Kikas

Kikas

João Diogo Alves Rodrigues, mais conhecido por Kikas, natural de Castelo Branco, joga no Benfica Castelo Branco e é formado no Vitória SC. Este jovem de 19 anos tem despertado a cobiça de emblemas da primeira liga portuguesa com a temporada de alto nível que está a ter, com 14 golos marcados e 3 assistências em todas as competições. Kikas joga como ponta de lança mas esta temporada já actuou atrás de outro avançado, mas é como referência no ataque que tem jogado quase em exclusivo e onde claro se tem destacado.

Tecnicamente não sendo um jogador muito forte compensa claramente na sua capacidade atlética, é um jogador rápido, agressivo e que utiliza essa capacidade no seu jogo para ganhar muitas vezes bolas longas, jogando de costas para a baliza, segurando a bola com oposição e distribuindo para os seus colegas a subirem no terreno. Mas esta capacidade não fica por aqui porque quando está de frente para a baliza, Kikas é capaz de levar a bola para a frente perante oposição protegendo-a e por vezes colocando-se a ele próprio em zonas de finalização mostrando também lampejos de qualidade técnica mesmo que não seja o seu lado mais forte. Como já dito, tecnicamente não é um jogador muito forte mas tem algumas valências como o seu primeiro toque que lhe é útil para tocar de imediato e com qualidade para um colega quando joga de costas para a baliza, mas também tem uma capacidade de remate e cabeceamento que ainda pode ser melhorada para realmente o ajudar a transportar para outro nível.

Defensivamente é um jogador que acaba por seu muito útil à sua equipa, pressionando sempre os defesas de forma agressiva, não se mantendo dentro de uma estrutura defensiva organizada, mas que devido às suas características é utilizado desta forma para importunar de imediato a saída da equipa adversária. É um jogador que de forma agressiva e rápida consegue realmente ‘fazer das tripas coração’ a defesas centrais tecnicamente menos capazes.

Por fim, podemos afirmar que Kikas pode ir longe em Portugal por ter características morfológicas muito apreciadas no nosso futebol e tem seguramente capacidade para jogar na primeira liga, mas como em qualquer jovem de 19 anos tem sempre por onde melhorar, principalmente se um dia puder dar o salto até para fora do país, mas, para já, Kikas é um jovem futebolista muito interessante e que por todo mérito seu desperta agora o interessa de clubes de primeira liga Portuguesa.

Sobre o Autor

Miguel Palma

Nascido em Lisboa a 24 de Outubro de 1992, técnico de Informática de ofício e um apaixonado por futebol. Paixão essa que levou a um aprofundamento e um estudo sobre futebol. Grande espírito nostálgico que levou a uma viagem pela história deste desporto, um adepto do futebol romântico. A missão, agora, é conhecer e dar a conhecer talentos emergentes.

Artigos relacionados