Menu Close

[:pt]João Palhinha[:]

[:pt]João Palhinha, médio português de 21 anos, que fez a sua formação entre o Sacavenense e a Academia de Alcochete, regressa agora ao Sporting para integrar o plantel às ordens de Jorge Jesus.

Palhinha é mais um valor a emergir no futebol português formado em Alcochete, que iniciou a sua ainda curta carreira no futebol sénior, ao serviço da equipa “B”. Na temporada 2014/2015, de leão ao peito fez 17 jogos e um golo. Numa temporada, que se começou a afirmar e demonstrou o seu talento.

Na época passada, Palhinha foi preponderante no Moreirense, no seu objetivo que era a luta pela manutenção. Na sua primeira temporada, na Iª Liga, realizou 29 jogos com a camisola da equipa de Moreira de Cónegos.

Esta temporada, voltou a ser emprestado novamente a um clube do primeiro escalão do futebol português, o Belenenses. Nos azuis do Restelo, João Palhinha, voltou a impressionar demonstrando toda a sua qualidade. Em apenas meia época, realizou 18 partidas, nas três competições – Campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga – e marcou um golo.

Palhinha é um médio com um grande sentido posicional, com qualidade de passe sobretudo, no passe longo, forte no jogo aéreo e ainda, com uma velocidade acima da média. João Palhinha é um atleta, com capacidade de finalização e que nesse capítulo poderá ser importante nas bolas paradas ofensivas. Trata-se de um médio defensivo muito forte fisicamente e imperial nos duelos. Lê muito bem o jogo e posiciona-se de forma consentânea com aquilo que o jogo pede. Com bola, tem margem para melhorar, sendo que neste momento está a melhorar a nível do passe, soltando a bola, após os desarmes que efectua, de forma simples e com algum critério. Palhinha defensivamente pode ser um jogador que oferece outros atributos que William Carvalho não tem, mas que ofensivamente, sobretudo na primeira fase de construção, ainda precisa de crescer para atingir o patamar do campeão da Europa.

Com recurso a dados da Opta, podemos destacar alguns números que ajudam a perceber a diferença entre os dois médios do Sporting. Ambos contam com dois golos marcados mas nas assistências, William vence com duas, contra nenhuma do jovem de 21 anos. Em percentagem de passes acertados, Palhinha obtém 74,8% e William 88,5%. Por jogo, o médio de 24 anos faz em média 74,7 passes, contra 35,2. No que diz respeito aos desarmes, Palhinha tem uma média de 3,2 por jogo, contra 1,8 de William. Nas intercepções de bola também tem uma média superior, com 2,3 contra 1,8 por jogo. No capítulo de finalização Palhinha também fica na frente em relação a William Carvalho, com uma média de 1 remate por jogo, contra 0,8 de William. Contextualizando e salvando as devidas distâncias entre o modelo de jogo do Belenenses e Sporting, é natural que João Palhinha apresente melhores números no processo defensivo e William Carvalho no momento ofensivo.

Com a reformulação que se avizinha no mercado de Inverno, Palhinha ganha espaço no plantel de Jorge Jesus e é um jogador que irá lutar com William Carvalho pelo lugar no onze titular.

palhinha

 

[:]