Pedro Neto

Pedro Neto

Pedro Lomba Neto é daqueles jogadores que não engana. Natural de Viana do Castelo, tem apenas 16 anos, e é mais um extremo português na linha dos muitos que vão aparecendo nas camadas jovens nacionais. Canhoto, endiabrado no 1 vs 1, ousado e rebelde na hora de encarar os adversários, utiliza o seu manancial técnico e a sua infindável agilidade para “entortar” qualquer adversário. Jogador relativamente baixo e franzino, pode atuar nos dois flancos com facilidade, sendo na direita que causa mais estragos com as suas diagonais (basta ver o primeiro dos seus 2 golos no Olival, sendo que o seu segundo golo foi um “panenka” de penalti com uma frieza assinalável, o que diz bem do seu nível).

É muito veloz e, acima de tudo, consegue aliar a velocidade ao controlo e bola o que lhe permite ter grande capacidade de desequilíbrio em alta rotação. Para além do seu talento com bola, tem um compromisso defensivo muito interessante nunca desprezando a cultura de pressão e de acompanhamento das subidas do lateral adversário. Fã de Bernardo Silva (disse mesmo que é jogador que mais se assemelha consigo) e já internacional Sub-17 por Portugal, onde costuma ser presença habitual, tem já os grandes do futebol português à perna e não é de admirar se na próxima época o virmos subir um degrau no seu patamar clubístico, se o Braga não se antecipar com um contrato profissional como fez com Francisco Trincão, outra promessa nascida em 99, já com minutos na Segunda Liga (curiosamente também ele extremo e canhoto).

É esperar para ver como será a evolução do Pedro e perceber se o Braga entende que tem outro diamante nas suas hostes. Se assim for, tem tudo para nos próximos 3 anos ser um nome muito falado no panorama da tão falada formação portuguesa.

pedro neto

Sobre o Autor

Hugo Moura

Licenciado em Educação Física e Desporto e Mestre em Ensino da Educação Física. Entende que a riqueza do futebol está sobretudo na diversidade de características e dinâmicas que cada jogador pode oferecer. Amante de Scouting, é defensor acérrimo da qualidade da formação nacional.

Artigos relacionados