Kieran Tierney

Kieran Tierney

Kieran Tierney é a mais recente coqueluche saída das escolas do Celtic e um dos mais promissores defesas da sua geração. Foi internacional em todos os escalões de formação e já o conseguiu ser também ao serviço da Seleção A escocesa, onde se estreou em Março de 2016. Menos de um ano antes, a 22 de Abril de 2015, estreara-se na equipa principal do único clube que conheceu até agora num jogo frente ao Dundee FC.  Com apenas 20 anos leva já, a nível sénior, mais de 120 jogos pelo histórico clube de Glasgow.

Tierney apresenta bastante qualidade quer a atacar, quer a defender. É muito forte no desarme, onde apresenta uma eficácia absolutamente incrível para alguém da sua idade. Apresenta também um posicionamento muito bom, o que lhe permite intercetar muitas bolas por jogo. Em termos ofensivos, destaca-se maioritariamente pela velocidade que imprime nos lances e a sua fantástica qualidade de cruzamento (leva, até agora, 9 assistências no somatório de todas as competições). Deve ainda melhorar a sua finalização, é verdade que o remate não é propriamente uma característica fundamental nos jogadores da sua posição, mas Tierney, fruto da sua vocação ofensiva, aparece muitas vezes em zona de finalização, onde se nota que não é de facto o seu ponto mais forte.

Fisicamente demonstra também alguns apontamentos interessantes, onde os seus quase 1,80m e a sua força lhe permitem ganhar alguns dos duelos que trava.

Neste momento a sua maior desvantagem poderá ser a liga onde joga. A liga escocesa é pouco competitiva e, de forma geral, não é sinónimo de muita qualidade, o que limita de certa forma a evolução que Kieran Tierney poderá apresentar. O melhor que poderia acontecer ao jovem escocês seria mudar-se para uma liga mais competitiva já no início da próxima época onde poderia encontrar oposição mais forte e consequentemente maiores estímulos competitivos para o seu desenvolvimento. Na verdade, grandes clubes da Premier League já perguntaram e demonstraram interesse pelo jovem defesa-esquerdo.

 

Sobre o Autor

Miguel Coelho

Nascido a meio da década de 90, desde cedo despertou nele a curiosidade e atenção pelo futebol. É actualmente estudante universitário e foi praticante da modalidade durante alguns anos nas camadas jovens, sendo nos dias de hoje um mero espectador e apaixonado pelo desporto-rei.

Artigos relacionados