Menu Close

[:pt]Fulham FC 2018/2019[:]

[:pt]Num país onde o futebol se vive fervorosamente e que é considerado o berço deste desporto, surge em 1879 um clube a Oeste de Londres denominado por Fulham Football Club.

Apesar de ser um clube modesto e constante (o seu palmarés constituído por 6 títulos no total, entre os quais dois Championships como prémio máximo, demonstram esses factos), este atinge o seu auge na época 2009/2010 ao chegar à final da Liga Europa e perdendo apenas contra um fortíssimo Atlético Madrid, por 2-1, após prolongamento.

Após esta caminhada, esperava-se uma fase ascendente da equipa para as épocas seguintes, algo que não aconteceu tendo em conta que o máximo que o clube conseguiu foi um top-8 na época 2010/2011. Para piorar o cenário, em 2014, e após a mudança para o actual presidente Shahid Khan, o Fulham tem um trajeto atribulado na Premier League, resultando na sua descida para o Championship 13 épocas depois.

Passadas três épocas que envolveram um misto de emoções entre a quase relegação da equipa para a League One e a quase subida para a Premier League, perdendo apenas no play-off, o Fulham F.C. entra na época 2017/2018 em torno de uma enorme expectativa e tendo em vista a tão aguardada subida de divisão. Tendo no comando Slavisa Jokanovic, que foi o grande obreiro do bom futebol praticado na época anterior, e após novo investimento na equipa que possibilitou melhorar a qualidade de jogo, os Cottagers são premiados com a tão aguardada subida de divisão ao ganhar o duelo dos 180 milhões de euros contra o Aston Villa.

À entrada desta nova época, o Fulham já mostrou o seu empenho, à concorrência, em se fixar na Premier League após ter sido a equipa que mais investiu no plantel (algo que já vem sendo habitual desde a entrada de Shahid como presidente do clube). Como principais novas caras chegaram:

  • Jean-Michael Seri (Nice, 25 milhões de euros) – médio centro e que há cerca de um ano esteve perto de assinar pelo Barcelona. É um médio que se dá bastante ao jogo, possuidor de uma grande técnica e com excelente visão de jogo. Nesta equipa, ao jogar sem pressão adicional, pode-se revelar como protagonista e motor de jogo o que poderá contribuir para uma campanha regular do Fullham. (ver vídeo com os melhores momentos do jogador)
  • André Schurrle (Dortmund, empréstimo por 2 épocas) – sendo um jogador bastante conhecido no mundo do futebol e com cartas dadas, surge aqui como um reforço bomba para a equipa dada a sua qualidade técnica, rapidez e grande poder de desequilíbrio. Apesar das duas últimas épocas de menor fulgor, tem aqui uma oportunidade de se mostrar novamente tendo em conta as características do futebol inglês.
  • Mitrovic (Newcastle, 25 milhões de euros) – apesar de não ter vingado no Newcastle, nos Cottagers, por sua vez, mostrou toda a sua qualidade tendo sido preponderante na caminhada e consequente subida de divisão do Fulham na época passada ao apontar 12 golos em 20 jogos. É um avançado com faro para o golo, bastante lutador indo com determinação disputar todas as bolas e que é bastante forte no jogo de apoios, dando outro tipo de capacidade de chegada à área à equipa.
  • Alfie Mawson (Swansea, 22,5 milhões de euros) – É um central rápido, muito forte no jogo aéreo, consegue sair a jogar tendo uma técnica mediana necessária para um central e, facto preponderante, já tem experiência de Premier League sendo um fator mais para a equipa.
  • Luciano Vietto (Atlético Madrid, empréstimo) – Sendo um nome bastante conhecido no mundo do futebol, Vietto é um ponta de lança com faro para o golo, consegue jogar para a equipa e, caso ganhe confiança neste seu novo desafio será um PL que fará a diferença numa equipa em que o principal objetivo passa pela manutenção.

 

Para além dos já nomeados, nota para as restantes transferências como o caso de Fabricio Ramirez, Calum Chambers, Andre Anguissa e Fosu-Mensah, Joe Bryan, Sergio Rico e Le Marchand que são jogadores fantásticos para o clube, que vêm tapar lacunas da equipa e torná-la mais forte e consistente ao longo desta época.

Por fim, e porque não fica indiferente aos fãs do futebol, um dos grandes nomes desta equipa é um miúdo de apenas 18 anos e que já faz a diferença neste clube há cerca de 2 épocas. Esse menino proveniente da formação dos Cottagers é, nada mais, nada menos, Ryan Sessegnon. Usado essencialmente a extremo mas que pode fazer qualquer posição da ala esquerda, tem um talento enorme e grande inteligência tática. Dono de um pé esquerdo exímio e possuidor de uma técnica extraordinária, consegue desequilibrar bastante e, a juntar as estas características, alia o facto de conseguir fazer golos facilmente. Por sentir um enorme à vontade em jogar em qualquer posição do lado esquerdo, permite-lhe uma maior facilidade em vir buscar jogo atrás e levar a bola até ao ataque, ligando todos os sectores da equipa. Para além disso, é um jogador que ao aparecer em qualquer lado, torna a sua marcação, por parte dos opositores, mais difícil a todos os níveis. Após ter sido bastante falado ao longo deste verão, o Fulham conseguiu mantê-lo na equipa e vê nele o trunfo necessário à manutenção no campeonato principal.

Esta época prevê-se tudo menos fácil para o Fulham, facto esse comprovado com as duas derrotas da equipa nas duas primeiras jornadas, sendo uma delas contra um rival direto e a jogar em casa. Apesar disso, a equipa tem mostrado bons sinais de futebol com o seu 4-3-3 onde exerce uma pressão ao portador da bola alta, premeia a posse de bola mas consegue sair rápido para o contra-ataque através das suas alas visto possuir jogadores rápidos e fortes no desequilíbrio e, em adição, possui uma referência principal no ataque (quer Mitrovic quer Vietto) que consegue fazer golos de qualquer maneira. Falta um maior entrosamento entre os jogadores devido ao número elevado de chegadas que a equipa teve ao longo desta última época de transferências.

Todos os ingredientes necessários estão reunidos para que o Fulham, com maior ou menor facilidade, consiga chegar ao final da época 2018/2019 com o seu objetivo da manutenção alcançado.

 

https://streamable.com/yanfy[:]