Menu Close
[:pt]Nascido em Vani, cidade situada próximo do Mar Negro e a 250 kms da capital da Geórgia, Tbilisi. Iniciou no Locomotive Tbilisi aos 7 anos e lá se manteve até se estrear pela equipa principal, na 2ª Divisão da Geórgia, com apenas 15 anos. Durante duas épocas, e até se transferir para o Shakhtar Donetsk por 650 mil euros, cumpriu 33 jogos pela equipa da capital georgiana, atingindo a excelente marca de 21 golos.  Ao serviço da equipa ucraniana, Arabidze atuou maioritariamente nos juniores e equipa B, e realizou ainda 4 jogos pela equipa principal, assinando uma assistência.  Passou pela várias seleções jovens da Geórgia e, a 27 de Março de 2017, estreou-se pela seleção A, frente à Sérvia, num jogo a contar para o apuramento para o Mundial 2018. Conta já com 4 jogos e 3 golos. Na época atual, assinou pelo CD Nacional, procurando lançar a sua carreira e ter mais minutos de jogo, ao alto nível.

Atua como extremo (preferencialmente direito) ou como médio ofensivo. Evidencia uma excelente relação com bola, tornando-se uma constante ameaça à defensiva adversária, tanto através da finta como através de passes em rutura. Apesar da sua tenra idade, demonstra já uma grande maturidade ao nível do entendimento do jogo, tomando geralmente a melhor decisão e dando sequência às jogadas da equipa com qualidade, acabando por perder muito poucas bolas. É claramente um extremo com golo e, portanto, capaz de decidir jogos.

No entanto, a nível defensivo, apesar de ser agressivo na disputa pela bola, demonstra alguma incapacidade em perceber os espaços que deve ocupar, desequilibrando por vezes a sua equipa. Uma vez que o CD Nacional não deverá estar na luta pelos lugares cimeiros da tabela, irá provavelmente estar grande parte dos jogos em processo defensivo, o que o poderá ajudar a evoluir este aspeto do seu jogo.

Aos 20 anos, Giorgi Arabidze, para além de um jogador com tremendo potencial para vingar no futebol europeu, é claramente uma arma forte da equipa alvinegra para a presente época e, se continuar a evoluir como promete, poderá vir a ser um bom encaixe financeiro para a equipa madeirense.

Segue o vídeo com todas as ações do jogador na 4ª jornada da Liga NOS, frente ao SL Benfica:

[:]