Gonçalo Paciência – Futuro de Portugal

Gonçalo Paciência – Futuro de Portugal

Filho de peixe sabe nadar!

Gonçalo Paciência, avançado de 22 anos, herdou os genes do seu pai, Domingos Paciência. O internacional português agarrou a oportunidade esta época no Vitória Futebol Clube e mostrou que é uma opção válida para a Selecção Nacional. Fernando Santos não teve dúvidas e convocou o jovem português no dia 14 de Novembro de 2017. Uma chamada que acabou por ser natural depois de ter representado todos os escalões da Selecção de Portugal desde Sub-16, Sub-17, Sub-18, Sub-19, Sub-20, Sub-21 e Selecção Olímpica.

10 golos e 6 assistências, em 24 partidas. São os números desta temporada de Gonçalo Paciência. Um avançado de raiz, um finalizador nato com faro de golo e com um sentido de área muito apurado. O jovem português tem uma grande capacidade física que lhe permite segurar a bola e aguentar a pressão dos defesas contrários.

Possui características que lhe permitem jogar como ponta de lança de referência mas também pode jogar mais solto na frente devido ao seu excelente sentido posicional. Apesar da sua estatura física, é um avançado móvel e com capacidade para arrastar marcação. Baixa no terreno para abrir espaços para os colegas na frente.

Relativamente à sua qualidade técnica, Paciência é um jogador acima da média. Não tem medo de assumir e partir para cima do adversário com dribles.

Precisa de melhorar no capítulo das decisões, passe e remates de longe. Por vezes falta algum discernimento e critério nas suas acções, fruto da sua juventude e falta de experiência.

Depois das excelentes exibições no Vitória Futebol Clube, o FC Porto e Sérgio Conceição não hesitaram em resgatar o avançado português do seu empréstimo ao clube do Sado. Uma possível convocatória ao Mundial 2018 na Rússia depende das oportunidades que o jogador dos azuis e brancos possa ter na segunda metade da época. A concorrência é forte com Aboubakar, Marega, Soares e ainda Waris mas o calendários dos “dragões” permite que Gonçalo Paciência tenha espaço e tempo para mostrar as suas qualidades.

Se assim for, o futuro de Portugal passa por Gonçalo Paciência!

 

 

Sobre o Autor

Francisco Gomes da Silva

Nasceu pouco tempo antes do Verão Quente de 1993 e hoje com 23 anos é licenciado em Economia e apaixonado por Futebol. Um campo, uma bola e 22 jogadores, uma paixão que despertou bem cedo na sua vida. Jogou até aos 19 anos, seguindo-se passagens como treinador-adjunto no Grupo Desportivo Alcochetense, colaborador da Revista Futebolista e outros sites. É observador no Departamento de Prospeção do Benfica desde 2012.

Artigos relacionados