Menu Close

Hakon Evjen – O novo craque de Alkmaar

Nascido em Narvik, uma pequena cidade no norte da Noruega, Evjen fez toda a sua formação e início de carreira num pequeno clube da sua região: o FK Mjölner. Foi sempre um jogador de grande destaque nos diversos escalões, com presença assídua nas seleções jovens do seu país. Perante isto, o Bodø/Glimt avançou para a sua contratação, o que lhe permitiu dar este importante salto na sua carreira, para um clube que chegaria à primeira divisão da Noruega um ano após a sua chegada (época 17/18). Em 2019, a sua equipa fez uma campanha extraordinária muito graças ao que este deu à equipa, terminando num incrível 2º posto. Assim, em Janeiro deste mesmo ano, consumou a transferência para um clube que será muito importante no seu desenvolvimento: o AZ Alkmaar.

Terminou a temporada passada com 13 golos e seis assistências, em apenas 29 jogos, números estes que impressionaram o clube holandês comandado por Arne Slot. O pequeno esquerdino de 1,73m joga no centro do terreno, maioritariamente como médio interior direito, oferecendo linhas de passe e pautando o jogo a toda a largura. Tem uma capacidade notável de transportar a bola confortavelmente junto ao seu pé esquerdo, e de queimar linhas com passes verticais. É um elemento muito importante no esqueleto da equipa, pois sabe quando guardar a bola e quando impor ritmo e velocidade, apetos estes muito valorizados pelos treinadores.

Adapta-se com facilidade aos diversos esquemas táticos, uma vez que também facilmente joga encostado ao corredor direito. Não é um jogador lento, mas também não é conhecido por ter uma grande velocidade- Isto leva-o a procurar muitas combinações com os seus colegas mais próximos quando joga nessa posição, evitando investidas em situações de 1vs1. A médio direito, destaca-se então pelo aparecimento em zonas de finalização e qualidade no cruzamento.

Defensivamente, tem uma característica muito valorizada nos tempos que correm, pois é muito competente a efetuar a pressão com bloco subido, recuperando assim muitas bolas para a sua equipa. Evita o contacto físico exacerbado, privilegiando a interceção de bolas através da antecipação em detrimento do choque.