Menu Close

Bozhidar Kraev é o nome do jogador búlgaro que tem dado nas vistas nesta edição da Liga Nos, ao serviço do Gil Vicente. No passado mercado de verão, os responsáveis gilistas surpreenderam ao conseguir garantir os serviços do internacional pela seleção principal da Bulgária (9 jogos / 2 golos), proveniente dos dinamarqueses do FC Midtjylland e agenciado pela Stellar Group. Fez a sua formação futebolística no Levski Sofia, clube de renome no seu país natal. Nascido a 23/6/1997, contabilizando somente 22 anos de idade, natural de Vratsa, o canhoto caracteriza-se essencialmente como um médio centro com qualidade de passe, visão de jogo, colocação de remate curta/média distância.

No entanto, é na sua capacidade de finalização que mais sobressai: consegue facilmente surgir quase sem se dar conta, nas grande áreas rivais, aliando depois uma enorme frieza e destreza no momento de disparar para golo (exemplo, o golo marcado frente ao FC Porto logo na primeira jornada do campeonato). Jogador de elevada estatura (1,83 metros), mas ainda algo franzino do ponto de vista físico (77 kg), poderá ainda almejar outros patamares competitivos, caso consiga tornar-se mais rápido e proactivo nas transições defensivas. Caso contrário, terá sempre o handicap de actuar mais vezes como médio ofensivo e perto dos avançados, onde não se exija tanto dele numa perspectiva defensiva, dando-lhe alguma liberdade.

Neste contexto de actuação em terrenos mais adiantados, perder-se-á muita da sua capacidade de transporte de bola e definição dos timings certos para através do passe/visão periférica do jogo, iniciar contra ataques, atributos estes que o caracterizam e que aliados a uma melhoria nos seus posicionamentos defensivos e rapidez nas transições, o poderão tornar num número 8 de qualidade acima da média.