Menu Close

Jonathan David: criar e finalizar!

“O Jonathan está pronto para o próximo passo. Ele quer ir para a Bundesliga.”

Nick Mavromaras

Da mesma geração (2000) e nacionalidade (canadiense) de Alphonso Davies, destacamos Jonathan David! Em comum têm também um enorme talento e, pelas palavras do empresário do jogador, embora tenha surgido já o interesse de Arsenal e Tottenham, o destino mais provável poderá mesmo ser a Bundesliga, com Bayern e Leipzig na linha da frente.

Chegou ao Gent aos 17 anos e, estando a cumprir a 2ª temporada ao serviço da equipa principal, apontou 23 golos (5 deles na Liga Europa) e 10 assistências em 40 jogos, contabilizando já um total de 37 golos nas duas épocas. Ao serviço da seleção do Canadá, onde se estreou aos 18 anos, conta já com 12 internacionalizações e a impressionante marca de 11 golos. No último ano, o seu valor de mercado subiu de 5M€ para 25M€ (dados: Transfermarkt), muito devido à rápida adaptação ao futebol europeu e aos seus desempenhos.

No sistema de 4-4-2 losango do Gent, tem jogado principalmente na dupla de avançados junto do ex-FC Porto Laurent Depoitre, tendo Jonathan David uma maior liberdade de movimentos na frente de ataque. Também já jogou na posição de médio ofensivo.

É um jogador versátil, tendo como principais características a imprevisibilidade e uma excelente relação com bola. Apesar de partir do corredor central, cai por diversas vezes nas faixas laterais, para tirar partido da sua velocidade e capacidade de drible. Sendo ainda jovem, demonstra já um conhecimento do jogo e uma tranquilidade que se evidenciam na capacidade que tem de, geralmente, decidir bem. Esta capacidade de decisão permite-lhe também fazer muitas assistências, sendo muito forte no último passe e também na forma como progride com bola, ganhando metros aos adversários. Por outro lado, também no momento de finalização é muito eficaz, demonstrando frieza e uma maturidade muito acima da média.