Menu Fechar

Jean-Clair Todibo

Jean-Clair Todibo é um dos nomes do momento por, na passada terça-feira, ter sido oficializado pelo Barcelona. É um jovem francês de 19 anos, nascido a 30 de Dezembro de 1999 em Cayenne, capital da Guiana Francesa. Chegou ao F.C. Toulouse em 2016 (proveniente de um pequeno clube denominado por F.C. Les Lilas) onde representou os escalões de formação do clube, tendo assumido a titularidade na equipa principal no início da presente época 2018/2019. No entanto, após 10 jogos realizados, em Novembro do ano passado foi afastado da equipa uma vez que recusou assinar contrato profissional (uma situação algo caricata tendo em conta os contornos da mesma).

Trata-se de um defesa central, dono de uma estrutura física invejável e com 1,89m de altura, o que lhe permite ser bastante forte e ganhar grande parte dos duelos corpo-a-corpo e aéreos. Adicionalmente, e por apresentar algumas características que lhe permitem ocupar a posição de médio, é um jogador com uma grande qualidade de passe, capaz de sair a jogar de trás com relativa facilidade e que impõe grande intensidade no seu jogo.

Apesar da sua constituição física, possui uma velocidade que é pouco comum na sua posição permitindo-lhe pressionar rápido o portador da bola e controlar as bolas que possam ser lançadas nas suas costas, ganhando por diversas vezes os duelos contra os atacantes adversários.

Por ter 19 anos tem bastante tempo para melhorar a simplicidade no seu jogo dado que cai muitas vezes no erro em querer avançar com a bola durante muito tempo, algo que não é o mais desejável na posição de defesa central. Para além disso, deve ser menos impulsivo e é necessário que aumente os índices de concentração ao longo do jogo de modo a não cair no erro facilmente e conseguir ter total perceção dos espaços que o seu adversário ocupa.

Embora se junte apenas na próxima temporada, para o Barcelona este foi um excelente negócio dado que adquire um jogador a custo zero, com um enorme potencial e que pode ser uma alternativa a Piqué já na próxima época. Por outro lado, a Todibo espera-se que se imponha no clube e demonstre toda a sua qualidade aos adeptos do colosso catalão.