Menu Close
Resultado de imagem para peu aves

Nome: Peterson Silvino da Cruz
Posição: Avançado / Médio Ofensivo
Idade: 26 anos (24/04/1993)
Nacionalidade: Brasileira 🇧🇷
Clube anterior: STK Samorin (2ª Divisão Eslovaca 🇸🇰)

Peterson da Cruz, mais conhecido como Peu, chega ao CD Aves depois de se desvincular definitivamente do Fluminense, clube onde nunca se impôs desde que lá chegou em 2013. Pelo caminho passou por empréstimo pelo Legia Warzawa (Polónia), Santos Laguna (México), Metropolitano (Serie D do Brasil), Paysandu (Serie B do Brasil) e duas vezes pelo STK Samorin (2ª divisão da Eslováquia), clube onde esteve o ano passado e ajudou a que se mantivesse nesse escalão.

Na sua primeira passagem pelo clube eslovaco em 2016/2017 marcou 23 golos e fez 7 assistências em 32 jogos mas na época transacta marcou apenas 5 golos e assistiu os colegas por 3 vezes em 20 jogos realizados.

Com a saída de Derley, abre-se uma vaga para o lugar de ponta-de-lança na equipa avense mas Peu é um jogador de um perfil bem diferente. O antigo avançado do Aves mostrava muita capacidade física no choque com os centrais, na conquista dos duelos aéreos e segurava bem o jogo fazendo quase de pivot, aguardando as movimentações dos extremos. Peu, apesar de também poder jogar como ponta-de-lança de referência, é como segundo avançado que se mostra mais confortável pois gosta de recuar para construir jogo e de aparecer entre linhas.

É um jogador com qualidade técnica e boa visão de jogo que lhe garantem bons momentos na zona de construção e no último passe. Também é ágil e tem qualidade no 1×1 ofensivo. No entanto, como foi supra citado, é um jogador com alguma dificuldade em criar impacto entre os centrais. Mede 1,78m o que também contribui para que não consiga ser influente no jogo aéreo.

Augusto Inácio utilizou até ao momento esquemas com apenas 1 avançado, o que não favorece as características de Peu. Além disso, é sempre legítima a dúvida sobre o que poderá acrescentar à equipa tendo em conta que se trata de um jogador com 26 anos e que chega vindo de um nível bem abaixo do que encontrará na Liga NOS sem nunca se ter afirmado num contexto idêntico ao que vai encontrar em Vila das Aves.

NOTA: O vídeo não é referente aos melhores momentos do jogador mas sim às suas acções mais comuns para dar a conhecer melhor a real valia do mesmo.