Menu Close
[:pt]Nico Elvedi estreou-se com apenas 17 anos no FC Zurich, graças às suas exibições, na época de 2015/16 assinou pelo Borussia Mönchengladbach por 4 milhões de euros. Após alguns jogos como suplente não utilizado e outros tantos na equipa B, quando teve a oportunidade de se mostrar, Elveti não desperdiçou a oportunidade, e é desde Dezembro de 2015 titular na equipa principal, levando já 48 jogos ao serviço do Borussia.

Iniciou o seu percurso pela selecção nacional nas camadas jovens até aos sub-21, na qual realizou apenas um jogo, que o ascendeu de imediato à Selecção A. Na Selecção A já realizou três internacionalizações, duas das quais a contar para a qualificação da Suíça para o Mundial em 2018, no grupo de Portugal.

Nico Elvedi é um defesa central de raiz, no entanto, pode jogar à direita da defesa, bem como a médio defensivo, tendo também já jogado à esquerda da defesa e como médio interior direito, o que mostra a sua incrível versatilidade.

Enquanto defesa, é a nível disciplinar bastante correto, tendo em 36 jogos na Bundesliga, visto por apenas três vezes o cartão amarelo.

De salientar o seu excelente posicionamento em campo, o que lhe permite jogar bastante em antecipação como estar sempre em excelente posição de cobertura defensiva. De referir também a sua qualidade nos desarmes 1×1. Em posse de bola, mostra boa qualidade técnica, no entanto, ainda tem melhorar a sua tomada de decisão, algo lento a soltar a bola, facilitando a pressão dos adversários, provocando o erro. Situação de jogo que naturalmente vai sendo melhorada através da experiência e minutos de jogo.

Com uma enorme margem de progressão, Nico Elvedi é considerado titular de uma equipa que se bate na Champions League e numa das ligas mais competitivas da Europa. Certamente já estará no radar dos gigantes germânicos, bem como dos restantes gigantes europeus. Podemos assim dizer com relativa segurança, que mantendo-se o percurso, estamos perante uma futura promessa ou uma promessa já consolidada, que dentro de um ou dois anos singrará num dos grandes do futebol europeu.

nico[:]