João Novais

João Novais

João Novais, natural de Vila Nova de Gaia com passagens pela formação do FC Porto e Leixões tem 24 anos e actualmente joga pelo Rio Ave FC. Esta temporada Novais tem conseguido manter um nível de rendimento bastante alto mostrando ser um jogador preparado para dar o salto, ao total conta com 10 golos marcados e 2 assistências em todas as provas. Uma curiosidade acerca de João Novais é ser filho do ex-FC Porto e Salgueiros, Abílio Novais.

Novais é um jogador polivalente de meio campo, podendo actuar pelo centro, nas costas do avançado ou como ‘8’, pode também actuar sobre as alas como tem feito mais nos últimos jogos, mas sempre tendo o foco no corredor central onde mostra realmente a sua qualidade.
A nível ofensivo é um jogador que marca a diferença, é um jogador que mesmo não sendo muito criativo, apesar de participar activamente na construção, tem outras armas como a sua excelente capacidade de remate tornando-o também num dos melhores executantes de livres no campeonato e ser também um bom finalizador, raramente vacilando em frente à baliza. Novais é um jogador que chega a zonas de finalização com qualidade sem nunca virar as costas ao momento defensivo da equipa, conseguindo ajudar sempre a equipa nesse capitulo, estamos a falar de um jogador com uma elevada qualidade posicional. A nível defensivo é um jogador muito importante, com a sua percepção táctica posicionando-se sempre bem no terreno durante a manobra defensiva. É também um jogador com um perfil físico interessante, mantendo-se sempre em alta rotação e consegue ser um jogador muito agressivo dificultando bastante a acção ofensiva dos seus opositores, características que permitem a Novais actuar também em terrenos mais recuados no meio campo.

João Novais aproveitou as saídas de Rúben Ribeiro e Krovinović para se destacar na equipa vila-condense e é talvez neste momento o jogador do Rio Ave melhor preparado para dar o salto, é um jogador que tem qualidade a nível táctico e é um jogador bastante consistente, algo importante num jogador que queira dar esse passo em frente na carreira.

Sobre o Autor

Miguel Palma

Nascido em Lisboa a 24 de Outubro de 1992, técnico de Informática de ofício e um apaixonado por futebol. Paixão essa que levou a um aprofundamento e um estudo sobre futebol. Grande espírito nostálgico que levou a uma viagem pela história deste desporto, um adepto do futebol romântico. A missão, agora, é conhecer e dar a conhecer talentos emergentes.

Artigos relacionados