Lucas Evangelista

Lucas Evangelista

 

Lucas Evangelista, natural de Limeira, Brasil, com passagens pela formação do Desportivo Brasil e São Paulo, clube no qual disputou a primeira época como sénior, assinou pela Udinese na época 2014/15, clube no qual não se conseguiu afirmar, tendo sido emprestado em 2015/16 ao Panathinaikos e na presente época ao Estoril Praia. Participou ainda no Torneio de Toulon em 2014 (tendo vencido a competição) e no Torneio Sul Americano Sub20 em 2015.

Esta temporada Lucas Evangelista está a afirmar-se como um jogador de qualidade superior, tem conseguido manter um nível de rendimento bastante elevado, mostrando que está preparado para se assumir definitivamente como um jogador de qualidade inquestionável.

Na presente temporada tem 23 jogos disputados com 3 golos marcados e duas assistências. Revela ainda uma elevada percentagem de acerto de passe (87%) e realiza uma média de 1 passe chave por jogo. Apesar de não ser um jogador muito forte defensivamente evidencia capacidade para disputar e ganhar duelos (50% de duelos ganhos) e participar no momento defensivo da equipa registando 5 desarmes por jogo.

Lucas tem sido utilizado numa estrutura de 1-4-3-3 com um pivot defensivo e dois interiores, ocupando normalmente o lugar de interior esquerdo. Pode ainda assim atuar como “8” numa estrutura com dois médios ou ainda atrás do avançado.

A nível ofensivo Lucas destaca-se principalmente pela sua capacidade na fase de construção e criação da equipa, patenteando grande capacidade de progressão em condução de bola e elevada qualidade de passe o que lhe permite acelerar o jogo com grande qualidade.

A sua elevada capacidade de passe permite-lhe ainda criar situações de superioridade e de finalização para os seus colegas de equipa, principalmente a partir do corredor central com passes de rutura para as costas da defensiva adversária.

No momento da transição ofensiva é normalmente o jogador através do qual a sua equipa progride no terreno, seja através de combinações ou progressão em condução, momento no qual revela elevada qualidade e velocidade de decisão e execução. Aparece ainda frequentemente em zonas de finalização, nas quais revela facilidade de remate, podendo ainda assim melhorar este aspeto do seu jogo.

A nível defensivo é um jogador muito importante, revelando uma boa perceção quanto ao seu papel no momento defensivo da equipa, e ainda um excelente posicionamento na organização coletiva da equipa. Associado à sua inteligência tática, demonstra ainda elevado compromisso com a equipa quando esta não tem posse de bola.

No momento de perda de bola pela sua equipa revela elevado compromisso e capacidade para perceber se deve pressionar imediatamente ou ocupar zonas mais recuadas no terreno.

Lucas Evangelista se mantiver o nível exibicional demonstrado até ao momento é um sério candidato a sair para um clube de maior dimensão no nosso campeonato ou a afirmar-se definitivamente na Udinese Calcio.

 

 

Sobre o Autor

Paulo Gomes

Nascido em 1981, Treinador UEFA B, Licenciado em Ciências Militares pela Academia Militar e Mestre em Desporto - Treino Desportivo pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Paralelamente à sua profissão desempenhou funções de treinador principal em várias equipas do Campeonato Distrital de Aveiro, bem como de Treinador Adjunto/Analista no Atlético Clube Riachense – Campeonato Nacional de Séniores. Apaixonado por treino, pela observação e análise do jogo, entende que esta é fundamental para a melhoria de competências enquanto treinador.

Artigos relacionados