Ouriense x Boavista: Equipa de Ourém soma segunda vitória em dois jogos

Ouriense x Boavista: Equipa de Ourém soma segunda vitória em dois jogos

Na segunda jornada da Liga BPI, o Ouriense que já tinha conquistado uma vitória recebeu o Boavista que na 1ª jornada perdeu em casa por 3-0 frente ao Marítimo.

As duas equipas apresentaram-se num 4-3-3 e o jogo iniciou-se com o Ouriense a chegar muito cedo à vantagem, logo nos primeiros dois minutos de jogo através de um ataque rápido. A equipa de Ourém procurou desde logo assumir o jogo tentando sempre ter a posse de bola enquanto o Boavista investiu mais em lances de transição onde a sua avançada explorava sempre a profundidade. Foi assim que perto dos 9 minutos de jogo conseguiram o golo do empate. Nos primeiros 10 minutos de jogo ambas as equipas marcarem num início muito entusiasmante. Após estes minutos iniciais o jogo acalmou, sempre com o Ouriense à procura de um futebol apoiado e organizado, conseguindo novamente chegar à frente do marcador.

Ambas as equipas apostaram numa pressão alta, que nem sempre resultava pois por vezes essa pressão era feita mais individualmente do que em bloco. O Boavista, como era a equipa que tinha menos bola, era sempre quem mais pressionava (figura 1) conseguindo em algumas vezes recuperar a bola na sua zona ofensiva.

Com o decorrer do jogo o Ouriense foi criando ocasiões de golo, apontado o 2-1 ao minuto 44 numa das melhores jogadas do encontro. Construção desde guarda-redes com várias combinações.

A segunda parte foi o espelho da primeira com o Ouriense sempre a tentar construir de forma organizada e o Boavista a tentar chegar à baliza contrária através de bolas paradas e transições. As axadrezadas conseguiram mesmo chegar à igualdade através de uma grande penalidade por volta dos 69 minutos minutos. Após este segundo golo a equipa visitante procurou defender mais atrás de forma a tentar segurar o resultado. Por outro lado, o Ouriense continuou a praticar o bom futebol que tinha mostrado a nível ofensivo com combinações, boas mudanças de corredor e sempre a jogar desde trás. Um dos pontos atrativos desta equipa é sem dúvida a filosofia de jogar sempre em construção mesmo quando pressionadas (figura 2).

Muito ao seu estilo a equipa da casa chegou novamente à vantagem aos 80 minutos, acabando mesmo por ampliar o resultado para 4-2 nos últimos minutos de jogo. Olhando para o global foi uma vitória justa da equipa da casa que leva assim 6 pontos em 2 jogos e apresenta uma ideia de jogo muito positiva.

Sobre o Autor

Joana Silva

Licenciada em Ciências do Desporto na vertente de jogos desportivos coletivos. Neste momento integra o Mestrado Internacional da Análise da Performance Desportiva. Possuí o nível 1 de Treinador de Futebol, tendo já estado a treinar em alguns clubes no departamento de formação. Desde muito nova sempre foi ligada ao desporto, principalmente ao futebol e futsal, modalidades que tem praticado nos últimos anos. É adepta assídua dos principais campeonatos europeus e das maiores provas mundiais.

Artigos relacionados