Liga NOS, eles estão a chegar! (Parte II)

Liga NOS, eles estão a chegar! (Parte II)

Esta época estamos a seguir de perto o Campeonato de Portugal e não podíamos deixar passar esta oportunidade de dar a conhecer alguns dos maiores talentos desta competição. Num artigo dividido em duas partes (podem ler a primeira aqui), destacamos três jogadores de cada equipa que irá defrontar um conjunto da Liga NOS nesta eliminatória. No total são 14 equipas, 42 jogadores e 42 vídeos. O critério na escolha dos nomes teve como base o index do Instat, idade e estatísticas desta época e das anteriores.

A observação de equipas e jogadores do Campeonato de Portugal é um dos nossos serviços esta temporada. Se estiverem interessados em mais informações podem entrar em contacto connosco: geral@proscout.pt.

Lusitano FCV vs Nacional

Ricardo Leal – Defesa Esquerdo – 19 anos – Portugal

Aos 19 anos o jovem lateral esquerdo vive a sua primeira experiência como sénior no clube onde foi formado, Lusitano FCV. Esta temporada já completou 8 partidas e tem estado em destaque pela sua consistência exibicional. Ricardo Leal é um lateral canhoto que demonstra uma grande capacidade defensiva. Um jogador difícil de ultrapassar e veloz. Sempre muito concentrado nas suas acções defensivas. Ofensivamente é um jogador que sobe com critério, sem descurar a organização defensiva da sua equipa. Combina bem com o extremo da sua equipa.

 

 
Francisco Bondoso – Extremo – 22 anos – Portugal

Kiko Bondoso como e conhecido no futebol nasceu em 1995 e é natural da Moimenta da Beira, clube que representou desde 2010 até 2017. Na época passada alinhou pelo Ferreira de Aves e em 31 partidas apontou 9 golos. Esta época em 9 jogos já leva 2 golos, ambos na Série B do Campeonato de Portugal. Falamos de um extremo que costuma partir da faixa esquerda para desequilibrar com movimentos interiores. Ágil e muito rápido, não precisa de muito espaço para desorganizar a defesa contrária. Um extremo de grande qualidade técnica.

 

 
Lucas Klysman – Avançado – 28 anos – Brasil

O Lusitano ocupa o 9 lugar do campeonato com 12 golos marcados, sendo que 7 foram do ponta de lança brasileiro do Rio de Janeiro. Lucas chegou muito novo a Portugal e fez toda a sua formação no Vitoria SC, onde se estreou nos seniores em 2008/2009 na então Liga Sagres, primeiro escalão do futebol português. Depois de passagens por vários clubes portugueses chegou ao Lusitano em 2016/2017 na segunda metade da época. Na época passada em 32 partidas fez 10 golos. Esta temporada em 9 partidas tem 7 golos e é o melhor marcador da Série B. Um ponta de lança fisicamente evoluído, com qualidade técnica acima da média, forte no jogo aéreo e com boa capacidade para conquistar espaços. Gosta de sair da marcação para recuar e ter bola.

 
Mirandela vs Feirense

Adílio Varela – Avançado – 21 anos – Portugal

Aos 21 anos, Adílio Varela é uma das figuras do Campeonato de Portugal. O jovem natural de Lisboa passou pelo SC Sanjoanense e Tondela nas camadas jovens, antes de rumar por empréstimos sucessivos ao Lusitano, Tourizense, Real Sport Clube e Sintrense. Esta época chegou a título definitivo ao Mirandela e tem cumprido com o que lhe pedem: golos. Em 8 partidas para o campeonato já leva 4 golos o que faz com que seja o melhor marcador da equipa. Apesar de não ser um avançado forte fisicamente (172 cm) é um avançado capaz de explorar os espaços em profundidade e aparecer muito bem nas costas da defesa. Procura forçar o erro do adversário para depois criar situações de finalização. Apresenta uma boa qualidade técnica.

 
Zaidu Sanusi – Defesa Central – 21 anos – Nigéria

Zaidu nasceu na Nigéria em 1997 e passou pelo Royal Sporting Club antes de rumar ao Gil Vicente em 2016. Seguiram-se dois empréstimos ao Mirandela que fizeram com que os responsáveis do clube avançassem para a sua contratação esta temporada. Em 10 jogos já leva 2 golos na condição de defesa central. Defensivamente é um jogador com boa leitura táctica, forte no posicionamento e no desarme. O nigeriano também se destaca pela sua velocidade e capacidade que tem no jogo aéreo. Um jogador a ter em conta nos lances de bola parada.

 
Zé Ricardo – Defesa Esquerdo – 20 anos – Brasil/Espanha

O lateral hispano-brasileiro é um dos jogadores de maior interesse do Mirandela. Natural de Goiânia do Brasil, chegou muito jovem ao continente Europeu mais concretamente a Espanha. A sua formação foi feita no emblema espanhol Rayo Vallecano onde alinhou desde os Sub-15 até à equipa sénior. Em 2017/2018 foi contratado pelo Desportivo Aves que optaram pela cedência do seu passe ao Mirandela até final da temporada. Depois de 8 jogos na época passada, Zé Ricardo garantiu um lugar em definitivo no plantel e tem sido um dos alvos de maior atenção neste arranque de época. Em 10 partidas já marcou por uma ocasião. Um lateral muito veloz, com bons princípios defensivos e com qualidade no momento do desarme. Ofensivamente é um lateral que se destaca pela qualidade técnica, facilidade com que progride com bola e na forma como procura o espaço no meio campo adversário. Forte nos cruzamentos e nas bolas paradas ofensivas.

 
Amora FC vs Belenenses

Patrick Costinha – Guarda-Redes – 24 anos – Portugal/Suíça

O jovem guarda-redes de Zurich, com formação no Grasshoppers, chegou a Portugal em 2012 com a ideia de vingar no futebol português. Depois de uma curta experiencia no Alcochetense, chamou a atenção dos responsáveis do Vitoria FC que o contraram para os juniores na época de 2012/2013. Seguiu-se o Amarante, Cova da Piedade e Real Sport Clube onde chegou a disputar jogos da II Liga na temporada passada. A ultima barreira do Amora esta temporada alinhou nos 2 jogos da Taca de Portugal e em 2 jogos no campeonato. Apesar de não ser um guarda-redes de grande estatura física compensa noutros atributos. Forte entre os postes, demonstra uma grande segurança defensiva. Patrick sente-se confortável com bola nos pés e é responsável pela saída de bola na primeira fase de construção.

 
Bruno Langa – Defesa Esquerdo – 20 anos – Moçambique

O lateral moçambicano nasceu em Maputo e fez a sua formação no Maxaquene, clube que representou enquanto sénior. Em 2018 assinou pelo Black Bulls mas foi emprestado de seguida ao Amora onde tem sido opção regular nas contas de Litos. Até ao momento já realizou 10 partidas e apontou um golo. Aos 20 anos procura o seu espaço de afirmação no futebol europeu e tem feito por isso. Um lateral esquerdo muito competente no momento defensivo, forte a nível posicional e nos desarmes, sabe temporizar e esperar pelo momento certo para atacar a bola. Ofensivamente é um jogador que chega rapidamente ao último terço e cruza com facilidade. Rápido a reagir e a executar.

 
Rúben Fidalgo – Avançado – 22 anos – Portugal

Depois de passagens pelo Atlético Malveira, Pinhalnovense e Olhanense, chegou a vez do jovem natural de Lisboa fixar-se na margem a sul do Tejo. Rúben Fidalgo foi formado no Belenenses, Sacavenense e Vitória FC e chegou esta época ao Amora. Em 9 jogos esta época leva quase tantos golos como na temporada passada em 23 partidas, 5 contra 6. O jovem avançado tem sido um dos principais responsáveis pela excelente campanha do Amora. Avançado móvel que pode actuar como extremo. Irreverente, rápido, evoluído tecnicamente e gosta de explorar os espaços nas costas da defesa. Quando joga do lado esquerdo procura muito os movimentos interiores entre o lateral e o central contrário.

 
FC Felgueiras 1932 vs SC Braga

Rabiola – Avançado – 29 anos – Portugal

Aos 29 anos e depois de várias passagens por grandes clubes do futebol português, Rabiola dispensa apresentações. O experiente avançado que chegou a jogar pelo FC Porto, onde foi campeão nacional em 2008/2009, representa hoje o FC Felgueiras e é um dos destaques desta época no Campeonato de Portugal. É em Felgueiras que o ponta de lança português procura renascer para o futebol e recuperar a alegria pelo jogo, depois de não ter somado qualquer minuto nas últimas duas épocas. Em 7 partidas para o campeonato já leva 6 golos. É o típico jogador que sabe onde tem de estar para finalizar. A experiência tem destas coisas e o possante ponta de lança funciona como referência ofensiva da sua equipa. Recebe, segura a bola e espera pelos colegas para soltar e depois aparecer a finalizar. Forte fisicamente e com qualidade no jogo aéreo.

 
Diego Raposo – 21 anos – Médio Ofensivo – Brasil

Nasceu em Santos, Brasil, em 1996 mas é em Portugal que tem brilhado. Depois de várias épocas no Águeda onde foi formado, chegou esta temporada a título de empréstimo ao FC Felgueiras onde já leva 7 jogos. Diego é um médio ofensivo canhoto com grande qualidade técnica, visão de jogo e capacidade de passe. Um dos elementos mais criativos e dinâmicos do conjunto de Felgueiras. Apesar da sua baixa estatura (166 cm) consegue compensar isso com a qualidade de execução que coloca em cada centímetro do campo. Pensa e executa de forma rápida. O jovem médio de 21 anos também pode actuar como extremo direito ou esquerdo mas sempre a procurar zonas interiores.

 
Sunday Akinbule – 21 anos – Avançado – Nigéria

Akinbule disputa o prémio de melhor marcador da Taça de Portugal juntamente com o seu colega Digas, 4 golos cada em 2 jogos. A diferença é que o avançado nigeriano também já marcou para o campeonato onde soma 3 golos. Aos 21 anos e depois de ter chegado a Portugal através do Gateway FC, o jovem avançado passou pelo Farense e Sertanense até se mudar para Felgueiras esta temporada onde em 8 partidas já leva 7 golos. O nigeriano é um avançado forte fisicamente (189 cm), veloz e com muita facilidade em criar situações de finalização. Assim que arranja espaço não hesita em rematar à baliza contrária. Gosta de pedir bola nos espaços e também procura os corredores laterais para desequilibrar.

 
Maria da Fonte vs Santa Clara

João Marna – Avançado – 21 anos – Guiné-Bissau

João Marna chegou a Portugal na época de 2015/16, no seu segundo ano de júnior, para jogar na equipa desse escalão do Nacional da Madeira. Uma passagem, no entanto, pouco conseguida, tendo apenas realizado uma partida pelos insulares auri-negros. Na temporada seguinte mudou-se para o continente, nomeadamente para Sintra, para defender as cores do Sintrense, do Campeonato de Portugal. Na sua época de estreia, participou em 16 jogos, mas não obteve qualquer golo. Em 2017/2018, o Maria da Fonte contratou o jovem avançado e apostou nas suas qualidades para ser a referência atacante da equipa. Marna correspondeu com 8 golos em 29 jogos. Na época actual, os registos estatísticos têm sido fantásticos: 10 jogos e 7 golos marcados, 4 dos quais a contar para a Taça de Portugal. É um avançado rápido, ágil e com boa técnica com a bola.

 
João Antunes – Defesa Direito – 20 anos – Portugal

Depois de passar pelo Este FC, Realense, SC Braga e Palmeiras na formação, hoje brilha na Póvoa de Lanhoso, mais concretamente na Maria da Fonte. O jovem lateral direito chegou ao seu actual clube na temporada passada onde apontou 1 golo em 17 encontros e fez parte do plantel que conquistou a AF Braga Pro-Nacional o que valeu a subida a Série A do Campeonato de Portugal esta época. Soma ate ao momento 6 jogos e é um dos homens da confiança de Alberto Fernandes. Aos 20 anos, João Antunes é um dos laterais mais promissores do Campeonato de Portugal. Forte no desarme, rápido a pensar e com bom sentido posicional. Defensivamente é um jogador muito estável e assim que ganha a posse de bola consegue projectar-se no ataque com facilidade, dada a sua velocidade e qualidade técnica.

 
Romário – Médio Centro – 25 anos – Brasil

Romário não só tem nome de craque como também faz questão de mostrar isso dentro de campo. O médio brasileiro de 25 anos chegou a Portugal na temporada passada depois de ter jogado no Vila Nova, Bragantino, Trindade, Feirense (Brasil) e Bela Vista. Apesar de ser a segunda época no Maria da Fonte, o médio centro só nesta época é que se está a afirmar. Não fez qualquer minuto na temporada transacta mas nesta já leva 8 jogos e 3 golos, 2 no campeonato e um para a Taça. Podemos definir o brasileiro de 25 anos como um médio de transição, forte a progredir com bola e evoluído tecnicamente. Um médio centro rápido e com capacidade de passe que permite criar situações de perigo ou também aparecer em zonas de finalização.

 

Pedras Salgadas vs GD Chaves

Edson Pires – Médio Defensivo –  21 anos – Guiné-Bissau

A vida do médio defensivo natural da Guiné-Bissau deu uma volta de 180 graus nos últimos anos. O jovem de 21 anos fez praticamente toda a formação no SL Benfica, clube que deixou nos juniores para rumar ao Oeiras. Chegou a ser uma peça importante no título de juvenis do clube encarnado em 2012/2013. Depois disso chegou a estar à experiência no Manchester City e desde então ainda não encontrou o seu espaço no futebol português. Passou pelos juniores do Varzim e Ginásio Figueirense. Como sénior alinhou pelo Minas de Argozelo, Tourizense e Montalegre antes de assinar pelo Pedras Salgadas em 2017/2018. Nessa temporada somou 21 jogos e marcou 1 golo. Com 7 jogos até ao momento e uma excelente consistência, Edson tem sido um dos protagonistas do clube orientado por Ricardo Silva. Um médio defensivo possante, com grande intensidade e rotação. Muito forte no desarme e na forma como oferece equilíbrios defensivos à sua equipa. Ofensivamente também demonstra capacidade para sair bem em pressão e driblar os adversários, recorrendo à sua qualidade técnica.

 
Miguel Lima – Avançado – 25 anos – Portugal

Aos 25 anos o jovem natural de Póvoa de Lanhoso vive um dos melhores momentos da sua carreira. Formado no Boavista e Caçadores da Taipas, foi neste último clube onde se evidenciou e chegou ao plantel sénior. Passou depois pelo FC Famalicão, GD Joane e a equipa B do Desportivo Aves onde completou 29 partidas em 2016/2017. Na época seguinte rumou ao Pedras Salgadas onde apontou 5 golos em 30 jogos. Este ano em 10 encontros já somou o mesmo número de golos, 3 no campeonato e 2 na Taça. Miguel Lima é um avançado móvel que também pode jogar como extremo. O jovem canhoto actua nas costas do ponta de lança e é um jogador diferenciado pela sua qualidade técnica, irreverência e velocidade. Desequilibra facilmente quando tem a bola nos seus pés.

 
Lenno – Avançado – 26 anos – Brasil

Rerison Lenno Vieira é sinónimo de golos. Goiânia viu nasceu um ponta de lança com faro pelos remates certeiros. O brasileiro de 26 anos passou por clubes como o Operário Ferroviário, Itaporã, Caçador, Umuarama-GO, Grêmio Anápolis e Rondoniense, antes de seguir viagem para Portugal para representar o Limianos. Na primeira época, 2016/2017, deixou boas indicações com 4 golos em 12 jogos mas na última época fez parte do plantel que conquistou a 1ª divisão da AF Viana do Castelo e muito graças a Lenno que em 25 jogos apontou 23 golos. Números impressionantes que levaram o avançado para o Campeonato de Portugal. Esta temporada em 10 partidas ainda só apontou um golo mas a qualidade é evidente. Um ponta de lança muito possante (188 cm) que gosta de ter bola e recuar no campo para jogar entre linhas. Com espaço consegue virar e encarar os defesas de frente, soltando depois nos colegas para aparecer em zonas de finalização.

 
Sacavenense vs Desportivo Aves

Iaquinta – Avançado – 23 anos – Guiné-Bissau

Malam Fati dá-se pelo nome de Iaquinta dentro das quarto linhas. O jovem avançado de 23 anos nasceu na Guiné-Bissau em 1995 onde representou o Balantas e o Sporting Bissau antes de rumar a Portugal. Em 2015/2016 chegou ao Coruchense e na época seguinte assinou pelo Sintrense. Iaquinta representa o Sacavenense desde a época passada onde apontou 8 golos em 30 partidas. Este ano já leva 4 golos em 10 jogos, dos quais 3 foram na Série D do Campeonato de Portugal. A referência ofensiva do Sacavenense é um avançado possante (186 cm), forte no jogo aéreo e capaz de segurar a bola para distribuir para os seus colegas. Conta como uma internacionalização no seu currículo em 2015.

 
Luther King – Avançado – 22 anos – Portugal

O nome do avançado de 22 anos deu que falar na temporada passada. Luther King, natural de Viana do Castelo, começou a sua carreira nas escolas do SL Benfica, passando depois pelo Oeiras, Sporting Lourel, Real Sport Clube e Sampdoria. Na sua primeira época como senior foi emprestado pelos italianos ao Olhanense. Em 2015/2016 o Tourizense avançou para a sua contratação e na segunda metade da época foi a vez do 1º Dezembro acolher o avançado. Foi na temporada seguinte que deu mais nas vistas com 10 golos em 31 partidas. O São Martinho apresentou o jovem a época passada mas por pouco tempo, com o emblema espanhol, Ceuta, a contar com os serviços de Luther King na segunda metade da temporada. Hoje alinha pelo conjunto de Sacavém e leva 2 golos, um no campeonato e outro na Taça, em 7 encontros. Martin Luther King alinha como avançado móvel. Demonstra ser um jogador forte fisicamente (188 cm), veloz  e com capacidade para romper bem nos espaços para finalizar.

 
Xavier Fernandes – Médio Centro – 20 anos – Portugal

Médio centro natural de Vila Real de Santo António, Xavier Fernandes começou a sua carreira pelo clube da sua terra natal, onde ficou até ao escalão de iniciados A. Quando passou a Juvenil, mudou-se para um dos maiores clubes do Algarve, o Olhanense e onde ficou durante os 2 anos desse escalão. De seguida, houve mais uma mudança na sua carreira e foi para Braga para jogar o seu primeiro de júnior. Na época de 2016/2017 saiu para o Sacavenense, onde começou por ser integrado na equipa de juniores A. Permaneceu aí desde então, estreando-se no Campeonato de Portugal na última época onde somou 5 jogos. Na época corrente, tem sido uma peça chave no xadrez táctico da equipa de Sacavém e conta já com 10 jogos realizados e 2 golos apontados. É um médio de alta rotação, de boa relação com a bola e de bom rigor táctico.

 
 
*Artigo escrito por Francisco Gomes da Silva, David Almeida e Miguel Palma

Sobre o Autor

ProScout

A ProScout analisa o futebol do ponto de vista individual e colectivo, procurando identificar dinâmicas que possam ser discutidas no âmbito do contexto técnico-táctico.

Artigos relacionados