Menu Close

Nascido em Portugal, este jogador deu os primeiros passos na formação no Chaves, seguindo-se o Sporting Clube de Braga até aos juniores. Com 17 anos, mudou-se para o Valência, onde completou o processo de formação. Após dois anos em Espanha, Pedro rumou a Inglaterra para representar a equipa do Wolverhampton nos escalões Sub-21 e Sub-23 tendo realizado cerca de 30 minutos ao serviço da equipa principal num jogo para a taça. Em 2019 rumou à equipa do Famalicão, onde foi uma das revelações do campeonato português. Com isto, a equipa do Sporting desembolsou 6,5 milhões de euros por 50% dos seu passe.

Dados Estatísticos da Época:

– Jogos: 40
– Golos: 7
– Assistências: 8
– Remates por jogo: 2,3
– Dribles por jogo: 4,1

Momento Defensivo:

Pedro é um médio que pode atuar como “8” ou “10”. Ao serviço da equipa do Famalicão, atuou como médio interior e como médio centro num duplo pivot. É um jogador destímido no processo defensivo. Embora seja um atleta de baixa estatura (1,73m) revela muita agressividade na forma como disputa os duelos.

Com apenas 22 anos, assumiu a braçadeira de capitão do Famalicão. A sua personalidade demonstra que é um atleta comunicativo dentro das quatro linhas, onde intervém com muita frequência ao longo do jogo.

Momento Ofensivo:

Pedro Gonçalves ocupa o espaço entrelinhas, onde tem a capacidade de desequilibrar através da progressão com bola, do passe ou tabelas com os companheiros de equipa. Ao longo do jogo, é comum este atleta realizar movimentos de rotura com o objetivo de receber a bola nas costas da linha defensiva, com o objetivo de explorar a profundidade. Quando a sua equipa tem dificuldades em introduzir a bola em zonas de criação/finalização, Pedro baixa no terreno para auxiliar a equipa na 2ª fase de construção.

É um jogador forte tecnicamente, com o seu drible, tem a capacidade para sair de zonas de pressão com a bola controlada. Além disso, tem a competência de criar perigo na progressão com bola, pela forma como fixa o adversário para soltar nos colegas.

É um jogador interessante no último terço, onde demonstra ser um jogador muito ativo através do remate e no último passe. Ao serviço do Famalicão marcou 7 golos e fez 8 assistências.

Artigo escrito por Rafael Mota