Mikel Oyarzabal

Mikel Oyarzabal

A ‘cantera’ da Real Sociedad já deu a conhecer ao mundo vários jogadores de renome, entre os quais se destacam na última década nomes como Antoine Griezmann ou Xabi Alonso. E o próximo nome a poder saltar para o estrelato ao mais alto nível, pode muito bem ser o de Mikel Oyarzabal, extremo esquerdo de apenas 19 anos. Nascido em Eibar, em 1997, está desde muito novo nos escalões de formação do clube basco. Estreou-se pela equipa principal em Outubro de 2015 e de lá não mais saiu, tendo aumentado cada vez mais a sua preponderância na manobra da equipa ‘Txuri-urdin’. Esta época já soma 36 jogos, dois golos e oito assistências.

Trata-se de um esquerdino que joga preferencialmente pela faixa esquerda do campo, no entanto desengane-se quem pensa que, por esse facto, é o típico extremo de ir à linha e cruzar. É um jogador bastante inteligente e que interage muito bem com os restantes colegas de equipa realizando inúmeras combinações durante o jogo. Ocasionalmente vê-se Oyarzabal a fazer movimentos interiores, quer com bola, quer sem bola, tentando ligar, muitas das vezes, o meio-campo e o ataque. Não se trata de um extremo propriamente rápido, no entanto a sua melhor qualidade é mesmo a sua capacidade de decisão. O seu pé esquerdo é também dono de um excelente remate a média e longa distância.

O seu ponto mais fraco, para além da velocidade, é o cruzamento, trata-se de um jogador com uma taxa de eficácia de cruzamento bastante baixa, razão também pela qual, não seja um gesto que tente muitas vezes durante o jogo. A nível físico deve também melhorar, porque apesar de não ser um jogador baixo (181 cm), nota-se que em termos de capacidade muscular apresenta ainda algumas debilidades, principalmente quando apanha adversários diretos que primam pelo físico que impõem em cada lance.

É um jogador já internacional A pela Espanha e penso que dentro de muito pouco tempo vai dar o salto para uma equipa de patamar superior, pois apresenta uma qualidade e margem de progressão bastante apetecíveis para os grandes clubes europeus.

mikel

Sobre o Autor

Miguel Coelho

Nascido a meio da década de 90, desde cedo despertou nele a curiosidade e atenção pelo futebol. É actualmente estudante universitário e foi praticante da modalidade durante alguns anos nas camadas jovens, sendo nos dias de hoje um mero espectador e apaixonado pelo desporto-rei.

Artigos relacionados