Menu Fechar

LIGA NOS: Reforços de Inverno, Parte II

Moreirense Futebol Clube – Médio Centro & Avançado

Yan Sasse | Médio Centro | 21 anos | Coritiba

O Coritiba terminou a Série B em 10º lugar, exactamente a meio da tabela classificativa e Yan Sasse foi um dos destaques da equipa. O jovem médio brasileiro é um jogador extremamente criativo e que procura ter a bola no pé, de modo a ditar o ritmo de jogo da equipa e ser o principal criador dos movimentos ofensivos. Fruto dessa necessidade em ter a bola no pé, move-se bastante pelo terreno à procura do melhor espaço para receber a bola. Tem uma boa capacidade de drible curto, exagerando, no entanto, em alguns momentos, procurando sempre “driblar mais um adversário”. Destaca-se também pela qualidade no passe e tem facilidade de remate com o pé dominante (esquerdo). Sem bola também tem alguns momentos interessantes, procurando receber entre linhas para enquadrar-se já de frente para a última linha. Ivo Vieira já teve Lucas Evangelista na época transacta e Yan Sasse apresenta um perfil idêntico ao antigo estorilista.

Filipe Nascimento | Médio Centro | 23 anos | Levski Sofia

Filipe Nascimento, médio de 23 anos de idade, actua no Levski Sofia e seria um reforço interessante para a equipa do Moreirense, atendendo às suas características e como poderiam encaixar perfeitamente na formação de Ivo Vieira. É um médio formado no Benfica e tem passagens pelo Académico de Viseu e pelo futebol Romeno ao serviço do Cluj e do Dinamo Bucareste. Tem como principal arma o seu pé esquerdo, sendo um médio que revela uma boa qualidade de passe e de posicionamento quer ofensivo, quer defensivo, sendo sempre uma opção de qualidade no papel de construção ofensiva. Em Portugal, ao serviço de uma equipa como este Moreirense, Filipe Nascimento poderia relembrar os portugueses da sua qualidade, um jogador que não teve oportunidades na equipa principal do Benfica e como uma pequena passagem pelo Académico de Viseu, poderia agora encontrar um espaço no nosso futebol para se mostrar e também oferecer ainda maior qualidade ao futebol do Moreirense. Tendo ainda 23 anos poderia também no futuro dar algum retorno financeiro ao emblema de Moreira de Cónegos.

Nabil Ghilas | Avançado | 28 anos | Goztepe SK

Foi em Moreira de Cónegos que se destacou na época de 2012/2013, tendo conseguido em resultado dessa boa época uma transferência para o FC Porto. Nos dragões ainda foi opção regular no 1º ano mas desde aí coleccionou sucessivos empréstimos até ter abandonado em definitivo para assinar pelo Goztepe em 2017/2018. Nabil Ghilas é um avançado extremamente possante e que tem no físico uma das suas grandes armas. Consegue jogar de costas para a baliza, mas também pode procurar movimentos de ruptura. É um jogador com alguma rapidez para o seu físico e não tem problemas em rematar, tendo muita facilidade e qualidade neste capítulo. Esta temporada jogou apenas uma vez  com a camisola do Goztepe e um regresso ao Moreirense poderia ser do agrado do argelino para relançar a sua carreira.

Gonçalo Gregório | Avançado | 23 anos | Casa Pia

É o artilheiro máximo do CPP e com uma vantagem enorme para os demais. 20 golos em 14 jogos, sendo responsável por mais de metade dos golos do Casa Pia. Nos traços individuais podemos concluir que o avançado do Casa Pia é um grande finalizador, com uma boa capacidade de execução, é um jogador extremamente perigoso na área adversária e pode fazer golos tanto por remate de primeira, 1×1, cabeceamento ou em drible e executar. Conta com uma boa velocidade e é capaz de ultrapassar a última linha adversária quando a bola lhe é colocada entre os centrais ou entre o central e o lateral para o espaço. Fisicamente é bom sendo capaz de ganhar alguns duelos físicos permitindo lhe segurar bastante bem a bola. Tecnicamente é razoável utilizando por vezes o drible (2,14 dribles/jogo) e tem capacidade para utilizar ambos os pés, apesar de o direito ser o seu preferencial.

Clube Desportivo Santa Clara – Lateral Esquerdo & Médio Defensivo

Florent Hanin | Lateral Esquerdo | 28 anos | Vitória SC

O lateral esquerdo francês chegou a Guimarães proveniente do Belenenses, mas não se tem conseguido afirmar na turma de Luís de Castro. Um empréstimo seria uma solução que certamente agradaria ao jogador, que já se mostrou a muito bom nível em Portugal no Belenenses. Florent Hanin é um lateral de maior pendor ofensivo, com qualidade técnica para desequilibrar individualmente em zonas adiantadas do terreno. Destaca-se também no capítulo dos cruzamentos e pela sua rapidez. Traria experiência de 1ª Liga à recém-promovida equipa do Santa Clara, que para já vai realizando um campeonato bem tranquilo e longe dos lugares de despromoção.

Lumor | Lateral Esquerdo | 22 anos | Sporting CP

O ganês nunca se conseguiu impor na equipa do Sporting e nem a chegada de Marcel Keizer, mudou a falta de minutos de Lumor nos leões. O lateral esquerdo é carta fora de baralho e o seu interesse será certamente mudar de ares, de modo a ser opção regular noutro lado. Lumor é um lateral particularmente ofensivo e com qualidade para desequilibrar em zonas avançadas. É um jogador particularmente veloz e com qualidade técnica, sendo também útil para sair em progressão desde trás. Acrescentaria certamente qualidade à equipa de João Henriques e um empréstimo seria certamente do agrado de Lumor, bem como do Sporting.

Rafael Assis | Médio Defensivo | 28 anos | SC Braga

Foi uma das grandes revelações da primeira metade da época 2016/2017 da Liga NOS, ao serviço do Desportivo de Chaves. Rafael Assis seguiu com Jorge Simão para Braga, mas as coisas acabaram a não correr de feição a ambos na equipa arsenalista. João Henriques trabalhou com o médio em Paços na época transacta, onde o médio foi titular na maioria dos jogos consigo. Rafael Assis é um jogador extremamente competente nas tarefas defensivas, fruto também de um bom posicionamento dentro do campo. É forte no desarme e apresenta um índice de trabalho muito elevado.  O Braga não deverá colocar entraves a uma possível venda de Rafael Assis e o médio teria todo o interesse em reencontrar João Henriques, bem como dar um novo rumo à sua carreira.

Lawrence Ofori | Médio Defensivo | 20 anos | Leixões SC

O jovem ganês esteve presente em todos os jogos oficiais que o Leixões disputou esta temporada, afirmando-se este ano no plantel sénior da equipa de Matosinhos. Lawrence Ofori é um médio extremamente versátil e com capacidade para alinhar a 6/8/10. Tem qualidade no capítulo do passe e destaca-se também pela visão que tem do jogo. Consegue também desequilibrar individualmente fruto da sua capacidade de progressão com bola. Protege também muito a bola derivado a um bom posicionamento corporal. O Santa Clara já foi no início do mercado “pescar” João Lucas e Bruno Lamas a Matosinhos, sendo Lawrence Ofori outro alvo interessante proveniente do Leixões. Esta versatilidade, aliada à margem de progressão do ganês e à qualidade que demonstra, são razões suficientes para a equipa açoriana manter o médio debaixo de olho.

Portimonense Sporting Clube – Lateral Esquerdo & Lateral Direito

Alemão | Lateral Direito | 26 anos | UD Oliveirense

Actua pela UD Oliveirense equipa que já representa há 3 anos e foi transformado em lateral direito, visto que a sua posição principal durante vários anos foi a de extremo direito. É um lateral que se destaca pela qualidade ofensiva, algo até compreensível pelo facto de ter alinhado como extremo durante muito tempo na sua carreira. Tem qualidade na progressão de bola e tecnicamente é evoluído, desequilibrando individualmente no último terço. É extremamente rápido e também se destaca no capítulo do passe, solicitando algumas vezes os movimentos de ruptura de avançados/extremos. A equipa do Portimonense tem uma ideia de jogo ofensiva e Folha apresenta por vezes sistemas com 3 centrais, onde pede que os seus laterais sejam acima de tudo ofensivos. Depois de uma subida gradual na carreira, poderá estar aqui a oportunidade de Alemão chegar à 1ª Liga Portuguesa.

Ruan | Lateral Direito | 23 anos | Ponte Preta (emp. Barra da Tijuca)

Pertence ao Barra da Tijuca, embora ultimamente tenho actuado em outros clubes por empréstimo, sendo os casos mais recentes o Internacional Porto Alegre e o Ponte Preta. Ruan é um lateral direito que se destaca essencialmente pelas qualidades ofensivas e que mostra alguma margem de progressão. Tem qualidade para sair em progressão na primeira fase de pressão, dada a sua rapidez e agilidade. Tecnicamente demonstra pormenores interessantes e fruto da sua rapidez, no último terço procura tabelas simples esperando uma devolução simples na frente para efectuar cruzamentos para as referências. O plantel do Portimonense conta com um vasto leque de brasileiros, sendo uma equipa onde a sua integração iria ser mais fácil. Ruan encaixa no que Folha pede aos seus laterais e é um ativo apetecível, que pode dar retorno à equipa de Portimão.

Elderson | Lateral Esquerdo | 30 anos | Livre

O nigeriano já atuou em Portugal, mais concretamente ao serviço do Braga, antes de se transferir para o Monaco. É actualmente um jogador livre, após ter visto o seu vínculo com os monegascos expirar. Elderson mostra qualidade no capítulo ofensivo sendo um jogador relativamente rápido e com capacidade na condução de bola. Também tem qualidade de drible curto e no último terço procura tabelas simples, de modo a soltar-se do seu oponente e ter assim mais espaço para cruzar. Defensivamente acrescentaria também qualidade ao sector mais recuado do Portimonense e não esquecer a sua experiência. A principal dúvida de momento residirá na capacidade física actual do nigeriano e saber até que ponto estaria em condições de regressar aos relvados.

Derick Poloni | Lateral Esquerdo | 25 anos | Leixões SC

Cumpre o seu segundo ano no Leixões, tendo chegado proveniente do Anadia à equipa de Matosinhos. No início da carreira também actuava como extremo, daí o facto de ser um lateral mais ofensivo. Derick Poloni é um lateral extremamente veloz e que mostra um excelente timing de desarme. Tem qualidade na condução conseguindo sair em progressão desde trás e em zonas mais adiantadas, procura tabelas simples, de modo a ganhar mais espaço para cruzar. Os cruzamentos são outras das suas armas, sejam em lances de bola corrida ou parada. Não procurando conduzir muito para a zona interior para procurar tabelas, procurando seguir sempre com a bola para a linha, utilizando a sua velocidade para bater os seus opositores. Mais um lateral ofensivo e que encaixa naquilo que é a ideia de António Folha, sendo provavelmente um alvo acessível do ponto de vista financeiro para a equipa Algarvia.

Rio Ave Futebol Clube – Médio Centro & Extremo

Marko Bakic | Médio Centro | 25 anos | RE Mouscron (emp. SC Braga)

Esteve emprestado pela Fiorentina ao Belenenses e convenceu o Braga a avançar para a sua contratação, mas não convenceu nos arsenalistas. Marko Bakic representa agora os belgas do Mouscroun por empréstimo do Braga e mesmo em solo belga não se está a afirmar. Certamente veria com bons olhos um regresso a Portugal e o Rio Ave não se importaria nada de receber um jogador com a qualidade do montenegrino. É um jogador extremamente competente com a bola no pé e o estilo de jogo do Rio Ave, privilegia jogadores deste género. Destaca-se pela visão de jogo e pela qualidade no passe, bem como alguma criatividade. Algumas lesões podem colocar dúvidas da parte do Rio Ave, mas estando a 100% viria trazer qualidade aos vilacondenses e quem sabe não pegaria de estaca no onze.

Karlo Kamenar | Médio Centro | 24 anos | NK Osijek

O Rio Ave tem apostado forte no mercado croata depois do sucesso com Filip Krovinovic. Karlo Kamenar do NK Osijek, tem um perfil idêntico ao agora jogador do Sport Lisboa e Benfica, sendo um alvo interessante para os vilacondenses. O médio de 24 é essencialmente um criativo, que se destaca pela qualidade na tomada de decisão. Geralmente toma sempre as melhores opções para o sucesso da jogada e executa com qualidade, deixando a bola jogável para os colegas. Destacar também a sua qualidade técnica apurada e a forma como controla a bola, mesmo sobre pressão ou após passes longos, onde o controlo é mais difícil. Destacar também a sua agilidade e alguma entrega defensiva, pressionando adversários para tentar “matar” transição ofensiva.

Lirim Kastrati | Extremo | 19 anos | NK Lokomotiv

O NK Lokomotiva detém nas suas fileiras uma das emergentes figuras da Liga Croata e que recentemente, obteve a sua primeira internacionalização A. Lirim Kastrati está a realizar uma excelente época e estreou-se recentemente pela seleção A do Kosovo, numa prova de confiança do seu selecionador. O talentoso extremo soma já 7 golos e 2 assistências, após 15 jogos na Liga Croata. É um jogador extremamente rápido e se lhe dão espaço para rodar, dificilmente o conseguem parar sem recurso à falta. Tecnicamente também é muito interessante e mostra ser um jogador ágil, usando sempre movimentos de corpo para tentar ludibriar os defesas. Será peça chave para as transições ofensivas dada a sua capacidade em progredir com bola ou aparecer para oferecer mais soluções, pese embora tenha de definir melhor no último momento, quando for ele a conduzir a transição. Será talvez uma contratação que implicará um esforço financeiro, mas acredito que valha a pena.

Guilherme Augusto | Extremo | 23 anos | Grêmio

Não se tem afirmado no Grémio de Porto Alegre, mas tem mostrado qualidade nos clubes por onde tem passado na condição de emprestado. Guilherme Augusto é um extremo bastante talentoso e que tem qualidade para chegar à Europa, sendo a Liga Portuguesa uma boa opção, dada a maior facilidade de integração para os brasileiros. É um jogador extremamente rápido e tecnicamente evoluído, que com espaço procura o lance individual. Tem facilidade de remate com os dois pés, podendo com isso causar dificuldade ao defesa de saber para onde este vai puxar a bola. Apesar de nalguns lances ainda se perder em fintas desnecessárias, já demonstra alguma qualidade na toma de decisão, com passes de ruptura para os colegas aparecerem em posição de finalizar. O Grémio parece não contar com o Guilherme Augusto e terminadas as competições brasileiras, o mercado de Janeiro Europeu será uma boa altura para dar finalmente o salto.

Vitória Futebol Clube – Lateral Direito & Extremo

Jailson | Lateral Direito | 27 anos | AC Omonia

O lateral brasileiro já esteve com Lito Vidigal no Arouca e o facto de não ser opção regular no Omonia, facilitaria a sua chegada ao Vitória de Setúbal. Traria certamente qualidade à ala direita dos sadinos, dando maior poderio ofensivo à manobra da equipa, dado ter alguma qualidade técnica e individualmente poder resolver alguns lances. É um jogador ágil, tendo como pontos fracos, debilidades no jogo aéreo e no timing de desarme. Sempre que esteve na Liga Portuguesa, Jailson somou minutos regulares nas equipas pelas quais passou e veria com bons olhos certamente uma mudança de ares, dada a sua utilização no Omonia esta temporada ser quase nula.

Kassim Abdallah | Lateral Direito | 31 anos | Livre

Internacional pelas Ilhas Comores, Kassim Abdallah encontra-se actualmente livre, após ter visto o seu contrato com o Al Raed terminar. O experiente lateral direito conta com uma vasta experiência de 1ª e 2ª Liga Francesa, sendo um jogador já com algum traquejo. Apesar de se encontrar livre, tem sido presença habitual na seleção das Ilhas Comores no apuramento para a CAN, tendo assim certamente algum ritmo de jogo. É um lateral rápido e de processos simples, não sendo muito evoluído tecnicamente. Tem também o jogo aéreo como um dos seus pontos fortes, fruto da sua estatura. Um jogador com a sua experiência seria certamente uma peça importante para os sadinos, podendo o grande entrave ser o ordenado que este queira receber.

Ismael Diaz | Extremo | 21 anos | El Tanque Sisley

O panamiano representou o Porto B na época de 2015/2016, tendo a formação secundária dos dragões, inclusive conquistado o título da 2ª Liga Portuguesa nesse ano. Ismael Diaz foi uma das figuras da equipa nesse título com 37 jogos, 13 golos e 10 assistências. O extremo é um jogador forte fisicamente e extremamente forte no capítulo da condução de bola. Tecnicamente também é evoluído, tendo capacidade para partir em ações individuais. Destaca-se também pela velocidade e pela agilidade. Aparece em zonas centrais para finalizar e mostra alguma preocupação de envolver os colegas no jogo, não sendo egoísta em zonas de finalização. Actualmente representa o El Tanque Sisley, mas não soma minutos pela formação uruguaia. Teve a melhor época da sua carreira na 2ª Liga Portuguesa e certamente gostaria de atingir agora a principal Liga Portuguesa, para mostrar a sua qualidade.

Marco Túlio | Extremo | 20 anos | Sporting CP

Chegou esta temporada ao Sporting proveniente do Atlético Mineiro e para já é na Equipa Sub23 dos leões que tem actuado. Marcos Túlio poderia beneficiar de um empréstimo a uma equipa da 1ª Liga, de modo a evoluir ainda mais e quem sabe ser aposta nos leões para a próxima temporada. O extremo é um jogador rápido e tecnicamente evoluído, sendo capaz de desequilibrar em situações de 1×1 no último terço. Destaca-se também pela sua imprevisibilidade em zonas ofensivas, tanto podendo romper em direcção à linha, como fletindo para dentro para tentar tabelar com os colegas. Também é extremamente ágil, tendo facilidade em mudar de direção nos dribles que efectua. O empréstimo seria benéfico para as 3 partes, isto porque o Setúbal ganharia um jogador de qualidade, o Sporting colocaria Túlio a rodar num patamar competitivo superior e o jogador iria certamente melhorar trabalhando num patamar mais exigente.

Clube Desportivo Nacional – Defesa Central & Avançado

Sema Velázquez | Defesa Central | 28 anos | Livre

Representou o Arouca durante duas temporadas tendo a primeira sido um sucesso (qualificação para Liga Europa) e a segunda um pesadelo (descida à 2ª Liga). O central rumou depois ao Veracruz, onde não se conseguiu afirmar e é agora um jogador livre, após o seu contrato ter terminado. Sema Velasquez é um central mais posicional e não talhado para uma equipa que necessite por exemplo de alguém nesta zona com qualidade de passe e até mesmo para sair em condução. O internacional pela Venezuela é um jogador forte no jogo aéreo, na marcação ao seu opositor e na capacidade de efectuar desarmes. Também é possante fisicamente, embora não seja extremamente rápido, nem ágil. Seria uma opção interessante para o Nacional, pela qualidade que tem e inclusive pela experiência de 1ª Liga Portuguesa.

Deyvison | Defesa Central | 30 anos | FC Arouca

Cumpre a sexta temporada em Portugal e depois de dois anos em Tondela e dois ao serviço do Marítimo, vai agora para a sua segunda temporada na equipa do Arouca, onde só não é totalista porque saiu aos 85 minutos no jogo com o Varzim, que coincidiu com a estreia do técnico Fernando Valente, ao leme dos forasteiros. Deyvison é também ele um central mais posicional e sem capacidade para fazer a diferença na criação de jogo, seja através do passe ou da condução. Ao invés disso é um jogador forte no jogo aéreo e no desarme, bem como fisicamente possante. Não é também rápido e ágil, podendo ser apelidado de um “central duro de rins”. Ainda assim Costinha certamente privilegiará alguém mais experiente e que lhe traga acima de tudo consistência, em detrimento de um mais forte a criar mas com lacunas mais evidentes durante a fase defensiva.

Prince Ibara | Avançado | 22 anos | USM Alger

Está a ser uma das revelações da Liga Argelina ao serviço do USM Alger com 6 golos em 11 jogos. O congolês apresenta um perfil bastante idêntico ao de Moussa Marega, que curiosamente foi descoberto pelo rival Marítimo na Tunísia. Prince Ibara é um jogador possante e veloz, aliando também a estas características qualidade no jogo aéreo pela sua capacidade de impulsão. Pode jogar facilmente de costas para a baliza, segurando a bola e esperando por apoios, ou procurar movimentos de ruptura nas costas da defesa devido à sua velocidade. Na condução de bola não é particularmente forte e tecnicamente também não é muito evoluído.  Prince Ibara seria certamente um jogador útil para a equipa do Nacional, é um avançado mais de referência e as suas valências em jogar de costas para a baliza, bem como na velocidade seriam certamente aparecidas por Costinha.

André Pereira | Avançado | 23 anos | FC Porto

Regressou este ano ao Porto após um empréstimo bem-sucedido ao Vitória de Setúbal e começou a época como titular nos azuis e brancos. Com o decorrer da época foi perdendo espaço nas escolhas de Sérgio Conceição e as suas presenças mais recentes foram apenas nas duas eliminatórias da Taça de Portugal, bem como na deslocação à Turquia para defrontar o Galatasaray. André Pereira é um jogador versátil e que tanto pode alinhar a partir das alas, como na frente de ataque. É um jogador trabalhador e com movimentos de ruptura interessantes, tendo qualidade também a distribuir jogo.  Parece não ter o que é preciso para singrar na equipa portista e novo empréstimo poderá ser a melhor solução para André Pereira voltar a somar minutos de forma mais regular esta época.

Artigo escrito por Jorge Ferreira