificante sermos pais daqueles jogadores? O quanto é de valor arbitrarmos aquele jogo, com aqueles atletas em específico?

Já parámos para reflectir em todos aqueles momentos que nos levaram a querer contar histórias na mesa de natal? Ou recordar aquele abraço caloroso num dia de chuva imensa?

Já parámos para nos consciencializarmos de que onde quer que eles estejam, onde quer que seja o clube deles, a equipa que pelo mesmo lhes é incutida, faz deles pessoas felizes? E não é para isso que vocês, pais, acabam por lhes fazer a vontade e levá-los a jogar futebol? E não é para isso que nós treinadores, acabamos por ter como prioridade?

Temos que contribuir para que a formação seja algo construtivo e não destrutivo. Agradar a todos nunca vai ser fácil, mas temos que perceber que quem tem que gostar, não só gosta como também demonstra o que é a formação na sua real definição.